terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tartan Hall e Aerosol


Uma dupla do “Alemão”

A grande atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP José Buarque de Macedo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama pesada. Carreira preparatória para o GP Estado do Rio de Janeiro, que abre a Tríplice Coroa de produtos, a competição reuniu o que há de melhor entre os potros de 3 anos, exceção feita ao líder da geração, Holding Glory, que irá direto à milha de Grupo I. Muita expectativa entre os inscritos e as apostas bem divididas, com ligeiro favoritismo do até então invicto Tokay, seguido de Aerosol e Edu Querido. Mas a vitória acabou pertencendo ao argentino Tartan Hall, muito bem dirigido por Vagner Borges, que esperou o momento certo de dominar a prova, por dentro, aparando o arremate de Aerosol, que formou a dupla. Vontade de Matar, Arkansas Sand e Episódio Final completaram o marcador. Tartan Hall, criado na Argentina pelo Haras Santa Marias de Araras, é filho de Put It Back e Tarte Tatin e pertence ao Stud Alvarenga. Os dois primeiros colocados foram apresentados por Júlio Cezar Sampaio, que para a etapa inicial da coroa, ainda tem o favorito Holding Glory, cuja montaria já foi dada ao campeão Jorge Ricardo. O vencedor, que em sete apresentações, obteve quatro vitórias e três segundos lugares, marcou o excelente tempo de 94s17.

Sutil mostra que será forte candidata à Tríplice Coroa

Já na tarde do último sábado no Hipódromo da Gávea o destaque absoluto ficou por conta do GP Roger Guedon, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, carreira preparatória para o GP Henrique Possolo, etapa inicial da Tríplice Coroa de potrancas. Conhecida a deserção da representante paulista, Bela Bisca, nove competidoras entraram em pista. Aquila Dorata assumiu francamente a primeira colocação, seguida por Emerald Fire e o panorama não se modificou até a reta final. Quando Emerald Fire conseguiu superar a ponteira, logo em seguida surgiu em forte atropelada Sutil, que dominou a prova sem luta e fugiu para o disco. Arizona Gipsy, em ótima exibição, formou a dupla, enquanto Abidjan, Emerald Fire e Autorizada completaram o placar. A ganhadora, bem dirigida por Marcos Mazini, é uma filha de Redattore e Sweet Biscuit, criação e propriedade do Haras São José da Serra. Sutil foi apresentada pelo campeão Ducino Guignoni e assinalou o tempo de 95s39, em pista de grama pesada. Esta foi sua terceira vitória, a segunda na esfera clássica.

 Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Olho grande seca até pimenteira. (Popular)

Rapidinhas
* No próximo domingo não serão realizadas corridas em Cidade Jardim e o programa Turfe Espetacular começará às 13h. Na Gávea serão disputados 11 páreos, com início às 15h15m.

* Aos poucos o menino Gutemberg Araújo vai conseguindo as vitórias que faltam para continuar na Escola de Aprendizes. Tem recebido boas oportunidades e no último conjunto de programas obteve três primeiros lugares, dois deles na segunda-feira.

* Nenhuma mudança significativa nas estatísticas cariocas. Dalto Duarte segue liderando entre os jóqueis, com 114 primeiros lugares contra 96 de Henderson Fernandes. Entre os treinadores, Dulcino Guignoni continua em primeiro lugar com 78 pontos, enquanto Venâncio Nahid é o segundo com 72.
 
* Aniversariou na última segunda-feira o parceiro e companheiro de TV Turfe André Cunha. Nos conhecemos há um bom tempo, desde antes dele começar na antiga Revista Jockey Club Brasileiro, quando cuidava dos estreantes. Ele afirma que são 42 anos, mas há quem discorde. Ao amigo, muita saúde e dindin, para cuidar bem do elétrico Dieguinho.

* Estou pensando seriamente em encerrar a campanha do atropelador Tanios. Depois daquele acidente quando o Virgilio Danz caiu à sua frente (episódio onde se machucou o Elizandro Costa), o cavalo vem apresentando uma série de problemas. Está sendo tratado, mas para um animal que me deu tantas alegrias (venceu 3 e obteve inúmeras colocações) em 2012, não quero forçar uma barra. Estou disposto a mandá-lo para uma fazenda ou um sítio onde cuidem bem dele. Resolvo isso até o fim do mês.

* Muita gente não acreditou na pista de grama no domingo e fez forfait antecipado no sábado. Foi precipitação, pois muitos poderiam ter corrido.

* Vai começar o cariocão 2013. E daí? Quem se importa?


O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Para quem está no turfe há tanto tempo, uma constatação: “já não fazem mais cavalariços como antigamente”. Muitas vezes vejo como muitos dos atuais tratam os bichos. Com força bruta, ignorância extrema e total falta de paciência. Os que trabalharam comigo e ou cuidavam de cavalos meus não faziam isso perto de mim sem levar uma bronca séria. O cavalariço passa um tempo enorme ao lado do animal e tem muito mais importância do que pode entender. Sua função é fundamental para o trabalho. Bom, todo esse papo é para comentar algo que vi, pela televisão, no último domingo. Foi impressionante o carinho e a alegria do cavalariço da égua Uiraúna após sua vitória. Enquanto rodava esperando o retorno do jóquei da pesagem, para a foto, o rapaz beijou a égua, abraçou (e olha que ela pesa 570 quilos). Foi uma alegria espontânea, uma forma de agradecimento pela conquista e o fruto de um trabalho árduo do dia-a-dia. Não consegui falar com o Minetto, pois queria perguntar o nome do rapaz, certamente, um cavalariço nota 10.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Organizados os programas da semana e as atrações maiores estão nas corridas de domingo e segunda-feira. O GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, do Grupo III, em 2.200 metros, na pista de areia, é o destaque de domingo e reunirá sete competidores, entre os quais Aye Lad, Energia Eros e Tônemaí, que participa de prova na areia depois que uma campanha quase toda na pista de grama, onde inclusive venceu prova de Grupo I. Na verdade, o alazão só correu uma vez na areia, em 2009, quando ainda era perdedor. Na segunda-feira a principal atração é a Prova Especial Old Master, em 1.600 metros, areia, com campo bem interessante e ligeiro favoritismo da parelha Energia Demand e Energia Descartes. Mas adversários perigosos serão Joe Diesel e Jelousy. Serão 9 páreos na sexta-feira, 11 no sábado, 11 no domingo e 10 na segunda-feira...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: