terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Com tanta energia


Não há risco de apagão

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, do Grupo III, em 2.200 metros, areia pesada. No reduzido campo de sete competidores, alguns “arenáticos” de carteirinha, um vencedor de Grupo I, mas com apenas uma atuação na areia e um potro extremamente promissor. Mas este mais novo dava um salto de percurso (1.400 para 2.200) em pouco espaço de tempo. Após a partida o veloz Let Me Free assumiu a liderança e livrou boa vantagem sobre os demais e reconhecidamente “duro” quando corre solto na frente, entrou na reta final com boa folga e dando “fila” (como dizem os paulistas) de vitória. Foi quando acionado energicamente por Tiago Josué Pereira, o potro Energia Eros, mostrando grande qualidade, investiu forte, dominou o ponteiro e conseguiu aparar o arremate violentíssimo de Viento Del Sul que, literalmente, voou nos metros finais. Uma linda vitória, com direção milimétrica. O ganhador, por Point Given e Super Eletric, criação e propriedade do Haras Estrela Energia, foi apresentando em forma espetacular por Givanildo Duarte e assinalou o tempo de 143s66. É provável que represente o Jockey Club Brasileiro no Chile.

E na noturna de segunda-feira a energia continuou no ar

Foi reservada para a corrida noturna de segunda-feira a Prova Especial Old Master, em 1.600 metros, areia, carreira em homenagem ao excepcional tordilho do Haras Santa Maria de Araras. Mais uma vez um campo reduzido que ficou ainda menor com a deserção de Joe Diesel. O favoritismo na pedra pertencia a Netbook, ganhador clássico no Cristal e vindo de ótima corrida. Na carreira, uma parelha do Haras Estrela Energia, além dos bons corredores Valle Forrage e Jelousy. Após a partida, tomou a ponta Energia Descartes, seguido de perto pelo favorito e por Valle Forrage. Seu companheiro de farda deu vantagem na partida. Bem dosado por Tiago Pereira, o ponteiro entrou na reta final com folga, mas Netbook chegou a emparelhar e livrar pequena diferença. Colado à cerca interna, Energia Descartes encheu os pulmões, mostrou valentia, recuperou a ponta e fugiu para o disco. Mais uma apresentação de luxo de Givanildo Duarte. O filho de Torrential e Sreca marcou o tempo de 100s17 e obteve a quarta vitória da campanha, a primeira clássica.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito”. (Abraham Lincoln)

Rapidinhas
* No quarto páreo da última noturna, ao cruzar o disco em primeiro, o aprendiz Fausto Henrique comemorou bastante. E teve motivo para isso, uma vez que foi justamente com Overbold que obteve a primeira vitória da carreira.

* Nenhuma mudança significativa na estatística de jóqueis da atual temporada. Dalto Duarte segue na frente com 119 vitórias, seguido de Henderson Fernandes (96), Carlos Lavor (88), Vagner Borges (84) e Marcelo Cardoso (80).

* Já entre os treinadores, diminuiu um pouco a vantagem de Dulcino Guignoni, que tem 81 primeiros lugares contra 77 de Venâncio Nahid. Em terceiro está Christiano Olivera (73), seguido por Júlio Cezar Sampaio (67) e empatados em quinto lugar Francisco Pereira Filho e Jairo Borges com 53.

* Apesar de jovem mas já com um bom tempo de estrada, o treinador Márcio Rocha conseguiu a primeira vitória da carreira através de A Vous Voir, ganhador do oitavo páreo do último domingo. Márcio foi assistente de Júlio Cezar Sampaio e também trabalhou por um período com Ronaldo Lima. Que venham mais vitórias.

* Após uma série de exames, que não apontaram nada grave, decidi esperar mais um pouco pelo Tanios. Está se recuperando bem e nesta sexta-feira faz um ano que está comigo. Foi justamente num leilão do Léo, em 25 de janeiro de 2012, em Cidade Jardim, que o adquiri. Já deu muita alegria e vale a pena lhe dar esta chance. Quanto ao resto da tropa, algumas mudanças.

* Começou o cariocão e todo mundo feliz...

O DESTAQUE DO MATUNGÃO

Sem dúvida alguma a grande atração do último fim de semana no turfe carioca foi o bridão Tiago Josué Pereira, ganhador de nove páreos, entre os quais as duas provas do calendário clássico. É evidente que todos conhecem a capacidade do TJ, primeiro ganhador da estatística após a era Ricardinho (disse isso na televisão na última segunda-feira). Vencedor da Dubai World Cup com Glória de Campeão e vindo de vitoriosa campanha em Macau. Desde que voltou, no final de 2012, tem mostrado a categoria e a capacidade de sempre e vencendo de todas as formas, tanto correndo na frente (dosando bem seus pilotados), quando de atropelada, calculando matematicamente o momento de dominar. Todos torcem para que continue por aqui, abrilhantando as carreiras. Deu seis meses de vantagem para os adversários, mas seria uma parada duríssima na estatística se estivesse montando desde o início da temporada. A ressaltar o bom trabalho que tem sido feito pelo agente Leandro Mancuso.

O MATUNGÃO E A SEMANA

Um fim de semana um pouco diferente esperando os turfistas. No turfe carioca tudo normal, com as quatro reuniões habituais e destaque para duas provas do calendário clássico destinadas a produtos da nova geração. O que muda um pouco são os simulcastings, uma vez que Cidade Jardim realizará corrida na sexta-feira (aniversário da cidade), sábado e segunda-feira. Aproveitando o domingo sem corridas em São Paulo, o Jockey Club do Paraná realizará reunião com nove provas. Voltando ao Rio, no sábado será disputado o Clássico Ministério da Agricultura, em 1.200 metros, areia, para potrancas, com apenas quatro participantes, marcando novo confronto entre Amazing Speed e Beauty Harlan. No domingo será a vez do Clássico Hernani Azevedo Silva, no mesmo percurso, reunindo oito potros. Na Gávea serão nove páreos na sexta-feira, 11 no sábado, 11 no domingo e 10 na segunda-feira...Chega!
 As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: