terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Holding Glory chega bem


Perto do recorde da milha

O Clássico Júlio Cápua, em 1.600 metros, grama macia, foi o destaque do último domingo no Hipódromo da Gávea. A carreira, aberta a corredores de 3 anos e mais idade, marcava a quarta apresentação do potro Holding Glory, que nas três corridas realizadas obtivera duas vitórias e um segundo lugar. Seria a primeira vez contra os mais velhos, corredores experientes e com campanhas clássicas. Mas o filho de Public Purse e Mexican Daisy não assustou com a parceria. Esbanjou categoria e venceu como quis, sem dar trabalho a Carlos Lavor e assinalando o excepcional tempo de 92s30, ficando a um centésimo do recorde de Jet, assinalado em 2007, quando o corredor venceu a milha internacional. Curiosamente o recorde foi batido para cima de Celtic Princess, da Coudelaria Jessica, criador e proprietário de Holding Glory. A demonstração foi de luxo e segundo o treinador Júlio Cezar Sampaio, a ideia é repetir a trajetória cumprida pelo tríplice coroado Plenty of Kicks, que venceu esta prova ano passado e depois partiu em busca da coroa. Ainda segundo o treinador, o potro irá direto ao GP Estado do Rio de Janeiro, sem passar por preparatória. A registrar também a ótima corrida de outro potro, Martim Caçador, do Haras Regina, segundo colocado, mostrando grande evolução.

Vet Boy finalmente marca território

A principal atração do programa de sábado no Hipódromo da Gávea foi o Clássico Sabinus, em 1.000 metros, grama macia, para corredores de 3 anos e mais idade. No campo, bons velocistas e algumas promessas, o que tornava a carreira com certo equilíbrio. Vet Boy, do Haras Anderson, um dos poucos a derrotar e encarrar de frente o craque Desejado Thunder, vinha tendo percursos complicados, sofrendo prejuízos. Desta vez, usando os “antolhos da moda”, diferentes dos tradicionais (parecem arminhos na vertical), o filho de Dodge correu tudo o que sabe e passou na frente, bem dirigido por Ilson Correa e apresentado na melhor possível pelo excelente Adélcio Menegolo. Vai Rolar, uma das promessas que citei no início do tópico, voltou a atropelar forte, formando a dupla. Com certeza, se mantida no tiro curto, logo vai levar a melhor na companhia. Atlante vinha de quatro vitórias consecutivas, mas deu peso aos adversários e correu menos nesta oportunidade. Galgo Preto foi o terceiro colocado.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia.” (Nelson Rodrigues)
Rapidinhas

* Semana muito produtiva para o aprendiz Fausto Henrique que venceu algumas carreiras bem interessantes. Destaco a obtida no dorso de Macis, onde mostrou muita coragem ao passar entre um adversário e a cerca interna. Está melhorando a cada semana. É mais um bom aprendiz da nova safra.

* Lamentável o acidente ocorrido com o jóquei Jeferson Coelho no último páreo de sábado. De todo modo não precisará de cirurgia e com repouso e medicação certamente irá se recuperar logo e voltar a montar. Torcemos para isso. Ainda sobre o episódio, conheço Valdinei Gil e tenho certeza absoluta de que jamais prejudicaria um companheiro de profissão. Acidentes acontecem e muitas vezes são inevitáveis.

* Domingo aconteceu a última etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira e desta vez a vitória ficou com Tiago Castellano, no dorso de Angico. Derrotou o favorito Energia Dimple, montado por Alberto Figueiredo, que na soma de pontos de todas as etapas, tornou-se campeão do torneio. Quem empolgou o público foi Chico Chagas, que no dorso de Angico Preto tomou a ponta e liderou a prova até os últimos 300 metros. Segundo o presidente do JCB, Carlos Palermo, um novo torneio será realizado em 2013.

* Gostaria de agradecer as inúmeras mensagens e posts que recebi nas redes sociais em razão de meu aniversário, que aconteceu nesta segunda-feira. Manifestações muito bacanas de amigos e colegas do país inteiro.

* Após as últimas quatro programações da Gávea, Dalto Duarte se mantém na liderança da estatística de jóqueis com 97 vitórias, seguido de Henderson Fernandes (82) e Valdinei Gil (74). Entre os treinadores a liderança continua com Venâncio Nahid, que já venceu 63 carreiras, mantendo a segunda posição Christiano Oliveira com 56. O terceiro colocado é Dulcino Gugnoni (55).


O MATUNGÃO VIBROU

No último domingo o Jockey Club Brasileiro homenageou os treinadores que, em recente resolução, foram elevados à categoria de eméritos. Os seis profissionais que tiveram páreos com seus nomes, receberam placas comemorativas das mãos de comissários de corrida do clube. Pela ordem, foram agraciados Alcides Morales, Zilmar Duarte Guedes, Artur Arapujo, Walnyr Penelas, Francisco Abreu e Walter Nielsen Pedersen. Todos, bastante emocionados e a maioria ao lado de familiares e amigos, foram aplaudidos pelos presentes. Profissionais que dedicaram a maior parte da vida ao turfe, passando por épocas diferentes e vivenciado momentos inesquecíveis do esporte. Na foto ao lado, no pódio, Walter Pedersen, ao lado de Dona Célia, do filho Valtemir, do treinador Francisco Pereira Filho, ganhador do último páreo e do comissário Nilo Ramos.

O MATUNGÃO E A FESTA

No último fim de semana o turfe pernambucano realizou sua festa maior com duas programações. No sábado foram disputados sete páreos com público muito bom e carreiras interessantes. Mas a grande atração foi a corrida de domingo, com casa cheia no Hipódromo da Madalena e a disputa do 44º GP Bento Magalhães em 2.400 metros. Como o turfe no nordeste “ferve”, para esquentar ainda mais o espetáculo a vitória no “Bentão” 2012 ficou com um representante cearense. Super Purse, dirigido pelo excelente Zeferino Moura Rosa, derrotou Vuole Soldi, numa chegada que empolgou o grande público presente. O ganhador, que pertence ao Stud Sampaio & Parente, assinalou o tempo de 164s70 para o percurso. John The Doctor nos 1.700 metros e Ed American nos 1.300 metros também venceram provas clássicas. O turfe no nordeste está mais vivo do que nunca e no início do ano, com o novo Jockey Club do Ceará a febre turfística vai aumentar ainda mais. A todo povo nordestino o meu abraço...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: