terça-feira, 27 de novembro de 2012

Olympic Leader é o


Campeão da maratona

O Clássico Derby Club, na distância de 3.500 metros, na pista de grama, foi a principal atração do último domingo no Hipódromo da Gávea e a oitava e última etapa da Taça Quati. Assim como havia feito no último compromisso, enfrentando praticamente os mesmos adversários Olympic Leader assumiu, resoluto, a primeira colocação e fez o train totalmente à sua vontade. E aconteceu o mesmo que da última vez: venceu com facilidade mostrando perfeita adaptação a este tipo de maratona equina. Com os pontos obtidos nesta prova, o defensor do Stud Wall Street, filho de Know Heights e My Little Life, criado por Fazenda Mondesir, tornou-se campeão da Taça Quati com toda justiça. Umbu, que sempre chega por perto, mais uma vez ficou com a segunda colocação o que significou (nenhuma surpresa), ponta e dupla do campeão Dulcino Guignoni. A decepção da prova ficou por conta de Le Kinoplex que correu bem menos e terminou fora do marcador. Jogador, o representante paulista, foi o terceiro colocado.

Montardon, um favorito que não deu susto

O destaque da programação de sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, em 2.100 metros, areia. O campo já reduzido ficou ainda menor com a retirada de Um Craque e o favoritismo destacado era de Montardon, do Stud Globo, montaria de Rodrigo Salgado. Na partida o alazão Don Miloca tropeçou mas não o suficiente para alijá-lo da competição. O manhosão e veloz Let Me Free assumiu a liderança, seguido pelo favorito, que acompanhava com fácilidade. Na reta final Montardon passou pelo ponteiro e seguiu firme para o disco, conquistando a quarta vitória de sua curta campanha de oito apresentações. O ganhador, por Northern Afleet e Fit To Fly, criado pelo Haras Santa Maria de Araras, foi apresentado pelo craque Dulcino Guignoni e assinalou o tempo de 137s27.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A desconfiança alegre e a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.(Nietzsche)
Rapidinhas

* Fico muito feliz quando vejo a farda de queridos amigos passando na frente. Outro foi a Confortable e nesta segunda-feira o Zok-Indu, ambos treinados pelo Arninho. A farda é do Stud El Conquistador de Nélson e Lúcia Mufarrej, por quem torço sempre. Que mais vitórias venham. Quero vê-los na fotografia.

* Nesta quinta-feira mais uma boa oportunidade para proprietários reforçarem seus plantéis. No tattersall da Gávea mais um leilão Super Training da APPS, reunindo animais bem enturmados de importantes proprietários.

* Por falar em leilão, foi um sucesso o mixed sales da Pro Turfe, realizado na semana passada, em São Paulo, reunindo animais em treinamento, potros da geração 2010 e reprodutoras. Ótimas vendas sob a batuta de Nilsinho Genovesi.

* Em mais uma semana com ótimos resultados, o jovem treinador Christiano Oliveira vai se aproximando do líder e campeão Venâncio Nahid na estatística da temporada 2012/2013. O profissional tem agora 55 primeiros lugares, sete a menos que o primeiro colocado.

* Mesmo sem ter montado nas corridas de sábado, domingo e segunda-feira, o jóquei Dalto Duarte se mantém no primeiro lugar entre os pilotos com um total de 93 primeiros lugares. Em semana muito proveitosa, Henderson Fernandes firmou-se na segunda colocação com 81 triunfos. Valdinei Gil, com 69 é o terceiro, enquanto Carlos Lavor aparece em quarto lugar com 65.


O MATUNGÃO VIBROU

Há um bom tempo atrás, com certeza perto de 15 anos ou um pouco mais, esperava um caminhão vindo de Fortaleza com alguns animais do Stud Sara, que ficariam sob minha supervisão na Gávea. Lembro de Chantilly Winner, Grimora e Hamadan, mas tinham outros. Enfim, quando o caminhão finalmente chegou e fui ao desembarcador e a porta se abriu a primeira coisa que vi foram dois meninos cearenses perguntado se eu era “seu” Marco. Pularam do caminhão e ali começou a história carioca de Francisco Chaves e Antônio Fernandes. Muito tempo se passou e o “Índio Velho”, como o chamo desde sempre, vem trabalhando muito e de vez em quando passando na frente. Muito corajoso e ótimo largador, venceu uma bela carreira no sábado, no dorso de Frodo, do Stud Azevedo e treinado por Lênio Vieira, que o ajuda muito e deu a ele inúmeras vitórias com Stroke Around. Narrei o páreo e vibrei, pois torço por aquele cearensezinho que chegou ao Rio cheio de sonhos e aqui toca a vida ao lado da família que formou.

O MATUNGÃO E O OUTRO BENTO

Semana passada guardei este espaço para a festa de “um” Bento, o lá do Sul. Mas desta vez a festa será de “outro” Bento, lá do Nordeste. O próximo fim de semana será de festa absoluta em Recife pois sábado e domingo o turfe pernambucano realiza o maior evento turfístico do ano, com o 44º GP Bento Magalhães. Nas duas programações foram inscritos 94 corredores. No sábado serão disputados sete páreos para PSI e uma carreira para pôneis, em 600 metros. No domingo também serão sete páreos, culminando com a prova principal, em 2.400 metros, reunindo Selo Voador, Morcote, Outro Corredor, Super Purse, Vulcano Danz, Tank Boy, Tatamovitch, Charmant, Vuole Soldi e Idoneo. Aos meus amigos de Recife, em especial Serginho e Paulo Paiva, e a toda diretoria do Jockey Club de Pernambuco, desejo sucesso na grande festa do fim de semana. O povo nordestino é apaixonado pelos cavalos de corrida e pelas corridas de cavalo e tenho certeza absoluta que o Hipódromo da Madalena vai estar lotado no fim de semana...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Um comentário:

Robson Costa disse...

Marco Aurélio,

Apenas 3 considerações a fazer:

- Como ganha Clássicos esse moço chamado Dulcino Guignoni e realmente esta de parabéns pela competência.

- O C. Oliveira é uma grata surpresa entre os treinadores, muitas vitórias nessa temporada e começa a ameaçar o "monstro" V. Nahid (acho esse e o Guignoni espetaculares treinadores).

- F. Chaves, poderia ser chamado de "O joquei da bomba", pois esta se tornando o joquei das pules astronômicas. Meu pai, se ainda estivesse vivo, estaria rindo de orelha a orelha com essas vitórias do Chaves. Ultimamente F. Chaves e pule alta na pedra, vale arriscar alguns reais.rsrsrs

Grande abraço e boa semana.