terça-feira, 20 de novembro de 2012

Nada mais “sutil” que


Um galope de saúde

Como o domingo foi reservado para a maior festa do turfe gaúcho, as principais atrações da última semana no Hipódromo da Gávea acontceram na tarde de sábado. O destaque maior ficou por conta do GP Oswaldo Aranha, do Grupo II, em 2.400 metros, grama pesada, reunindo éguas de 3 anos e mais idade. Mesmo largando por fora de todas Sutil foi buscando a primeira colocação, impulsionada por Vagner Borges, e assumiu a liderança sem esforço. A princípio foi seguida por May Be Now, mas em nenhum momento chegou a acontecer uma “briga” entre as duas uma vez que a líder vinha muito fácil na primeira posição. E o panorama não se modificou até a entrada da reta, quando Borges exigiu a filha de Redattore e Sweet Biscuit (Effervescing) e a castanha fugiu para o disco para vencer com firmeza. La Defense, a única vencedora de Grupo I na prova, muito solicitada por Dalto Duarte, atropelou para formar a dupla, mas sem nunca ameaçar a conquista de Sutil, que além de tudo levou peso das adversárias. A ganhadora, de 3 anos, criação e propriedade do Haras São José da Serra, foi apresentada por Dulcino Guignoni e marcou o tempo de 156s76.

Rum, açúcar, limão, hortelã e club soda = Mojito

O outro destaque da programação de sábado no turfe carioca foi o Clássico Ghadeer, em 2.000 metros, grama pesada, para potros de 3 anos. Assim como na carreira principal da tarde, brilhou o campeão Dulcino Guignoni. Desta vez contribuiu para a conquista a boa direção do jóquei Rodrigo Salgado. Corrido na expectativa, enquanto Red Purse e Tailezin faziam um train veloz na carreira, Mojito (companheiro de farda de Red Purse) se aproximou no final da grande curva. Na reta final, Tailezin assumiu a liderança, dominando Red Purse, mas na altura dos 400 metros finais vieram os de trás e entre eles, com maior ação, Mojito, que dominou a prova sem luta e resistiu ao forte arremate de Vontade de Matar, que finalizou na segunda colocação. O vencedor, por Dubai Dust e For Freedon (Ghadeer), criado por Fazenda Mondesir e propriedade do Stud Alvarenga, assinalou o tempo de 128s06. Esta foi sua terceira vitória (a primeira na esfera clássica).

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Quem dá cartaz a maluco é outdoor de hospício” (Marco Aurélio Ribeiro)
Rapidinhas

* Muito triste o acidente ocorrido com a menina Marcelle Martins na corrida do feriado. Mas, atendida imediatamente, já se submeteu à primeira cirurgia com sucesso. Com toda certeza irá se recuperar e voltar a brilhar nas pistas, como sempre. A torcida de todos é muito grande.

* Na corrida noturna desta segunda-feira foi disputada na Gávea a Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, em 1.400 metros, areia, para éguas de 3 anos e mais idade. Bem dirigida por Vagner Borges, Tina Moss venceu com firmeza, alcançando Hegemonia nos metros finais. A ganhadora, do Stud Alvarenga, marcou mais uma vitória de Dulcino Guignoni.

* Na programação do dia 16, sexta-feira, foi realizado o GP Nestor Jost, do Grupo III, em 1.200 metros, areia pesada, para corredores de 3 anos e mais idade. Invicto na Gávea em duas apresentações, marcando tempos espetaculares, Blue Trix Mix foi o favorito e largou na frente. Correu muito, mas nos metros finais foi alcançado por Olympic Bullet, conduzido por Carlos Lavor. O ganhador foi apresentado por Júlio Cezar Sampaio e marcou o tempo de 72s87.

* Nesta quarta-feira, no tattersall de Cidade Jardim, leilão mixed sales, com animais em treinamento, produtos da geração 2010 e reprodutoras, promovido pela Pro Turfe. O plantel do Stud Alke será oferecido com alguns corredores bem enturmados e com páreos na boca. Bom para quem quer reforçar plantel.

* Os aprendizes da Gávea continuam mostrando serviço. Anderson Paiva, Fausto Henrique, Jeferson Teles da Silva, Gutemberg Araújo e Juan Gomes são trabalhadores e merecem boas oportunidades. Estão vencendo corridas.

* Pra não ficar sem falar de futebol, ainda resta uma vaga para a segunda divisão de 2013 e Bahia, Sport e Portuguesa estarão numa briga alucinante nas duas últimas rodadas. A terceira vaga foi preenchida no último final de semana. Não fiquei feliz, mas o Flamengo ajudou a despachar o Palmeiras. Fazer o que? Não caíram por causa desta partida e sim pelo campeonato todo.


O MATUNGÃO VIBROU

Já perdi a conta de quantas vezes, nos últimos anos, procurei adjetivos para tentar explicar a carreira absolutamente fantástica de um profissional campeão que já conquistou praticamente tudo. Dizem que um treinador tem que matar um leão por dia para provar competência, mas de quem estou falando, já teria dizimado todas as gerações de leões de uma savana africana. Costumo chamá-lo de mestre mas sua eterna humildade e capacidade merece ainda mais. Enfim, Dulcino Guignoni venceu as duas provas clássicas de sábado e mais quatro carreiras. Ganhou domingo no Cristal a prova de velocidade com Mirabile Visu e a milha com Netbook e a competição clássica da última segunda-feira na Gávea. Também havia vencido dois páreos no feriado de quinta-feira. É uma máquina de treinar cavalos de corrida e merece todo sucesso que puder alcançar.

O MATUNGÃO E O BENTO

Acompanhei pela televisão quase toda a programação do último domingo no Hipódromo do Cristal, em Porto Alegre. Festa bem organizada, com público muito bom a carreiras bem interessantes. O movimento de apostas superou os R$ 600 mil e pode ser considerado muito bom. No GP Bento Gonçalves uma vitória esmagadora do tordilho Beduíno do Brasil, preparado em Curitiba por Carlos Pereira Gusso. Segundo colocado no GP Paraná, em percurso atribulado, o filho de Impression e Delinquent Bird, assinalou o bom tempo de 149s, ficando próximo do recorde. Nas outras carreiras, belas disputas. De parabéns a diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul que promete mudanças importantes, como reformas das pistas. Aos profissionais da crônica parabenizo pelo ótimo trabalho apresentado, a ressaltar as narrações e comentários da televisão...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: