terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ela não faz mágica, mas seu


Nome é Bárbara, do “Truc”

O destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Bucarest, em 1.000 metros, grama macia, para éguas de 3 anos e mais idade. Meu título em O Globo foi o seguinte: Bárbara do Truc e Aspiración em tira-teima. Isso pelo fato de que no último encontro das duas, vencido pela potranca, terem surgido dúvidas quanto ao fato de a ganhadora ter conseguido uma passagem de presente e coisa e tal. Detalhes de corrida. Naquela oportunidade, a vantagem de peso de Aspiración era enorme sobre a alazã do Stud Turfe. Enfim, o que se viu na tarde do último domingo foi um show de Bárbara do Truc, que largou, tomou a ponta e resistiu ao arremate forte de outra potranca, Vai Rolar, que mostrou progressos e uma enorme adaptação ao tiro curto. Aspiración desta vez correu menos. Esta foi a sétima vitória da filha de Red Runner e Vienna Strudel, criada pelo Haras Truc e propriedade do amigo Sérgio Livramento. Desde a doma, a alazã conta com o preparo do excelente Darci Minetto que apresentou a alazã na ponta dos cascos, como sempre. O tempo foi muito bom: 55s39. Que venham novos desafios para essa “menina” de cinco anos.

Valle Forrage com direção nota 10 de Correa

A principal atração de sábado no turfe carioca foi a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.500 metros, areia macia. E na carreira que presta homenagem a um dos maiores cronistas de turfe de todos os tempos, o saudoso Bolonha, levou a melhor o cavalo Valle Forrage, que mesmo fazendo manhas em toda a reta final, venceu com ótima direção de Ilson Correa, em semana iluminada, com muitas vitórias e deixando bem claro o excepcional jóquei que é. Famous Nick, o favorito, liderou boa parte da carreira, mas esmoreceu na reta final perdendo colocações para Energia Descartes, que formou a dupla e ainda para Plata Quemada e Africa Point, finalizando no último posto. O ganhador, por Crimson Tide e Reina Fighter, criado por Ulisses Lignon Carneiro e de propriedade do Stud Alvarenga, foi apresentado em ótima forma como sempre, por Júlio Cezar Sampaio. Valle Forrage, que obteve a sexta vitória da campanha, marcou o bom tempo de 94s03.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Aprender várias línguas é questão de um ou dois anos; ser eloquente na sua própria exige a metade de uma vida." (Voltaire)
Rapidinhas

* Anda voando baixo o meu amigo Valdinei Gil, atualmente conhecido com “O Dragão”. Ganhou corridas bonitas naquele estilo de correr quieto e vir no final arrancar a cabeça dos adversários. Tá tinindo o pai do “Dragãozinho”.

* Voltou a vencer esta semana com a “gigante” Amada Point o menino Jefferson Telles da Silva. É muito trabalhador o sobrinho do Juvenal e logo vai voltar a ganhar muitas corridas. É bom aprendiz.

* Vai estrear esta semana como responsável pelas indicações na revista Turf Brasil o meu amigo Thiago Guedes. Estudioso, atento sempre aos detalhes e apaixonado pelas corridas, tenho certeza que Thiagão vai fazer um ótimo trabalho e ajudar os turfistas. Apenas quero lembrar que as indicações serão feitas às terças-feiras, sem saber forfait e pista.

* Fim de semana de luxo no Hipódromo de Cidade Jardim com realização dos GPs Diana e Derby Paulista, carreiras de Grupo I. A primeira encerrando à Tríplice Coroa de potrancas e a segunda, dando prosseguimento à Quádrupla Coroa de potros. Provas imperdíveis.

* Por falar em Cidade Jardim a farda estreou. Tudo bem que o Joe Manager chegou quinto (rss). Agora o Dengo vai trazê-lo para a Gávea onde correrá claiming, razão pela qual foi adquirido. Vamos ver se na próxima aparição da “rubro-negra” em Sampa o resultado será melhor.

* Semana muito boa para o Stud Marisa Star do “seu” Jorge e da Belinha. Vitórias bonitas de Saboroso, no sábado, e de Barão do Café, na noturna de segunda-feira. A farda vitoriosa continua somando conquistas.

* Semana passada um show de transmissão da ESPN e comentários do José Luiz Aranha na cobertura das provas da Breeders Cup. Dois dias de festa e provas sensacionais. Confesso que a que mais me emocionou foi a Marathon, vencida pelo cavalo argentino Calidoscopio, de nove anos, em atropelada espetacular. Muito bom ver o sangue latino brilhando na terra do Tio Sam.

* Terminando o campeonato brasileiro e tudo praticamente definido. Fluminense campeão (parabéns aos inúmeros amigos tricolores). Flamengo livre do rebaixamento, Botafogo como sempre no chove não molha e o Vasco. Ah o Vasco, descendo a ladeira em alta velocidade. Tá feia a coisa na colina.


O MATUNGÃO VIBROU

Seria lugar comum ficar repetindo aqui o quanto sou apaixonado por cavalos de corrida, por corrida de cavalos e bla, bla, bla que já escrevi diversas vezes. Mas, quando um corredor nosso passa na frente, fica difícil segurar a emoção. Sou proprietário desde 1974 e sempre tive animais modestos, afinal é o que dá para ter. No entanto, sempre ganhei corridas e a cada uma delas a vibração é imensa. Com este cavalo Tanios, que comprei em leilão da Pro Turfe em janeiro deste ano a coisa ainda é mais empolgante pela característica dele. Embora filho de American Gipsy (em geral são muito velozes), o castanho criado pelo Haras Anderson é um carroção e corre longe. Mas quando engrena a atropelada, que se cuidem os da frente, pois lá vem o “Tufão”. Este foi o apelido que dei a ele, uma vez que sustenta os outros matungos que eu tenho. A combinação dele com Ilson Correa foi absolutamente fantástica e nas duas últimas vitórias o piloto foi fundamental. Toda equipe está de parabéns. Junior Pedersen e Dani Bartoli completam o time. Sem esquecer a Juliana, que salvou o olho do Tanios há pouco tempo atrás. Já foram três vitórias e que venham outras.

O MATUNGÃO E A NOTURNA

As programações noturnas das segundas-feiras sempre foram especiais pelos movimentos de apostas e estão se tornando ainda mais atrativas pois têm sido programadas provas do calendário clássico. E na última segunda não foi diferente, com a realização da Prova Especial Nelson Pereira, em 1.300 metros, areia macia. O reduzido campo de apenas quatro competidores ficou ainda menor com a deserção de Pane e Vino e limitou-se a uma parelha do Stud Alvarenga, composta por Senhor Speed e Hang Time e pelo cavalo Gênio. Após a partida Hang Time assumiu a liderança com folga, seguido de perto pelo companheiro de farda e pelo outro competidor. Na reta final, Hang Time, com Marcelle Martins, disparou para o disco enquanto Gênio assumia a segunda posição, Senhor Speed correu menos e fechou a raia. O ganhador, por Put It Back e Haja Gatta, criação do Haras Santa Maria de Araras, foi apresentado por Dulcino Guignoni e assinalou o tempo de 80s70. Esta foi sua terceira vitória...Chega! 
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: