terça-feira, 18 de setembro de 2012

On The Brink mostra


Categoria na Copa Leilões

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi a Copa Leilões JCB, versão de potros, em 1.600 metros, grama macia. A carreira, iniciativa do Jockey Club Brasileiro para incentivar os compradores nos leilões realizados no tattersall da Gávea, foi criada há alguns anos e oferece ótima dotação aos ganhadores. Muito bem apresentado por José Ferreira dos Reis e dirigido com tranquilidade por Marcelo Cardoso, On The Brink venceu uma linda carreira, mostrando categoria. O argentino Tartan Hall, mesmo abordando a distância pela primeira vez, finalizou em ótimo segundo lugar, enquanto Vingador Mascarado, Johnny Holiday e Montardon completaram o marcador. On The Brink, por Redattore e Sweet Carolina, foi criado pelo Haras LLC e pertence ao Stud Dona Lúcia. Para a milha, com cerca móvel de 3 metros, o tempo de 94s79 pode ser considerado bom. Ainda não foi definida a futura campanha do vencedor.

Na versão das potrancas, Viver a Vida surpreende

Na programação do último sábado foi disputada a versão potrancas da Copa Leilões JCB, também nos 1.600 metros, grama macia. Na pista, oito competidoras num campo extremamente equilibrado e sem uma força destacada. Após a partida, Astronave assumiu a liderança sem ser incomodada e seguida por sua companheira de farda, On To Maria, com Age of Reason e Tina Lopes a seguir. Na reta, a ponteira manteve-se firme na liderança e aparava vários ataques, dando a impressão de que levaria a prova de ponta a ponta. Foi quando surgiu aquela que corria na última colocação, em atropelada fulminante, para fazer amargar a derrota aquela que realizava uma corrida impecável. Viver a Vida, com o “gelado” Valdinei Gil, dominou a carreira perto do disco. Astronave, em ótima corrida, formou a dupla, deixando a seguir Voilá Paris, On To Maria e Air Princess, no complemento do marcador. A ganhadora, por Nedawi e Universelle, criação do Stud TNT e propriedade do Stud Araré, foi apresentada por Júlio Cezar Sampaio e assinalou o tempo de 96s46. One More Try não correu.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida." (Confúcio)
Rapidinhas

* Na corrida noturna da última segunda-feira, na Gávea, foi disputado o Clássico Presidente João Goulart, em 1.600 metros, areia macia, para éguas de 3 anos e mais idade. Numa chegada espetacular, após uma disputa de cerca de 200 metros, Born To Win, com Josni Ribeiro, livrou pequena vantagem sobre Anything Sweet, com Alexandre Correa. Vitória sensacional e ponto clássico para o Stud Amigos da Barra. A ganhadora marcou o tempo de 102s65.

* Fim de semana festivo no turfe pernambucano, com a realização de um programa com nove páreos e destaque para o XI GP Manoel Medeiros, em 2.000 metros. O vencedor da melhor prova foi Charmant, com M.Silva. Na reunião venceram alguns conhecidos nossos, como Galactic Hero, Elemento Surpresa, Deuzeito e Tettore. Maicosuel Oliveira esteve presente. Um ótimo público compareceu ao Hipódromo da Madalena.

* Saindo do nordeste, descendo por este Brasil turfístico, citamos agora outra festa de turfe, realizada sábado, no Hipódromo de Uvaranas, em Ponta Grossa. Na carreira principal, GP Cidade de Ponta Grossa, em 2.100 metros, vitória fácil de Blue Di Job, do Stud Ceprano, dirigido por Zeferino Moura Rosa. A festa foi um sucesso de público e contou com a participação de turfistas de vários estados.

* Nesta quarta-feira, no tattersall de Cidade Jardim, mais um leilão de animais em treinamento da Pro Turfe. Boas oportunidades para os proprietários cariocas reforçarem seus plantéis. Também serão oferecidas coberturas e reprodutoras.

* Algumas mudanças nas apostas e nos dias de corrida estão por vir. As informações oficiais devem ser divulgadas em breve.

* No sábado mais uma etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. Garantia de muita gente presente ao Hipódromo da Gávea, na torcida. Tomara que o tempo continue firme e a tarde seja de festa.

* Nesta quarta-feira tem a seleção, com jogadores que atuam no Brasil. Só vale mesmo pelo fato de que, é sempre bom ganhar da Argentina. Mas será que vamos ganhar? Enquanto isso, no Brasileirão...prefiro não comentar.

O MATUNGÃO VIBROU

Na semana que passou conversei por algum tempo com meu amigo Dalto Duarte e pude perceber o quanto está focado e determinado a conquistar a estatística da temporada 2012/2013. Há pouco mais de um mês, ao vê-lo na balança após mais uma vitória, fiquei muito apreensivo. O peso estava fora de controle. Bem humorado, após o comentário de um colega sobre o problema, ele respondeu: “ganha igual”. Mas na verdade, estava preocupado. Agora, com orientação de um preparador físico e de uma nutricionista, está um pouco acima de 56 quilos e quer baixar mais. Lidera a estatística com 50 vitórias, 14 de vantagem sobre o segundo colocado e na última semana passou na frente em 10 oportunidades. Se essa determinação continuar, dificilmente deixará escapar o tricampeonato. Espero contribuir com algumas vitórias...Vibrei com isso.

O MATUNGÃO LEVA FÉ

Na coluna de hoje mencionei duas festas de turfe, uma em Pernambuco e outra em Ponta Grossa. Tenho lido sobre a construção de um novo hipódromo em Fortaleza e notícias chegam sobre as famosas “retas” pelo país inteiro. É impressionante a paixão do brasileiro pelo turfe, seja no nordeste, no sudeste no centro-oeste ou em qualquer canto. Por ser jornalista há tanto tempo, fico impressionado com o fato de a mídia não dedicar mais espaço a este esporte que mexe com a paixão de todo mundo. Ricos, que investem, criam, praticamente sem retorno, apenas pela alegria de ver seus produtos vencendo e os menos abastados, que investem em leilões de potros ou de animais em treinamento. Todos buscando a indecifrável alegria de ver um cavalo seu “passar na frente”. Uma vez eu escrevi que em todos os outros esportes existem aficionados, mas no turfe são os verdadeiros apaixonados. Vou parar por aqui pois o cardiologista me proibiu de ter maiores emoções... Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Luiz Melão e colhidas na internet. 

Nenhum comentário: