terça-feira, 26 de junho de 2012

Micro Chip, no melhor


Estilo “Missão Impossível”

“Boa tarde Sr. Micro Chip, sua nova missão é derrotar adversários altamente qualificados, entre os quais dois que estão invictos e são considerados craques por seus responsáveis. Se por acaso algum membro de sua equipe falhar, não nos responsabilizamos”. Esta mensagem se autodestruirá em cinco segundos...” Uma das mais incríveis séries que a televisão já exibiu foi Missão Impossível, que começou no Brasil há algumas décadas. Mais recentemente, virou filme, com Tom Cruise protagonizando as quatro sequências. Pois bem, lembrei-me dela logo após assistir à vitória espetacular de Micro Chip no GP Jockey Club Brasileiro, a primeira prova de Grupo I para os mais novos. Desde as inscrições, o que mais chamava a atenção no Criterium de 2 anos era o duelo a ser travado entre os invictos Vitória Olímpica e Energia Elegante. Não se pensava em outra coisa. A grama pesada pode ter contribuído para o pouco rendimento dos dois favoritos, mas em nada tira o mérito da vitória espetacular do defensor do Stud Acqua Azul. Direção precisa de Marcos Mazini e apresentação de luxo do campeão Dulcino Guignoni. Muito bom ver Fazenda Mondesir vencendo novamente um Grupo I como criador.

Um “mano a mano” bonito de se ver

O destaque da programação do último sábado no turfe carioca foi a Prova Especial Lohengrin, em 1.300 metros, grama pesada, para corredores de 2 anos. Conhecida a deserção de Energia Especial, a carreira ficou resumida a quatro competidores, com amplo favoritismo da parelha do Stud Alvarenga, notadamente o número 1 do páreo, Hang Time. O alinhamento se processava sem qualquer problema quando exatamente o grande favorito empinou no boxe e colocou os anteriores sobre a lateral do partidor, ficando em posição incômoda. Custou a se livrar daquela situação e após examinado, foi retirado pela veterinária. Sobraram apenas três e o que se viu foi um “mano a mano” da saída à chegada entre Ibizense e Tartan Hall. No disco, vantagem para a potranca, que recebeu excelente direção de Elizandro Costa. Astronave foi uma expectadora na prova e faturou um terceiro que valoriza sua campanha. Apresentação boa de Marcos Ferreira na alazã de criação e propriedade do Haras Maluga cujo titular, Edemilson Souza, esteve presente conferindo a vitória.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Lembre-se que seu caráter é seu destino" (Dalai Lama)
Rapidinhas

* Após cumprir suspensão de quase três meses (falta de peso e delitos de raia), reapareceu muito bem o aprendiz Anderson Paiva, vencendo algumas carreiras. Mais uma ótima opção de bom piloto com descarga. Bruna Baquil é sua agente e continua fazendo ótimo trabalho, com ele e com Valdinei Gil.

* O tríplice coroado Plenty of Kicks teve contratempo e está fora do GP Dezesseis de Julho, carreira preparatória para o GP Brasil. O futuro do craque será decidido quando seu criador e proprietário voltar de viagem, ainda este mês. Uma pena.

* Em estudos, chamadas apenas para corredores alojados no Hipódromo da Gávea. Achei muito boa a medida e nada a ver com discriminação com os corredores alojados nos centros de treinamento. Tomara que vingue.

* Recebi do amigo Sérgio Livramento a foto da vitória de Bárbara do Truc, na qual estive presente, com carinhosa dedicatória. Ao botafoguense (ninguém é perfeito) meu obrigado pela gentileza.

* Nesta sexta-feira, leilão muito interessante em Cidade Jardim, sob a batuta da Pro Turfe. Potros, animais em treinamento e coberturas. Por falar nisso, aniversaria nesta terça-feira o amigo de mais de 30 anos Leo Friedberg. Tudo de bom e ainda mais sucesso para o uruguaio mais brasileiro que conheço.

* Perdeu corrida chorada a potranca Girl of Caroline, agora defendendo as cores do Stud Cairo. Mostrou progressos para a alegria de seu novo proprietário e também para o criador, meu amigo Luiz Edmundo Barbosa.

* Costumo falar de futebol neste último tópico, mas depois do filme de terror que assisti (em parte) no último domingo, em Porto Alegre, prefiro me calar.


O MATUNGÃO VIBROU

Na semana passada deixei em branco o feito importante de um amigo. Foi de propósito para poder dar mais destaque desta vez. Na adolescência, eu e o saudoso Zig costumávamos frequentar a cocheira de Almiro Paim Filho. O “Poeta do Vale” tinha uma atenção especial (e paciência) com a gente. Tive a honra de há pouco tempo, ter meu trabalho elogiado pelo “mestre”, sempre que nos encontrávamos na repesagem. Pois bem, vibrei muito pela conquista do filho do poeta, meu amigo “Bictor” (com sotaque mesmo). Alcançar 1.000 vitórias na carreira não é para qualquer um. Agora a contagem regressiva é para as 2.000. Parabéns ao ótimo profissional que herdou o talento de seu vitorioso pai.

O MATUNGÃO E A HORA DA VERDADE II - 239  x  236

Vou repetir o que coloquei por aqui na semana passada. Não poderia ser diferente, uma vez que a disputa pela estatística de jóqueis está indefinida e será decidida nas corridas de sexta- feira e sábado. Qualquer dos dois que vença será muito justo. Para Dalto Duarte o tricampeonato e para o Vagner Borges, a primeira conquista, ainda bastante jovem. Os dois têm muitos torcedores e no sábado saberemos quem será o vencedor. A disputa promete...Chega! 


As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: