terça-feira, 8 de maio de 2012

Para curtir “Happy Hour”


Só num American Bar

O fim de semana foi dedicado a carreiras destinadas a nova geração. No domingo foi a vez da Prova Especial Criolan, em 1.000 metros, grama pesada. Com campo reduzido de apenas quatro competidores, prevaleceu o favorito do público, American Bar, conduzido com calma e tranquilidade por Henderson Fernandes. O filho de Giant’s Causeway e Nynphet largou na frente e resistiu ao assédio inicial de Over Rated, que na reta final correu incerto, para dentro e para fora, No disco, o pensionista de Adélcio Menegolo manteve boa diferença, enquanto Tartan Hall, descontando muito, alcançou Over Rated no último pulo, livrou pequena diferença e formou a dupla. Oreco completou o marcador sem dar impressão. O bonito American Bar manteve-se invicto e duas apresentações e, certamente, será um dos bons valores desta excelente geração do Haras Anderson.

Vasquinho , no sábado, não foi vice

O destaque da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea foi a Prova Especial Jocosa, em 1.000 metros, grama muito pesada. Destinada a potrancas de 2 anos, a competição, assim como na carreira de domingo, teve campo reduzido, com cinco competidoras. Abandonada nas apostas mas lembrada pelo  matungo aqui em O Globo, Mirabile Visu atropelou de forma espetacular para vencer uma linda prova, bem dirigida por Edson Ferreira Filho, o “Ice Boy”, sempre muito calmo. A ganhadora, por Tiger Heart e Montereggione, criação do Haras Santarém, pertence à Coudelaria Barcelona, do amigo Vasquinho, que não compareceu para a foto da vitória. Apresentacão, como sempre, nota 10 do mestre Dulcino Guignoni. Argentine Dodge ficou com a segunda colocação, enquanto Ibizense, Arizona Gipsy e Resting Time chegaram a seguir. Mirabile Visu rateou 10,20 por 1.

Ricardo esteve na Gávea? Não, era o Beto Figueiredo

Outra grande atração da corrida de domingo, na Gávea, foi a terceira etapa da Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. Páreo cheio, com 10 competidores e muita gente no hipódromo, prestigiando os pilotos. A vitória pertenceu a Voleur de Femme, que recebeu ótima direção de Alberto Figueiredo. Já ganhador em outras oportunidade, Beto tem excelente posição e, sem dúvida, de todo o “time” é o que mais se assemelha a um jóquei profissional. Outro que sempre chega é Gilberto Solanés Júnior, que formou a dupla no dorso de Furioso Man. O favorito do páreo, Reinento do Nijú foi o terceiro, com Tiago Casellano, chegando em quarto Sniper, com Bruno Beloch, que desta vez não conseguiu correr na frente, sua especialidade. Outro destaque da prova foi o nosso querido Chico Chagas, que conseguiu permanecer no dorso de Olympic Jump da partida à chegada.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)
Rapidinhas

* Marcelle Martins continua em fase fantástica, ganhando sempre e dando ótimas direções. No fim do mês vai participar de um campeonato de joquetas no Hipódromo do Cristal. Já é a quarta colocada na estatística da Gávea.

* Dalto Duarte venceu muitas provas no último conjunto de programas e diminuiu bem a diferença que o separa do líder Vagner Borges. Pelo visto, o “pega” entre os dois será sensacional até o fim da temporada hípica, dia 30 de junho.

* Ferucci Mio venceu de ponta a ponta para a alegria do amigo Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, titular do Stud Capitão. Preparo nota 10 do “Magrão”.

* Aniversariou na última segunda-feira meu amigo Fernando Lopes, atualmente trabalhando no site do Jockey e participando do Programa Turfe Espetacular. Só pra constar, Fernando começou comigo e com o Zig no início do site Raia Leve e é dono de ótimo texto, além de conhecer muito de corrida de cavalo.

* Uma estreia para não ser esquecida a do menino Gutemberg Araújo na última segunda-feira. Mais um fruto da Escola de Aprendizes, sob a orientação dos amigos Paulo Mileno e José Machado, o garoto venceu com  Capitan Pirata, sua primeira montaria. Pouco depois foi terceiro com Coconut.

* Festa no Sul com a vitória de Polakinho, do amigo Xande. Haja carne pra tanto churrasco e comemoração. Passar na frente é sensação que a gente guarda pra sempre. Paixão por cavalos é isso.

* Por falar nisso, mandei vir de São Paulo o Hors Saison. Chegou muito bonito, num ótimo trabalho de Acedenir Gulart. Mas a farda não demora a estrear por lá.

* Como previsto, preço recorde no leilão do Stud TNT. Não podia ser diferente. Outros leilões de qualidade vindo por aí. A busca pelo craque é incessante.

* O Fluminense já é campeão carioca de 2012, assim como o Santos é campeão paulista. O resto é conversa.


O MATUNGÃO VIBROU

É o que não canso de repetir. Quem é apaixonado por cavalos pode até ficar um tempo afastado, mas volta. E quem já teve o gosto de ter cavalo bom, quer mais ter outros. E no domingo vibrei com a vitória de Aspirante Dodge, mais conhecido como “Bico Branco”, na Prova Especial José e Luiz Vieira de Carvalho Mesquita, em Cidade Jardim. O filho de Dodge e Queen Gipsy, criado pelo Haras Anderson, pertence ao Stud Nínives de Áquila, do amigo Rogério Maia. O potro já tinha mostrado categoria ao vencer o Turfe Gaúcho e na estreia paulista, mesmo não largando bem e fazendo algumas manhas, venceu com firmeza. Parabéns ao Rogério que teve ótimos corredores e agora volta a sentir o gosto de ter um animal de categoria, que lhe dará muito mais alegrias, com toda certeza.

O MATUNGÃO VIBROU (II)

Tive o prazer de conhecer João Siciliano, fundador do Haras Santa Bárbara dos Trovões, que teve excelentes corredores. João costumava ficar na Tribuna de Profissionais e dali assistia aos páreos de seus cavalos. Com sua morte, a farda deixou de existir por muitos anos. Há algumas semanas me surpreendi quando o treinador Vitor Lahass me disse que Alexandre Muller, cunhado de João, estava ingressando como proprietário e traria de volta a farda tão vitoriosa. Pois na última segunda-feira, com Felip Gais, veio a primeira vitória do novo proprietário, com a jaqueta tão consagrada. Tenho certeza de que onde estiver João Siciliano se emocionou. Que outras vitórias aconteçam e que a coudelaria cresça. A experiência de Alexandre Muller e a juventude do Vitor tem tudo para dar certo. As oportunidades surgem quando menos se espera e aproveitá-las da melhor forma possível é fundamental para o sucesso...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: