terça-feira, 10 de abril de 2012

Um domingo que pode


Entrar para a história

A programação deste domingo no Hipódromo da Gávea pode entrar para a história do turfe nacional, uma vez que dois candidatos à Tríplice Coroa buscam o título. Nunca, na história da disputa, num mesmo dia, potros e potrancas chegaram à última etapa nestas condições. Apenas dez potros venceram as três provas e entre as potrancas, apenas três tornaram-se tríplices coroadas. Outro detalhe, apenas dois corredores alcançaram a conquista em um mesmo ano. Entre os potros, Plenty of Kicks é o candidato, contando mais uma vez com a direção de Jorge Ricardo, que vem da Argentina para buscar um título inédito para ele. Conduziu o defensor do Stud São Francisco da Serra nas duas primeiras etapas. Pelo que se viu na segunda prova, Poker Face será um adversário temível nestes 2.400 metros do GP Cruzeiro do Sul, o tradicional Derby. Entre as potrancas, superando todas as previsões e análises sobre sua linha baixa, Old Tune, do Haras Internacional, é a candidata. Seu treinador a tem em altíssima conta e está empolgado. E ele tem muita experiência. A programação tem outras provas clássicas interessantes, o que torna a corrida mais do que especial. Casa cheia no domingo, com certeza.

Castanho não “tevenemaí” para o cavalo solto

O GP João Borges Filho, do Grupo II, em 2.400 metros, grama, foi a principal atração do último domingo, na Gávea. Prova que serviu de preparatória para o GP São Paulo, marcou o reaparecimento de dois corredores de grande categoria: Tônemaí e Anakin. Logo na largada, um acidente que quase muda a história da carreira. Grapette Repete derrubou o jóquei Henderson Fernandes e “perturbou” os adversários em todo o percurso. Primeiro correu lado a lado com Godsmustbecrazy e preocupando os demais jóqueis que acompanhavam o “train” do defensor do Haras Doce Vale, mas de olho no outro. Na reta final é que a situação complicou. Quando Avattore, colado à cerca interna dominou o páreo, Grapette Repete começou a abrir, levando com ele Tônemaí. Foi quando num lance de reflexo, Ilson Correa recolheu seu pilotado e em seguida levou-o para dentro e deu carga no ponteiro, vencendo por pequena diferença. Realmente, uma grande “joqueada”. A decepção ficou por conta de Anakin, que correu pouco. Vale ressaltar os grandes progressos de Avattore.

Copa Leilões sem maiores surpresas

No sábado foram disputas as Copas Leilões Jockey Club Brasileiro, ambas em 1.400 metros, areia, para potros e potrancas adquiridos em leilões realizados no tattersall do Hipódromo da Gávea. Na carreira dos machos, um “mano a mano” entre Hang Time e Johnny Holiday, com vantagem para o primeiro desde a partida. O defensor do Stud Alvarenga manteve sempre vantagem sobre o adversário e venceu com autoridade, com direção enérgica de Vagner Borges e apresentação do craque Dulcino Guignoni. Já na carreira das potrancas, um vareio de Fuzorca, que não tomou conhecimento das adversárias. Direção tranquila de Edson Ferreira Filho e treinamento do excelente Jairo Borges na defensora do Stud São Francisco da Serra. As Copas Leilões, com dotações elevadas, incentivam aos proprietários que costumam apostar nos potros e potrancas, adquirindo-os nas vendas que começam cada vez mais cedo.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

Escolho os meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta." (Oscar Wilde)
Rapidinhas

* Após passar alguns dias internada para tratamento de uma infecção urinária, a joqueta Marcelle Martins estará de volta esta semana. Assinou 20 montarias e vai contar com a torcida de todo mundo.

* É fantástica a fase do excelente Marcelo Cardoso. Montando bem mais atualmente, tem vencido com frequência, dando ótimas direções. É calmo, tem ótima noção de percurso. É um dos melhores de nosso turfe.

* Muita expectativa pela abertura do trânsito de animais entre São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns proprietários adquiriram corredores no leilão do dia 1º de abril e aguardam a liberação para poder trazê-los.

* Logo mais, no tattersall da Gávea, o esperado leilão de liquidação dos Studs Palurape e Patylippe. Vai bombar, com certeza.

* No dorso de Overbold, na corrida da última quinta-feira, o aprendiz Fausto Henrique obteve a primeira vitória, muito festejada por amigos e familiares. Que seja a primeira de muitas.

* Como informei aqui neste espaço, Tanios correu bem mais e finalizou na segunda colocação. Pelo fato de o páreo não sair em distâncias maiores, tem mesmo que correr e se adaptar às provas em percursos menores.

* Corridas rigorosamente no horário. Certa a decisão da comissão de corridas. Os apostadores agora não esperam mais aquela “lambuja”. Se bobear, fica de fora. É só uma questão de se habituar.

* Na semana que vem quatro simulcastings com Cidade Jardim. Pela primeira vez, sexta, sábado, domingo e segunda. O povo gosta disso. Os movimentos de apostas tanto lá quanto cá, provam isso.

* O Flamengo ganhou mais uma vez do Vasco. Se fosse novidade a gente até vibraria, mas foram tantas que nem empolga mais.


O MATUNGÃO VIBROU

O turfe carioca tem o privilégio de ter uma legião de jóqueis fantásticos. Desde aqueles das décadas de 40,50 e 60, que não vi montar até os dias de hoje. Além dos consagrados, a Escola de Profissionais revela talentos anualmente, exemplos claros mais recentes são Henderson Fernandes e Vagner Borges. Mas, quando se assiste a uma direção perfeita, reunindo talento, técnica e rigor, a gente tem que vibrar, mesmo já tendo visto centenas delas ao longo do tempo. Na noturna de segunda-feira assisti, pela televisão, a uma aula. O “veterano” (será?) Carlos Geovani Lavor no dorso de Marcos The Great foi fantástico. Um presente para o aniversariante do dia, meu amigo Cosme Morgado Neto. Carlos Lavor, tricampeão do GP Brasil, e colecionador de troféus, continua tinindo.

O MATUNGÃO 25 MIL

Já escrevi sobre isso um monte de vezes, mas gosto sempre de ressaltar que O Matungão foi criado em 1984, no Jornal O Povo, do mesmo jeito que é até hoje, com estes mesmos tópicos. Em outubro de 2007, incentivado pelo jornalista Fred Raposo, que na época trabalhava no site do Jockey, decidi transformar a coluna em blog. No início custei um pouco a me adaptar, mas a coisa fluiu. Contei, no início, com o apoio do Haras Fátima e Márcio e dos Studs Quintella e Chico City. Enfim, o blog acabou vingando e na semana passada alcançou os 25 mil acessos. Só me resta agradecer aos amigos que, toda semana, curtem a coluna e, principalmente aos atuais patrocinadores, os Studs West Point, Amigos da Barra e J.Lírio Aguiar. O que posso prometer é tentar manter o nível dos comentários e das informações. Muito obrigado a todos...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.


Nenhum comentário: