terça-feira, 3 de abril de 2012

Apenas salvador de pules?


Não, um líder com mérito

O GP Mário de Azevedo Ribeiro, do Grupo III, em 1.400 metros, grama, foi a principal atração da corrida do último domingo, na Gávea. Prova que serviria para começar a definir a liderança da geração, recebeu apenas quatro inscrições. No campo, o invicto Tap Is Back, favorito do público e da crônica. Confesso que fiquei bem impressionado com a estréia de Age Beautiful e acreditava que o potro treinado por Adélcio Menegolo pudesse dar trabalho ao filho de Signal Tap. Quando foi anunciada a retirada de Tap Is Back, um susto geral. Principalmente para os apostadores do Pick 3. Ninguém lembrou que Addict poderia defender as pules, ou melhor, ninguém acreditou. Mas, em carreira o que se viu foi uma vitória firme do “regra três” do Stud Alvarenga, muito bem dirigido por Jean Pierre, com a calma e a serenidade de sempre. Preparo do campeoníssimo Alcides Morales, que costuma dizer sempre que o “CT Gávea” também ganha corridas importantes. Portanto, que fique claro o seguinte: Addict não foi apenas um salvador das pules de Tap Is Back e agora é o líder da geração, com mérito. Age Beautiful e Vontade de Matar continuam perdedores, mas são potros de qualidade.

Uma líder elegante e cheia de energia

Se no domingo começou a ser definida a liderança da nova geração entre os potros, na corrida de sábado o GP Luiz Fernando Cirne Lima, do Grupo III, em 1.400 metros, grama, foi o destaque para as potrancas. E sem dar chance às adversárias, Energia Elegante mostrou grande superioridade e venceu, contando com a experiência e o rigor de Carlos Geovani Lavor. Que por sinal atravessa ótima fase. E como lhe caiu bem a farda do Haras Estrela Energia. Filha do japonês (que faz mais sucesso que o National Kid), Agnes Gold, a ganhadora foi apresentada em forma soberba por Givanildo Duarte, que tem vencido seguidamente e colhendo frutos de seu ótimo trabalho. Aquila Dorata obteve um bom segundo lugar e Always Oberon, que ponteou até quando a alazã deixou, cansou e foi apenas a terceira colocada. Energia Elegante é a líder invicta entre as potrancas e se não aparecer nenhum “avião”, vai seguir vencendo.

Dando um chega prá lá na gripe

A gripe equina tem prejudicado os principais centros turfísticos do país e, principalmente no Rio Grande do Sul e no Paraná, causou estragos. Algumas semanas sem corridas e um prejuízo geral. A “influenza” chegou em São Paulo e também obrigou o fechamento do trânsito. Aqui no Rio alguns casos isolados, mas sem prejudicar a formação dos páreos. Mas, o trabalho incessante de nossos valorosos veterinários tem conseguido driblar o problema. O Cristal já voltou a ter suas tradicionais programações e o mesmo vai acontecer com o Tarumã, no próximo domingo. Ainda bem que o problema parece estar resolvido, uma vez que o clima vai esfriar e poderia piorar ainda a situação. Sai prá lá inhaca.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades." (Millôr Fernandes)
Rapidinhas

* Como habitualmente acontece, não teremos corridas na Sexta-Feira Santa. A programação foi antecipada para quinta-feira e começa mais tarde, as 19h15. Antes, com início às 14h a corrida do Cristal.

* Carlos Henrique voltou da temporada indiana (Jones?) e já venceu. Foi na última segunda-feira no dorso de Daniavate, treinada por Ivan Brasiliense. Vamos lá rapaz, seguir ganhando é o que interessa.

* Mais uma vitória de Amor, no preparo de “seu” Walter Pedersen, que continua esbanjando sabedoria aos 80. É só passar à tarde na Vila Hípica e conferir. Ninguém caminha a defensora do Stud Cairo a não ser seu proprietário e treinador. Dá gosto de ver.

* A centésima vitória de Marcelle Martins ainda não veio esta semana, mas logo vai acontecer, para a alegria de seus fãs e torcedores.

* O leilão que seria realizado no dia 28 acabou acontecendo no dia 1º de Abril e de forma virtual. De todo modo foi bom o resultado, sob o comando do craque Lobinho, como sempre.

* Exatamente daqui a uma semana acontecerá o leilão de liquidação dos plantéis dos Studs Palurape e Patylippe. Excelentes corredores à venda, entre os quais a ganhadora clássica Hot.

* Não valeu a última corrida do Tanios. Depois de obter quarto e terceiro na turma, correu no páreo de cima e largou mal. Agora volta ao perdedor, de Lasix pela primeira vez e com o Dalto. Deve correr mais.

* Agradeço de coração o convite do amigo Vasquinho, titular da Coudelaria Barcelona, mas a mudança de data da corrida esta semana me fez trocar o compromisso no jornal. Mas não vai faltar oportunidade.

* Se convocar de novo o Ronaldinho Gáucho para a seleção, Mano Menezes terá, obrigatoriamente, que fazer o “teste do bafômetro”.


O MATUNGÃO VIBROU

Tem vindo pouco ao Rio o amigo José Lírio Aguiar, mas escolhe muito bem o momento de deixar Brasília para passar uns dias na cidade maravilhosa. Na última sexta-feira o comendador viu de perto a vitória de Quero Alegria, que dominou os adversários com facilidade, com ótima direção de Ilson Correa, que trouxe o filho de Our Emblem na hora certa para dominar a carreira. Preparo nota mil para o campeão Alcides Morales, que há décadas foi o primeiro treinador do Zé, quando a jaqueta ainda era grená e faixa branca. Parabéns pela vitória e que outras tantas aconteçam para a farda rubro-negra. Vibrei muito com a vitória e para a minha alegria, narrei a conquista.


O MATUNGÃO REPETE

Neste último tópico gosto de relembrar textos antigos que escrevi. Como falei sobre leilão alí em cima, lembrei-me de um texto que escrevi em julho de 2008, sobre um amigo, e vou repetir aqui:
"Na última quinta-feira, no tattersall da Gávea, reencontramos o leiloeiro José Luís Lobo, o popular “Lobinho”, como é carinhosamente conhecido. Com a categoria de sempre, conduziu as vendas da noite. Filho do consagrado Selmar Lobo, que acabou de ultrapassar as 3 mil vitórias e irmão de Paulo Henrique, treinador vitorioso na Califórnia, o bom amigo que mora em Curitiba não nega a excelência do sangue e, na sua especialidade, continua craque". Chega...


As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: