terça-feira, 17 de abril de 2012

Plenty of Kicks e Old Tune


A nova monarquia da Gávea

Domingo 15 de abril de 2012, dia em que foi instaurada a monarquia no turfe carioca. A coroação do Rei e da Rainha aconteceu no Hipódromo da Gávea. Diante de súditos absolutamente fiéis e emocionados, os monarcas mostraram a razão da grandeza de seus feitos. Foram infinitamente superiores, com total domínio de seus adversários e esbanjaram a classe necessária para conquistar o título tão almejado. Filosofia à parte, o que se viu no último domingo é coisa para guardar na memória para sempre. Old Tune e Plenty of Kicks foram responsáveis por tamanha emoção que até agora não se tem noção do feito tão significativo. Foi algo de tal forma deslumbrante que o experiente e consagrado Jorge Ricardo foi às lágrimas. O tímido e pouco falante Marcelo Cardoso não conteve o sorriso e a expressão de total felicidade. Méritos para Venâncio Nahid e Júlio Cezar Sampaio, que acreditaram em seus corredores, os prepararam de forma perfeita e colheram o fruto de toda esta dedicação. Aos criadores e proprietários destas máquinas de corrida, a certeza de que todo o investimento retornou com valorização incalculável, num verdadeiro “boom” de pouco mais de dois minutos. É um momento único para todos os envolvidos e uma alegria imensurável para aqueles que gostam do cavalo de corrida e da corrida de cavalo. Parabéns para nós, que fomos privilegiados como testemunhas destas conquistas. Só nos resta uma coisa a dizer: Old Tune e Plenty of Kicks, muito obrigado.

Rei da velocidade pode se despedir

O último domingo, na Gávea, foi repleto de atrações e provas empolgantes. Pouco antes das carreiras de Grupo I, foi disputado o GP Jockey Club de São Paulo, do Grupo III, em 1.000 metros, grama. A carreira marcava um novo encontro entre o super craque Desejado Thunder, desta vez contando com a montaria de Jorge Ricardo, e o excelente potro Vet Boy. O defensor do Haras Anderson havia batido o rival na última vez em que os dois competiram e a expectativa era grande desta vez. Mas, confirmando ser o “Rei da Velocidade”, o filho de Durban Thunder largou e acabou conquistando a 15ª vitória de sua maravilhosa campanha. Mais um show deste fenômeno. Pouco depois do páreo, a nota triste: foi constatada uma fratura no anterior direito, o que poderá determinar sua retirada definitiva das pistas. Enfim, foram 15 vitórias, todas na esfera clássica, o que o credencia com todos os méritos a servir como reprodutor em qualquer haras do país.

Nova geração também foi destaque

Neste domingo de festa para os turfistas, foram disputadas duas carreiras do calendário clássico, ambas em 1.400, grama, para produtos da nova geração. Na Prova Especial Jockey Club do Paraná, predomínio total da parelha do Haras Anderson, com vitória de Arizona Gipsy, conduzida por Marcelo Cardoso, em fase excepcional. A formação da dupla ficou com Aquila Dorata (Henderson Fernandes). Bridge Queen foi apenas a terceira colocada. Apresentação, como sempre, de luxo do excelente Adélcio Menegolo. Na Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul, uma ótima demonstração de Episódio Final, que mostrou superioridade e derrotou Rio Joanes com firmeza. Direção tranquila de Henderson Fernandes e apresentação de Luiz Esteves. O ganhador é de criação e propriedade do Stud Eternamente Rio, de Luís Felipe Brandão dos Santos. Que a farda volte com tudo e reviva grandes momentos no Hipódromo da Gávea.

Um sábado repleto de atrações

A semana do Derby foi recheada de atrações e no sábado foram disputadas quatro provas do calendário clássico. O primeiro destaque ficou por conta da Prova Especial Associação Carioca dos Proprietários do cavalo PSI, em 1.500 metros, areia. Literalmente, Famous Nick largou e acabou, sem dar chance aos adversários. Direção de Marcelo Cardoso e apresentação de Leopoldo Cury. Pouco depois foi disputado o GP Henrique de Toledo Lara, do Grupo III, em 2.000 metros, grama, marcando a vitória de Ventura Baby, que contou com excelente direção de Dalto Duarte. A vencedora é treinada por Roberto Solanés. Já sob a luz dos refletores foi corrido o GP Presidente Vargas, preparatória para a milha internacional de maio, em Cidade Jardim. O que se viu foi uma disputa espetacular entre Joe Diesel e Olympic Thunder, com vantagem mínima para o primeiro, numa direção enérgica do talentoso Vagner Borges. Dulcino Guignoni reapareceu o defensor do Stud Globo em forma espetacular. Finalmente foi corrida a Prova Especial Sebastião Ferreira, em 2.100 metros, areia. Vitória espetacular de Vendel, em direção mais que brilhante de Henderson Fernandes. Derrotou o favorito Stockholder, voltando depois de dominado. O defensor do Haras Anderson marcou mais um ponto clássico para Adélcio Menegolo.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Sem dúvida, ganhar uma Tríplice Coroa em casa foi uma das maiores emoções da minha vida." (Jorge Ricardo)
Rapidinhas

* A mídia apostou forte no meeting do Derby e o Sportv reservou bom espaço em seus programas antes e no dia da festa. Parabéns para a repórter Karin Duarte que foi ao CT e esteve na Gávea no domingo. O turfe precisa muito disso.

* Muita polêmica sobre a decisão do Jockey Club de São Paulo em proibir que os animais corram desferrados. Assunto que ainda vai dar muito o que falar.

* Bom público no último domingo na Gávea. Muitos visitantes, alguns pela primeira vez no Rio de Janeiro. Que voltem e tragam mais gente para conhecer o belo hipódromo e suas atrações.

* Uma gripe chegou forte na última sexta-feira. Não estou me referindo aos cavalos não, foi no matungo aqui mesmo. Trabalhar sábado e domingo foi teste de fogo, mas acredito ter passado. Vamos em frente.

* A partir do próximo mês leilões de potros no Rio e em São Paulo. Alguns dos principais criadores brasileiros vendendo toda a geração. A busca incessante pelo craque é a maior motivação de novos e antigos proprietários.

* Tenho cavalos desde 1974 e nunca tive um defensor em Cidade Jardim. Agora, estou enviando a documentação para registrar a matrícula. O cavalo já está lá, com o treinador Acedenir Gulart. Vamos ver se regula.

* Corridas continuam rigorosamente no horário. Muito bom isso.

O MATUNGÃO VIBROU

Não resta a menor dúvida de que a aprendiz de joqueta Marcelle Martins é uma das atrações do turfe carioca. Não apenas por ser a única menina montando num universo absolutamente masculino, mas também pelo ótimo desempenho que vem tendo. Em São Paulo o público já está mais acostumado, pois o número de moças atuando é grande. Acompanho Marcelle desde o início da carreira e o entusiasmo e dedicação de seu pai/professor, Carlos Alberto Martins que foi um ótimo jóquei. A meta da menina Marcelle era completar 100 vitórias antes de um ano e estava chegando perto. Uma inesperada infecção a fez permanecer quase uma semana no hospital e o sonho ficou mais distante. Mas numa semana mágica, como a do Derby, a sorridente profissional mandou sete para o barbante, sendo quatro na última noturna. Amanhã, dia 18, ela completa um ano de carreira e atingiu seu objetivo, o de ganhar 100 páreos. Parabéns, que continue com este desempenho e que mais vitórias venham, para a alegria de sua família e de seus fãs.

O MATUNGÃO DESTACA

Neste matungo de hoje, bem maior em razão de tantas provas clássicas e atrações que não poderiam deixar de ser comentadas, guardei para este espaço a única prova do calendário que não citei. E por uma razão. Um bom jóquei tem que ser inteligente, precisa utilizar rigor quando necessário e, principalmente, ter um bom cálculo de percurso. Muitas vezes assistimos páreos perdidos por excesso de castigo, por partidas feitas em momentos onde apoiar o corredor seria mais recomendado, enfim. Para perder um páreo é muito fácil. Guardei para o final o comentário da Prova Especial Coaraze, disputada em 2.800 metros, grama. Pude assistir a uma aula de direção do jovem Edson Ferreira Filho, que levou Il Mago à vitória, por pequena diferença. Derrotou Olympic Leader por menos de meia cabeça, solicitando seu conduzido na hora certa. É evidente que ele tem em casa um professor de alto nível. Creio que merece mais oportunidades. É leve e sabe correr em qualquer raia e em qualquer distância. E tenho dito...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: