terça-feira, 24 de abril de 2012

Nova geração mostra


Que é puro explosivo

Duas carreiras do calendário clássico para potros e potrancas, inéditos, foram atrações das corridas do último fim de semana no Hipódromo da Gávea. Ambas disputadas em 1.500 metros, grama, homenageando tríplices coroados cariocas. E nas duas competições vitórias de corredores criados e de propriedade do Stud TNT. Ambos montados por Marcelo Cardoso e treinados por Venâncio Nahid. No sábado foi disputada a Prova Especial Indian Chris, onde Viva Rafaela (Know Heights e Linda Rafaela) não tomou conhecimento das adversárias na excelente marca de 88s67, tempo bem superior a outras provas do dia, reunindo animais vencedores, no mesmo percurso. Mostrou que tem futuro. Já no domingo foi a vez da Prova Especial Super Power e levou a melhor Vitória Olímpica (Northern Afleet e Magic Rafaela), que apesar do nome, não é do Haras Regina. Venceu com firmeza, não tão fácil quanto a potranca, mas deixou ótima impressão. Numa pista de grama bem pesada, assinalou 93s44. Nos primeiros meses do ano, em Cidade Jardim, outras vitórias da nova geração do Stud TNT. Vem aí o leilão de toda a geração 2010, em Bagé. Sem dúvida, sucesso absoluto.

Pacific Girl largou e acabou

Ainda na corrida de domingo foi disputada a Prova Especial Fernando Ramos Lemgruber, em 1.400 metros, areia pesada. Justíssima homenagem, do Jockey Club Brasileiro a um grande turfista e um homem extremamente educado e apaixonado pelo turfe. Tive a honra de conhecê-lo bem e privar de sua amizade. Na carreira, um verdadeiro passeio de Pacific Girl, americana do Haras Anderson que largou e acabou, com direção tranquila de Henderson Fernandes, o novo contratado da coudelaria. Via Broadway, mostrando evolução, atropelou para ficar com a formação da dupla, deixando Tina Collor em terceiro. A vencedora, apresentada em ótima forma por Adélcio Menegolo, é uma filha de Hard Spun e Irish Lover, criação da seção americana do Haras Anderson, assinalou o tempo de 86s52. Foi sua terceira vitória em apenas seis apresentações.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro." (John Lennon)
Rapidinhas

* Marcelo Cardoso estava montando relativamente pouco. Após o contrato com o Stud TNT e o agenciamento do Rodrigo Lopes, as vitórias se acumulam a cada semana. Um excelente jóquei sempre foi, mas a timidez atrapalhava um pouco. Anda literalmente voando o filho do “seu” Oracy, que agora é quase jóquei oficial do Stud Golden Horses, do meu amigo Johnny.


* Valdinei Gil conseguiu a primeira vitória como contratado do Stud Capitão. Foi com o potro Glance Son, no sábado. No domingo, um ótimo segundo com a potranca Valentine Carrie. Foi bom ver os amigos Luiz Edmundo e Regina na foto da vitória. Que venham outras.

* Walber Alencar aos poucos vai conseguindo vitórias. Com a potranca Urvillea, do amigo Darci Minetto, deu boa direção, aproveitando tudo por dentro.

* A efetivação de Fernando Lopes no programa Turfe Espetacular foi uma ótima medida. Bom marcador, detalhista e observador vai ajudar aos turfistas, com toda certeza. Um ótimo reforço.

* Começa a temporada de leilões de potros. Aqueles que sonham em ter um craque devem estudar as filiações, examinar bem os animais, se possível com a supervisão de um veterinário. A quantidade a ser oferecida é imensa. Um campeão poderá estar no meio do bolo.

* Menos de um mês para o GP São Paulo e a ansiedade toma conta dos turfistas. Em maio por lá e em agosto por aqui, a emoção corre solta.

* Comemora aniversário nesta terça-feira o amigo Victorino Chermont. Grande repórter esportivo, agora na Fox Sports, e turfista apaixonado. Tudo de bom ao profissional, que na época do Sportv fez brilhantes matérias sobre o turfe.

* Com a venda dos animais do Stud Palupape, Manoel Renato Lopes deve estar disponível para receber novos pensionistas. É um baita treinador.

* Normalmente deixo está última linha para falar em futebol. Então, quem vencerá o Derby Campineiro, Guarani ou Ponte Preta?

 O MATUNGÃO VIBROU

Cavalo bom é cavalo bom e não tem essa de bairrismo. Seja aqui ou em São Paulo, dá gosto ver um corredor de exceção se apresentar. Pois vibrei com a vitória do Berlino Di Tiger, preparando-se para o quilômetro internacional de maio em Cidade Jardim. Sai correndo e chega correndo. Pelo que mostrou, vai dar muito trabalho para ser derrotado no GP Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida. Por falar nisso, aproveito para dar os parabéns a Sérgio Coutinho Nogueira, eleito por aclamação para a presidência da entidade.

O MATUNGÃO NA LUTA

Quando entrei pela primeira em O Globo, em 1973 (faz tempo), era uma página inteira e pelo menos mais oito jornais tinham equipes de turfe. Quando retornei ao jornal, em 1987, ainda o espaço era muito bom. Ao longo do tempo a cobertura foi minguando até chegar ao que tínhamos há algumas semanas. E, apenas O Globo ainda publica alguma coisa sobre turfe. Há tempos vinha tentando trocar os programas, com apenas indicações (asteriscos) por matéria. Pelo menos explicaria a razão de estar marcando aqueles três corredores. Na semana passada, finalmente, a editoria concordou em mudar. Espero que siga assim e que o turfe, nem que seja aos poucos, retome seu lugar na mídia...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: