terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Felicidade da menina


É a alegria do Capitão

A Prova Especial João Vieira, em 1.600 metros, grama leve, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Prova destinada a éguas de 3 anos e mais idade, reuniu apenas seis competidoras. Confirmando o favoritismo do público, Felicce Bambina, que já havia figurado com destaque em provas importantes de sua geração, levou a melhor. Diante da impossibilidade do jóquei contratado (Valdinei Gil), cumprindo suspensão, a montaria foi dada ao líder da estatística, Vagner Borges. Numa reta final empolgante, Felicce Bambina atropelou junto com a mais velha Jerez e as duas proporcionaram bela disputa, com vantagem, no disco, para a favorita. A ganhadora, filha de Capitão Bank e Princess Henessy, é de criação e propriedade do Stud Capitão e foi preparada no centro de treinamento Brejal por Cláudio Peixoto Almeida, o Magrão. Para o percurso o tempo assinalado foi 96s33, com cerca móvel de 8 metros. Esta foi a terceira vitória de Felicce Bambina (primeira clássica), em 10 apresentações. A registrar a presença no pódio de Luiz Edmundo Cardoso Barbosa e Regina, assim como os filhos do homenageado, meus amigos João Guilherme e Cristina Vieira.

Desejada Tóta mostrou superioridade

O destaque do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Joiosa, em 1.000 metros, grama leve, para éguas de 3 anos e mais idade. Mostrando superioridade e bem dirigida por Vagner Borges (ganhou as duas provas importantes da semana), Desejada Tóta venceu com autoridade, não dando chance às adversárias. Arrancou na hora certa e dominou o páreo sem esforço, assinalando o ótimo tempo de 55s79. Nos metros finais atropelaram juntas Ukraine Love e Bárbara do Truc, com ligeira vantagem para a primeira, que terminou na formação da dupla. No entanto, Marcelo Soares reclamou de prejuízos e a Comissão de Corridas desclassificou a defensora do Haras Anderson do segundo lugar. A registar a corrida de Folow, que largou na frente, livrou vários corpos e só entregou a rapadura nos 150 metros finais. Desejada Tóta é filha de Distorted Humor e Nauilly, criada na Argentina pelo Stud TNT e pertence ao Stud Alvarenga. No preparo, primoroso como sempre, Júlio Cézar Sampaio.

Gorino, um cavalo de ferro e dos sonhos

Desde o início da campanha, quando ainda era do criado Sérgio Peixoto de Castro Palhares, o cavalo Gorino mostrou que era um bom corredor. Depois, passou a defender as cores do Stud Palurape e seguiu vencendo corridas. Há algum tempo de propriedade do Stud Amigos da Barra, o filho de Dodge e Eva Carter continua sua trajetória de vitórias. Se não obteve o sucesso esperado na esfera clássica, tem se mostrado um corredor extremamente fiel e útil. No último domingo, mais uma vez favorito, não decepcionou e venceu um handicap com autoridade, mesmo deslocando 61 quilos e assinalando o tempo de 95s43, sob a direção de Dalto Duarte. Apresentado pelo campeão Dulcino Guignoni, Gorino obteve a 11ª vitória da campanha, onde constam, ainda, 19 colocações, em 39 apresentações. Aos 7 anos, deixa claro que é um cavalo de ferro, e dos sonhos de qualquer proprietário. E ainda tem mais para mostrar.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A inteligência é o único meio que possuímos para dominar nossos instintos" (Sigmund Freud)
Rapidinhas

* Marcelle Martins vai voltar e com a corda toda. Acabou a moleza para a gurizada. Que venham mais vitórias.

* Nesta quarta-feira (29) no tattersall de Cidade Jardim, mais um leilão sensacional da Pro Horse. Animais em treinamento e virtual de reprodução. Ótima oportunidade para pequenos proprietários e também para criadores. Transmissão da TV Turfe, TV Jockey e internet.

* Alguns jóqueis e aprendizes curtiram o carnaval em Búzios. Mais que merecido esse curto espaço de folga para os meninos que trabalham diariamente. Vi, numa rede social, uma foto de alguns deles “fantasiados”. Até pensei em publicar, mas preferi poupá-los do vexame.

* Outro que teve um carnaval animado foi meu amigo e parceiro André Cunha, também campeão pela Unidos da Tijuca. Salve Paulo Barros. Minha Portela fez bonito e garantiu o desfile das campeão no último pulo.

* Ricardinho segue na busca pela retomada da liderança do turfe mundial. Sofreu queda na segunda-feira, sem maiores consequências. A torcida é grande.

* O calor que vem fazendo no Rio é algo assustador. Os cavalos alojados na Gávea sofrem também com isso. O Horário de Verão acabou, mas só o horário, pois o verão segue firme e forte.

* Sou locutor e não croupier, mas incentivar o turfista a apostar é fundamental. Afinal, o turfe depende das apostas e nada vai mudar isso.

* Aos inúmeros amigos tricolores que tenho, os parabéns pela conquista da Taça Guanabara. Já não era sem tempo, pois já se iam 19 anos. Aos vascaínos 100% resta a Taça Rio. Agora, os carecas da colina que cuidem da cal...vice.


O MATUNGÃO VIBROU

Não canso de repetir que passar na frente é uma emoção inexplicável. E quando um amigo ganha corrida, vibro junto. E se acontece uma dobradinha, então, aí é satisfação dupla. E foi o que aconteceu ao amigo Márcio Kleber Pereira Torreão da Costa, na última segunda-feira. Vitória de Golden Gadget e segundo da Isaraz. Márcio, médico renomado, torcedor fervoroso do Flamengo, é um apaixonado pelos cavalos de corrida e pelas corridas de cavalo. Vitória mais que merecida e alegria registrada para sempre. Ao amigo, os parabéns pela conquista e que outras vitórias venham, pois merece todo sucesso que seus corredores possam proporcionar. Valeu mesmo amigo!

O MATUNGÃO RELEMBRA

As vezes, neste espaço, gosto de repetir alguns tópicos que escrevi em colunas anteriores. Relendo coisas antigas, fico impressionado como são tão atuais. Vou relembrar algo que escrevi em 17 de setembro de 2008. Aí vai: É preciso fazer justiça aos excelentes resultados que têm sido obtidos pelo treinador Darci Minetto. Com um número reduzido de corredores, no CT Paraíso, o gaúcho vem dando show. Levou sua “máquina” Aromatic Lady à Cidade Jardim e esfregou os adversários. No último domingo com a égua Perversa Paixão, do Stud Valbom do “seu Antônio”, conseguiu vitória convincente, em turma braba, com rateio de fazer qualquer apostador comemorar mais que pinto no lixo.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.


Nenhum comentário: