terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O jovem Famous Nick


Desacatou os mais velhos

A principal atração do programa do último domingo, na Gávea, foi a Prova Especial Old Master, em 1.600 metros, areia leve, para corredores de 3 anos e mais idade. Mais novo do lote e nem por isso levando tanta vantagem no peso, Famous Nick, literalmente, largou e acabou. Em momento algum tomou conhecimento dos adversários. Vagner Borges não teve muito trabalho. Netbook, que estava uma pintura no cânter, atropelou para formar a dupla, deixando o favorito Loulé apenas na terceira colocação. Olympic Man e Haraquirí completaram o placar. O ganhador, por Dubai Dust e Jasminees, criação do Haras Fronteira, de Mariozinho Moglia, pertence ao Stud 29 de Agosto e foi apresentado em forma soberba por Leopoldo José Cury. Esta foi sua terceira vitória em oito apresentações. Famous Nick marcou 98s21.

Tenente Dodge veio passear na Gávea

Na corrida de sábado o destaque ficou por conta da Prova Especial Talvez, em 1.200 metros, areia leve. Com o campo reduzido de apenas quatro competidores, o tordilho Tenente Dodge passeou na pista do Hipódromo da Gávea, somando mais uma vitória a seu interessante cartel. Largou na frente, tirou boa vantagem e rumou para o disco em ritmo de cânter, com Henderson Fernandes fazendo posição. Zarco, seu companheiro de farda, atropelou e formou a dupla à distância, garantindo a dobradinha do Stud Palurape, de Roberto e Fernando Campos. Our Magee e Quero Alegria chegaram a seguir. O ganhador, por Dodge e Energicamente, criação do Haras Anderson, assinalou o bom tempo de 73s07. Esta foi a nona vitória do tordilho, em 16 apresentações. Osmar Loezer respondeu pela apresentação do corredor, preparado no Vale do Marmelo.

Vasquinho é só alegria com Stockholder

No feriado da última sexta-feira foi disputado o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, prova do Grupo III, em 2.200 metros, areia macia. No dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, a festa foi do amigo Vasquinho, uma vez que seu Stockholder voltou a dar alegria e venceu de forma categórica muito bem levado por Marcos Mazini. O alazão mostrou superioridade e não deu chance aos adversários. Em ótima exibição, Grapette Repete ficou com a formação da dupla, enquanto Doutor Marcos, Super Purse e Take de Money completaram o placar. O ganhador é um filho de Dancer Man e Sweet Biscuit, criação do consagrado Haras São José da Serra e foi apresentado pelo campeão Dulcino Guignoni. Stockholder obteve a sexta vitória da campanha e assinalou o tempo de 140s16.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“O tambor faz muito barulho, mas é vazio por dentro." (Barão de Itararé)

Rapidinhas

* É impressionante a forma atual do cavalo Icone Best, que venceu no último domingo, permanecendo invicto na grama da Gávea em quatro apresentações. Foi apresentado por Marcelo Borioni.

* Todo mundo sentiu falta de Marcelle Martins nas corridas do último fim de semana. Cumprindo suspensão, a joqueta só deve retornar no início de fevereiro. Faz falta nas carreiras, sem dúvida.

* Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, corrida diurna em Cidade Jardim. Na carreira principal, Morena Matte, do turfe carioca, dirigida por Dalto Duarte.

* E após as corridas, leilão de animais em treinamento da Pro Turfe, com cerca de 60 corredores. Boa oportunidade para proprietários reforçarem seus plantéis.

* Na última sexta-feira esteve na Gávea, Artur Almeida. Turfista antigo, proprietário, comentarista e comissário de corridas no Jockey do Paraná, veio rever amigos e a terra que conhece muito bem.

* Começa no próximo fim de semana, na Gávea, a Copa de Amadores. Com certeza, mais uma vez, casa cheia no domingo. Familiares e amigos dos participantes irão torcer por seus “pilotos”.

* Burning Out, no último páreo de sábado, marcou mais uma vitória para a farda de Thomas Weda Spalding, catedrático de São Paulo e proprietário apaixonado pelas corridas e pelos cavalos. Parabéns por mais esta conquista.

* Começou o Cariocão 2012 e todos os grandes venceram. Pelo menos até o meio desta semana os “azucrinadores de plantão” vão ficar quietos, sem encher a paciência alheia.

O MATUNGÃO VIBROU

Na vida, em todos os setores, tudo se refere ao momento. Em passado recente, só se falava e comentava em todas as rodas de turfe, sobre o fenômeno Henderson Fernandes. Passagem meteórica pela categoria de aprendiz, disputa por estatística logo no primeiro ano de atividade e tudo mais. Luzes, refletores, manchetes e só dava o garoto de Realengo. De repente, parece que o foco saiu do menino que, em minha opinião, não desaprendeu e continua dando ótimas direções. Mesmo montando menos, tem vencido carreiras com estilo e honrando o contrato com o Stud Palurape. Sigo afirmando que se trata de um piloto de exceção e só torço para que se cuide e mantenha o peso. Outro dia, numa repesagem, me assustei com seus pouco mais de 55 quilos. O problema do peso já tirou das pistas grandes jóqueis e ainda vem atormentando outros excepcionais pilotos. Esta semana vibrei com algumas direções do amigo do Eduzinho.

O MATUNGÃO NA ESTRADA

Cheguei a comentar por aqui, na última semana, que estava interessado em uma égua inscrita num claiming de Cidade Jardim, mas acabei desistindo. Tive meu primeiro corredor em 1974 e, sempre que pude, mantive a farda em atividade. Completou um ano da última vitória da jaqueta rubro-negra, com Inocêncio e depois que o mandei curtir uma vida mansa num sítio, não tive cavalos. Mas a paixão é maior que o bom senso e decidi voltar. E com tudo. Por isso, vou aproveitar este feriado de quarta-feira para viajar pra Sampa, de olho em alguns páreos de claiming e no leilão do Léo, à noite. Com toda certeza vou voltar de lá com um ou dois na bagagem. Pois é “seu” Junior, prepare os boxes que tem novidade a caminho. Não adianta, pois jamais cumpro a promessa de não ter mais cavalos...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: