terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Energia Davos foi um


Presente de aniversário

A principal atração do programa do último domingo, na Gávea, foi o GP José Buarque de Macedo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, para potros de 3 anos. A carreira, preparatória para a etapa inicial da Tríplice Coroa de machos, teve campo cheio, com 18 concorrentes. Mesmo vindo de atuar em percursos mais alentados, o tordilho Energia Davos deu demonstração de superioridade, vencendo com firmeza, numa direção principesca de Carlos Lavor. Este ainda mais iluminado no último domingo, venceu várias carreiras. Preparado por Givanildo Duarte, aniversariante do dia, o filho de Torrential, de criação e propriedade do Haras Estrela Energia, deixou claro que será um concorrente seríssimo na disputa pelo título. Tavares Rico, preparado na Gávea por Paulo Salas, fez um corridão e formou a dupla. O paulista Psarou, Fly Boy e Villeron completaram o marcador.

Uma vitória firme e com tremendo estilo

O destaque da programação de sábado foi o GP Roger Guedon, do Grupo III, em 1.600 metros, grama. Carreira preparatória para a etapa inicial da Tríplice Coroa de potrancas, a prova teve campo seleto, com 15 participantes. O que se viu foi uma demonstração de categoria e superioridade de Old Tune, muito bem conduzida por Marcelo Cardoso, com a tranquilidade de sempre e a certeza de que estava montando uma barbada. Apresentada por Venâncio Nahid, a filha de Wild Event e Chanson Por Julia, criação e propriedade do Haras Internacional, deixou claro que será uma séria candidata para abrir o caminho do título. A se destacar as ótimas apresentações de Kiss Me Dear e Huellas de Arena, que decidiram o segundo lugar na fotografia, com diferença pequena em favor da defensora do Haras Santa Maria de Araras. Desejado Ape mostrou grande evolução.

Não sei se foi sorte ou “inhaca”

Já faz quase um ano que estou sem um bicho para defender a farda. O velhinho Inocêncio foi o último e deu alegria. Gosto muito de comprar em São Paulo, pois dependendo da enturmação, sempre é bom negócio. Há semanas venho estudando a revista e sempre de olho numa boa compra. Enfim, achei uma égua que poderia servir e ela estava inscrita num claiming, na última segunda-feira. De folga, decidi dar um pulo na capital paulista. Não só para tentar comprar a égua como também para rever os muitos amigos que tenho por lá. Enfim, após o almoço fui tentar comprar a passagem pela internet e descobri que não havia voos em nenhuma companhia, saindo do Santos Dumont. Aí, sem disposição de ir para o Tom Jobim, desisti. Encurtando, a égua “quebrou” no percurso. Já tenho outra em vista, mas já “tô cabreiro”. Eu hein!

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda." (Mário Quintana)

Rapidinhas

* Domingo foi dia do Carlos Lavor, que estava com a corda toda. Já na segunda-feira, brilhou a estrela da jovem Marcelle Martins, que venceu cinco dos dez páreos disputados e ainda obteve colocações.

* Que forma se encontra o cavalo Gorino, que no domingo deu mais um show ao vencer em turma forte, com extrema facilidade. Preparo nota mil do campeão Guignoni e festa para o Stud Amigos da Barra, do Mauro e do Bruno, proprietário do filho de Dodge e Eva Carter.

* Corridas diurnas nos feriados de Rio e São Paulo. Sexta, na Gávea, comemorando o aniversário da cidade e o dia de São Sebastião. Dia 25, em Cidade Jardim, também na festa de aniversário da capital paulista. Ótimas programações.

* Aniversariou no último dia 14 o amigo e parceiro André Cunha e a comemoração começou no Chico & Alaide e seguiu a semana toda. Um forte abraço e saúde para o pai do Dieguinho.

* Sexta-feira voltam as corridas no Tarumã, com programação interessante. Bom trabalho aos companheiros.

* O Stud Capitão, do meu amigo Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, contratou o jóquei Valdinei Gil, um dos excelentes pilotos do turfe carioca. Dono de perfeita noção de percurso, certamente dará muitas alegrias à farda já consagrada
.
* Semana passada estive com o amigo Alcebíades Azevedo em seu Stuzzi, no Leblon. Conversa extremamente agradável sobre turfe, que levou horas. E durante todo papo, acompanhamento de uma série de Heineken, megas geladas. Tudo de bom. Haverá replay, com certeza.



O MATUNGÃO VIBROU

Durante décadas, o turfe viveu da paixão das famílias. Os pais passavam para os filhos e as gerações mantinham a tradição. Mas o mundo mudou. As opções para outros esportes cresceram e nem todos os descendentes de turfistas deram sequência ao amor pelas corridas de cavalos e pelos cavalos de corrida. Para que continue acesa a chama, precisamos da renovação. Já até escrevi uma vez sobre isso, mas vibro cada vez que vejo a empolgação e amor pelos corredores que tem o Gonçalinho. No último sábado, sua alegria era contagiante após a vitória categórica de Old Tune no GP Roger Guedon. No pódio, ao receber a taça, sorria orgulhoso. Que siga assim e que outros jovens possam curtir o fantástico mundo deste esporte que fascina e emociona.

O MATUNGÃO E AS LUTAS

Bom, o assunto não tem nada a ver com turfe, mas está na moda. Fã de boxe, até por influência do meu saudoso pai, assisti lutadores memoráveis, como Muhamed Ali, Joe Frazier, Sugar Ray Leonard, George Foreman e Julio Cezar Chavez. Ainda na adolescência, lembro do brasileiro Éder Jofre. Nunca fui muito com o estilo do Mike Tyson. Enfim, o boxe pra mim é fantástico. De alguns uns anos para cá começaram a ganhar vulto e a mídia os UFCs, MMAs e mais letras do alfabeto. Porradaria de todo jeito. Aliás, não é novidade, pois a luta livre existe há séculos. Confesso que preferia o Telecatch, com as palhaçadas do Verdugo, Tigre Paraguaio, Ted Boy Marino e companhia. Agora, quero deixar bem claro que não sou absolutamente contra quem curte e vibra com estas modalidades. Até vejo uma explicação para o fato. O brasileiro precisa tanto de ídolos que, depois da morte do Ayrton Senna e da parada do Guga, só sobraram Vitor Belfort, Anderson Silva e José Aldo para torcer. Mesmo que seja apenas na base da porrada. Afinal, por Massa e Barichello tá difícil e o povo já desistiu...Chega!
As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: