terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Foi uma abundância de chutes


E os adversários não resistiram 


A principal atração da corrida do último domingo, na Gávea, foi o Clássico Júlio Cápua, em 1.600 metros, grama, para corredores de 3 anos e mais idade. Vindo, simplesmente, de vencer a milha internacional, Plenty of Kicks abriu a pedra devolvendo o capital. E em corrida confirmou todo seu favoritismo, desta vez correndo perto, em quarto, a puro galope. Na reta, apenas ajustado por Valdinei Gil, passou de viagem e venceu com grande autoridade, obtendo a quarta vitória em cinco apresentações. Júlio Cezar Sampaio apresentou o filho de Crimson Tide e Pleni Turbo, de criação e propriedade do Stud São Francisco da Serra, em forma exuberante. É um corredor de primeira e, certamente, um candidato forte à Tríplice Coroa no ano que vem. Ah, para quem não entendeu o título, a tradução do nome do vencedor é "Abundância de Chutes".

Quem é bom recebe o 13º antecipado...

Já na corrida de sábado o destaque ficou por conta do Clássico Dia da Justiça, em 1.000 metros, grama, para corredores de 3 anos e mais idade. Novamente em pista o campeão de velocidade do turfe carioca, Desejado Thunder, uma verdadeira máquina de correr. Não teve para ninguém e o filho de Durban Thunder e Glorious Magee, criação e propriedade do Stud Alvarenga deu mais um show. Nenhum trabalho para Vagner Borges e apresentação de luxo, como sempre, do Alemão. Esta foi a 13ª vitória deste fenômeno, em 17 apresentações. Dá gosto vê-lo correr. Para os turfistas, uma grande alegria saber que continuará por aqui, aos olhos de todos, para buscar ainda outras vitórias importantes.

Está chegando a hora do Pellegrini

Foi com tristeza que veio a notícia de que Too Friendly não participará do GP Carlos Pellegrini, dia 17 deste mês, na Argentina. Ricardinho ficou a pé, mas logo logo vai arranjar montaria com chance, é a pura verdade. Mas tivemos outra surpresa boa com a confirmação da presença de Sal Grosso, que já fez corrida espetacular fora do país, mais precisamente no Chile. Tem também o Veraneio, do mesmo "time" do Xinxulin e seria show ver Petrochinski bicampeão. O Anakin, que não é o Skywalker, também pode surpreender e dominar o Darth Wader portenho. Le Kinoplex é suplente, mas a fase do Alemão é tão boa que na hora H é capaz de arrumar uma vaguinha...

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos." (Carlos Drummond de Andrade)

Rapidinhas

Na última noturna da Gávea, após duas partidas espetaculares de Marcelle Martins, indo para a ponta, mandei um "E a Menina Gasolina" de novo na ponta. Gostei. Se vai pegar ou não isso é outra coisa. Agora, a garota está largando como poucos.

Aniversariou na última segunda-feira o enfermeiro João, que há muitos anos presta serviços ao Jockey Club Brasileiro e é amigos de todos nós. Para ele, toda a feliciade do mundo.

Foi homenageado pelo JCB na corrida de segunda-feira o fotógrafo de O Globo, Ivo Gonzales. Quem gosta de fotografia deveria dar uma olhada no site do amigo e companheiro de jornal. O endereço é www.ivogonzales.com

Recebi na cabine, na última sexta-feira, o ator da Rede Globo e produtor musical Daniel Bauerfeldt, turfista de carteirinha desde criança. Tá sempre ligado nas carreiras.

E no último sábado, comemorando o natalício, redescobri a Urca. Que maravilha tomar chopinho perto das águas calmas. E depois, aquela picanha fatiada no Garota da Urca. Show de bola!

Por falar nisso, gostaria de agradecer a todos os amigos que mandaram mensagens pelas redes sociais. Não sei se mereço tanto carinho. Melhor de tudo foi ninguém acreditar a idade verdadeira. Só palpites para menos. Esses são amigos verdadeiros...Como sou muito sincero, são 57, bem vividos.

Ser vice é que nem receber medalha de prata em olimpíadas. O bronze você disputa e ganha, mas a prata você recebe por ter perdido o primeiro lugar. Mas essa é a nossa cultura, não tem jeito. Ou é primeiro ou último. Fazer o que?

O MATUNGÃO VIBROU

Assistindo a mesa do turfe no último sábado, apresentação do amigo Jair Balla, vibrei com a participação do excelente João Moreira, o "Fantasma de Cidade Jardim". Jóquei vitorioso, hoje brilhando em Cingapura, mantém a mesma humildade dos grandes campeões. Não se refuta a comentar o início da carreira, quando muitos sugeriram que tentasse outra profissão, agradece a quem o ajudou e cita, com orgulho, sua persistência e grande vontade de aprender. Um show a entrevista, sempre conduzida com maestria pelo craque Jair. Torço muito para que esse rapaz siga brihando fora do país e que retorne, para brindar a todos nós com suas "fantasmagóricas" direções. Parabéns!

O MATUNGÃO RELEMBRA

Voltando à série o matungo relembra textos antigos, fomos buscar mais um, publicado em novembro de 2008 e que vale até hoje, uma vez que os personagens continuam na ativa. Lá vai:
O que há de mais bonito no turfe, apesar de tudo, é a dedicação de alguns apaixonados turfistas, que se mantém como proprietários ao longo do tempo. Senhores que já passaram fácil dos 60 mas continuam tendo seus cavalinhos para torcer e vibrar. Gostaria de destacar dois, muito queridos e com uma legião de amigos e torcedores de suas fardas. Um deles é o Zé Maria, do Stud 30 de Junho, que adora comentar suas inscrições e os resultados dos defensores de sua blusa.  O outro é o Valdir, do Stud BRTV, que está sempre animado e esperançoso. Apesar da pouca renovação que existe no turfe, são pessoas assim que mantém a chama acesa...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

2 comentários:

Olavo Rosa Filho disse...

Peço licença para sugerir um slogan menos pejoraivo para a menina Marcelle, que tal Garota Foguete ?
Um abraço.

Anônimo disse...

Gasolina é de lascar. Lembra as Marias Gasolinas da vida. Parabéns pelo blog, toda semana espero ansioso pelas novidades.