terça-feira, 8 de novembro de 2011

Stockholder, o maior acionista

Da Coudelaria Barcelona

A Prova Especial Jayme Augusto de Vasconcellos, em 1.900 metros, areia, foi a principal atração da corrida do último sábado no Hipódromo da Gávea. Favorito da crônica e dos apostadores, o bonito alazão de cara branca, Stockholder, não bateu no bico. Recentemente adquirido ao Haras São José da Serra, o filho de Dancer Man e Sweet Biscuit não tomou conhecimento dos adversários. Sem dar qualquer trabalho ao jóquei Ilson Correa, o defensor da Coudelaria Barcelona, derrotou Talk Show por vários corpos. Morena Matte foi a terceira colocada. Como a meta para Stockholder era correr o Bento Gonçalves, Correa não sofreou no disco e deixou o alazão correr até a milha, num treino de 2.200 metros. Mas, após o páreo, com exaustão, frustou o amigo Vasquinho da foto da vitória. Mas mestre Guignoni certamente dará um jeito. Ah, para quem não entendeu o título, a tradução de stockholder é acionista...

Vagareza Queen em final de muita emoção

Já na corrida de domingo, na Gávea, as emoções ficaram por conta da Prova Especial Bucarest, em 1.000 metros, grama. Numa reta espetacular, quatro competidoras "deram fila de vitória", como costumam dizer meus amigos paulistas. A chegada foi empolgante, com vantagem para Vagareza Queen, em mais uma primorosa direção de Ilson Correa (um tremendo jóquei). Desejada Tóta atropelou forte e superou a favorita Que Clase, formando a dupla. Spacecraft, que ponteou boa parte, cansou um pouco e chegou em quarto, "agarrada". Gostei muito da corrida de Bárbara do Truc, que reaparecia de uma ausência de seis meses, estava sobrecarregada no peso e não teve um bom percurso. Foi a quinta colocada. Vagareza Queen marcou mais um ponto clássico para o Haras Anderson. Apresentação, como sempre, de luxo de Adélcio Menegolo.

Too Friendly, Ricardo, Veraneio e Araras

O sábado passado foi de gala no Hipódromo de Cidade Jardim. Destaque para o Derby, além de outras provas clássicas e o reaparecimento do craque Too Friendly, pela primeira vez como o campeão Jorge Ricardo no dorso. O agora defensor do Stud Patylippe, correndo com Lasix pela primeira vez, fez teste para o GP Carlos Pellegrini e passeou na raia. Como diria meu amigo Jair Balla: "Como corre essa criança". Ricardo gostou. No Derby, uma vitória linda de Veraneio, mostrando categoria e superioridade. Os "cariocas" Le Kinoplex e Invictus foram terceiro e quarto colocados, respectivamente. Assim como aconteceu com Marcos Mazini, no Rio, o jóquei Francisco Leandro foi tríplice coroado, uma vez que venceu com Kará de Birigui as duas primeiras etapas e agora com Veraneio. A razão do "Araras" no título? Simples, é o criador de Too Friendly e Veraneio, além de uma centena de outros super corredores.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"As pessoas boas dormem melhor à noite do que as pessoas más. Claro, durante o dia as pessoas más se divertem muito mais" (Woody Allen)

Rapidinhas

Amigo Mauro Flores manda e-mail dando opinião sobre a montaria de Too Friendly. Respondi dizendo que para mim a escolha foi absolutamente correta.

Gostei muito da estréia vitoriosa do potro Hull Hite, defensor do Stud Gaivota, do meu amigo Alcebíades. Será um substituo à altura para o Pieces Me Ov? Vamos aguardar.

Lucas Eller venceu duas carreiras no sábado, por intermédio de Fair Class e Vientos Del Aire. Aos poucos, vai mostrando que vale a pena abrir mão de muita coisa para treinar. Passar na frente é a maior recompensa.

Após um curto jejum, renovando o plantel, meu amigo Johnny, do Stud Golden Horses, mandou três para o barbante na corrida da última sexta-feira. Quick Cat, Pride Runner e Perrengue não deram susto. Foi a festa do Pick 3. Parabéns ao amigo.

No próximo dia 20 a grande festa do turfe gaúcho, com a realização do GP Bento Gonçalves. Tomara que seja tão boa como foi a do GP Paraná. É o outro Grupo I em pista de areia do turfe nacional.

Continuo afirmando que o time de jóqueis do turfe carioca é de primeira linha. Mesmo tirando as estrelas, bons pilotos ganham lindas carreiras quanto têm oportunidade. Esta semana Renato Costa deu um show com Yonara Di Job.

E o campeonato brasileiro continua o mais emocionante de todos os tempos. Líder perde para o lanterna e coisas do gênero. Ninguém, em sã consciência, arrisca o nome do campeão.

O MATUNGÃO VIBROU

Dizem que o turfe não tem memória e digo que o turfista, menos ainda. Há bem pouco tempo só se falava um nome na Gávea: Henderson Fernandes. O menino de Realengo que virou fenômeno, liderando estatística ainda como aprendiz, recordista e genial. Isso parece ter durado até o GP Brasil. Bastou passar a montar menos e ganhar pouco que até críticas absurdas surgiram. Aliás, apostador critica com o bolso, não tem jeito. Pois bem, na última segunda-feira, Henderson montou em seis páreos e ganhou cinco, chegando em segundo lugar com a montaria restante. Ele não desaprendeu e continua sendo ótimo jóquei. Agora, só me preocupei com uma coisa. Seu peso líquido após os páreos, girava em torno de 55 quilos. Já pesou bem menos. Portanto, é cedo que se controla isso, para não sofrer como alguns pilotos de ponta de nosso turfe, que vivem brigando com a balança. Parabéns garoto, que mais vitórias venham.

O MATUNGÃO E A MÚSICA

Sábado passado, na cabine do Jockey, tive o prazer de receber a visita do amigo Antônio Villeroy, que foi almoçar com a família no hipódromo e aproveitou para um papo rápido. Para quem não conhece, Totonho é músico, compositor e cantor. Viveu muitos anos na Europa e ao retornar ao Brasil, foi assistir a um show de Ana Carolina, em Belo Horizonte. Na platéia, escreveu uma letra e após o espetáculo, foi ao camarim, se apresentou e disse ter escrito aquilo para ela. Simplesmente era a letra de Garganta. Ali nasceu uma grande parceria que inclui Pra Rua Me Levar e outros sucessos. Totonho, gaúcho, tem CD e DVD gravados e já compôs para muitos intérpretes. Foi um grande prazer rever o amigo. Só pra constar, a minha preferida é "Amores Possíveis", que foi tema de filme...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: