terça-feira, 15 de novembro de 2011

Do jeito que corre deveria

Se chamar General Dodge

O GP Nestor Jost, do Grupo III, em 1.200 metros, areia, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Após a divulgação do campo, notava-se que a competição tinha aspectos interessantes. Primeiro a volta do craque Desejado Thunder à pista de areia, onde já vencera, mas há muito não competia. Depois, a presença de Kito Hope, retornando à curta depois de muito tempo (fato mais que explicado pelo Felipe Souza). E, ainda, para encarar essas duas feras, o tordilho Tenente Dodge, que não brinca no tiro curto. Bom, o que seviu foi uma vitória contundente do defensor do Stud Palurape, que não deu chance aos adversários. Kito Hope fez um corridão, finalizando em ótimo segundo lugar. Desejado Thunder não foi o mesmo e obteve apenas a terceira posição. O tempo foi fantástico e tordilho correu sob a responsabilidade de Osmar Loezer, com a supervisão de Adriano Lobo. Show!

Union Lake confirmou favoritismo

Já na corrida de sábado, na Gávea, a principal atração foi a Prova Especial Mossoró, em 1.300 metros, grama. Campo reduzido e um grande favorito. Depois de algumas tentativas contra as feras do quilômetro, correndo bem, Union Lake pegou um páreo camarada. E não deu susto, pois largou e acabou, vencendo em tempo bom e com autoridade. Sugiro e Monday Blues fizeram uma bela disputa pela formação da dupla, com ligeira vantagem para o "cara branca" do Stud Bons Companheiros. Union Lake, que pertence ao Stud Amálgama, contou com a direção de Jorge Leme e foi apresentado por Cosme Morgado Neto. Um detalhe a ser registrado: os dois ganhadores dos clássicos do fim de semana são de criação do Haras Anderson.

Domingo é dia do GP Bento Gonçalves

No próximo domingo será realizado o GP Bento Gonçalves, maior prova do turfe gaúcho. Todas as atenções do turfe estarão voltadas para o Hipódromo do Cristal, uma vez que, assim como ocorreu na disputa do GP Paraná, os Jockeys Clubs do Rio e de São Paulo não realizarão suas programações. Na prova principal, Stockholder, que vem de vitória fácil na Gávea, será um osso duro de roer e o turfe carioca ainda tem na prova Grapette Repete e Haraquiri. Progamação muito interessante e outras provas clássicas com campos atrativos. Realmente vale a pena conferir a festa dos gaúchos. É torcer para um dia de sol, um grande público e um recorde apostas. Sucesso é o que a gente deseja para a diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos." (Sigmund Freud)

Rapidinhas

Meu amigo Victor Lahass foi 100% na noturna de segunda-feira. Duas inscrições (Redford e Maria Duda) e duas vitórias. Muita alegria e muita festa. Ele merece e está colhendo frutos do trabalho do dia-a-dia.

Alguns aniversariantes na última semana. A amiga e jornalista Débora Almeida e o aprendiz Carlos Henrique. Os parabéns do matungo.

Escrevo a coluna pela manhã, antes da corrida do feriado. Apesar do tempo feio, vale a pena ir ao Jockey. Duas provas de Grupo (Comparações) e careiras interessantes. Eu vou, pois trabalho na programação.

O Stud Alvarenga já está colhendo resultados em sua seção paulista e semana passada Super Purse venceu de ponta a ponta a Prova Especial Dark Brown. Preparo nota 10 do excelente Nilson Lima e direção de Francisco Leandro, que é o novo papatudo no Hipódromo Paulistano.

Notícias dando conta que Fortaleza voltará a ter um hipódromo. Lembro da tradição do Pici, palco de grandes provas. Os cearenses são apaixonados pelas corridas.

Existem proprietários que vencem muitas corridas e estão sempre reforçando seus plantéis em páreos de claiming. Posso destacar dois que são especialistas nisso: João Verçosa do Stud Golden Horses e o Manoel, do Stud Seralúcia.

Independente de quem será campeão brasileiro (faltam só quatro rodadas), posso afirmar, com a experiência de quem acompanha futebol há quase 45 anos, que temos dois craques atuando neste brasileirão. Craques mesmo: Neymar e Dedé.

O MATUNGÃO VIBROU

Durante a programação do último sábado, na Gávea, eu e André Cunha recebemos a visita do jornalista Victorino Chermont, do Sportv. Turfista tardio, como ele mesmo se entitula, hoje é mais um apaixonado pelas coisas do turfe. Um dos responsáveis pelo belíssimo programa Sportv Repórter, que mostrou haras em Bagé, além de focar em jóqueis brasileiros que brilham no exterior, Victorino disse que continua disposto a mostrar um outro lado do esporte, que emprega muita gente e é uma atividade movida, principalmente, pela paixão. Aos sábados vem ao hipódromo com o filho, que adora brincar no espaço e um passeio pelas vilas é obrigatório. Repórter experiente, Victorino é mais um aliado de porte nessa nossa luta em recrutar jovens para o turfe. Vibrei com a presença e com a entrevista do amigo, que prometeu, em breve, novas reportagens.

O MATUNGÃO RELEMBRA

De vez em quando gosto de postar um flashback por aqui. Agora vou reproduzir um pequeno texto que escrevi em dezembro de 2008. Foi assim: Quando se aproxima o fim do ano todo mundo só pensa em duas coisas: Natal e Reveillón. A comemoração natalícia é sempre em família, muita comida, bebida (todas) e as maravilhosas rabanadas, que minha saudosa e querida mãe fazia como ninguém. Uma semana depois vem a passagem de ano. E tome promessa: vou parar de beber (mentira), vou parar de fumar (outra maior ainda) e assim vai. Todo de mundo de branco (coitadas das outras cores) e pedidos de toda ordem. É a lei natural das coisas. Chega dia 1º, todo mundo de ressaca (haja Engov), ninguém cumpre o que prometeu e a vida segue.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: