terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decrire é o campeão


Entre os maratonistas


Uma das atrações da corrida do último domingo, na Gávea, foi o o Clássico Derby Club, a prova de maior percurso do turfe brasileiro, em 3.500 metros, grama. Mostrando uma regularidade impressionante (sempre chega) e muito bem dirigido por Valdinei Gil, o alazão Decrire venceu com autoridade. Além da conquista, por ter somado o maior número de pontos, faturou a Taça Quati (aliás, já havia vencido antes mesmo desta carreira). Criado pelo Stud Capitão, cujo titular esteve presente para receber sua taça, o filho de Nedawi foi apresentado em forma exuberante pelo excelente Manoel Renato Lopes. A decepção do páreo ficou por conta do favorito Tank Boy, que vinha de vitórias seguidas, mas correu menos nesta oportunidade. Gambetero tentou uma tática esperta e acabou ficando com a dupla. Portanto, valeu a pena a disparada inicial.

Le Stresa confirmou o grande favoritismo

Ainda na corrida de domingo, na Gávea, foi disputada a Prova Especial Quiproquó, em 2.400 metros, grama, para corredores de 3 anos, sem vitória em prova de Grupo. Contando com uma direção muito tranquila do menino Henderson Fernandes (esteve numa semana de muitas vitórias), o grande favorito Le Stresa não deu confiança aos adversários e venceu com extrema facilidade. Abordando pela primeira vez o percurso, Poker Face obteve um ótimo segundo lugar, prometendo para o futuro. Outro que mostrou evolução foi Ibrahimovic, o terceiro colocado. O ganhador, que pertence ao Stud Palurape, foi apresentado pelo mestre Dulcino Guignoni. Assim como Decrire, Le Stresa é filho de Nedawi.

Loulé muito fácil na homenagem a Bolonha

Na corrida de sábado a principal atração foi a Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.500 metros, areia macia. Na carreira que homenageia o saudoso Bolonha, um dos maiores cronistas de turfe, levou a melhor o grande favorito Loulé, corrido com calma por Dalto Duarte. No campo de apenas quatro competidores, manteve seu conduzido na última colocação, próximo dos ponteiros. Na reta final passou sem luta e venceu com extrema facilidade. Apresentação de luxo, como sempre, de Cosme Morgado Neto no defensor do Stud Dona Lúcia. Esta foi a sétima vitória do filho de Suspicious Mind, criado pelo Haras LLC, em 21 apresentações.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A única maneira de teres sensações novas é construíres uma alma nova." (Fernando Pessoa)

Rapidinhas

O jovem Carlos Henrique está de malas prontas e vai montar na Índia. Isso mesmo. E, antes que façam graça, montará cavalos e não elefantes...Segundo soube, Henrique já está praticando o hindú.

Aniversaria esta semana o amigo Tiago Josué Pereira, um dos jóqueis brasileiros que estão fazendo sucesso fora do país. Ao amigo toda a felicidade do mundo.

Por falar em natalício (isso é bonito), na sexta-feira muda de idade a querida Marilia Lemos. No sábado será a vez do matungo aqui. Já troquei com Luiz Carlos e vou narrar sexta e segunda. No sábado quero começar cedo...

No último fim de semana a maior festa do turfe pernambucano, com a realização do Bento Magalhães. Vitória de Tatamovitch e grande caravana carioca presente. Karol Loureiro, titulares do Palurape, Lucas Eller e Jorge Olímpio, Valério do São Pedro da Aldeia, Leo Reis e muita gente. Sucesso absoluto. O nordestino é apaixonado por cavalos.

E por falar em Recife, estou pensando seriamente em aceitar o convite do amigo Serginho Paiva (há tempos me convida) e passar uns dias na belíssima cidade. Desta vez acho que vou.

Leilões de animais em treinamento com ótimos resultados nas últimas semanas. Boa opção para proprietários reforçarem seus plantéis e o surgimento de novos studs. Não tenho dúvida que estes leilões são os combustíveis para as formações dos programas semanais dos principais hipódromos.

Semana decisiva para o mais empolgante campeonato brasileiro desde o início da disputa por pontos corridos. Seja qual for o campeão, o fez por mérito e regularidade. E os que vão cair, por falta de um projeto profissional para um torneio tão longo e tão difícil.

O MATUNGÃO VIBROU

Sem dúvida alguma o que me fez vibrar muito na última semana foi a matéria preparada para o Globo Esporte pela TV Globo e veiculada no último sábado. Levar para a pista do Hipódromo da Gávea uma corrida com os três candidatos ao título foi uma idéia genial. A produtora Paula Alvim e toda a equipe prepararam um esquema bem global (até o Globoccop foi acionado) e algo inesperado deu ainda um toque especial no trabalho. Com tudo pronto para o "páreo" entre Corinthians (montado por Leadro Costa), Vasco (Vagner Borges) e Fluminense (Vassourinha), acontece uma queda (obviamente não esperada) que deu um toque de humor, muito bem editado. Depois todo o trabalho feito de novo, deu Vasco. Matérias como esta e a do Sportv Reporter, há algumas semanas, são fundamentais para divulgar o turfe na mídia externa e não têm preço. Um detalhe engraçado foi descobrir que Tadeu Schmidt tem medo de cavalos...

O MATUNGÃO E OS JARGÕES

Outro dia recebi um e-mail de Milton "Vergano" Garcia, sugerindo que escrevesse sobre os jargões criados pelos locutores de turfe e os utilizasse nas minhas narrações. Foram vários que marcaram, como o "Lá vem o Juvenal" do Ernani, o "Pisa no acelador" do Fernando Valente, o "De sirene ligada" do saudoso Vareda. Eu criei o "Ligando as turbinas" e o "Vai despedindo a moçada". Luiz Carlos criou "Vai tirando uma avenida na frente" e a "Cadeira de balanço. Casella tem um seu inconfundível "De bandeira a bandeira o melhor". Enfim, existem outros tantos, mais antigos como os de Teófilo no Rio e Fuad Arida, em São Paulo. Tem o "É agora" do Nilsinho. Quanto a aproveitar todos, não acho que seja boa idéia, a não ser em ocasiões especiais, citando os autores...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Karol Loureiro e colhidas na internet

Nenhum comentário: