terça-feira, 22 de novembro de 2011

Com atropelada fulminante

Ventura Baby leva Grupo II

Uma das atrações da corrida do último sábado, na Gávea, foi o o GP Oswaldo Aranha, do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia, etapa final da Copa de Prata. Muita expectativa na corrida da potranca La Française, que havia feito excepcional exibição pulando da turma para a esfera clássica. Verdena e Perichole, também boas ganhadoras clássicas, mereciam respeito. Mas, mostrando uma evolução impressionante, a vitória pertenceu a Ventura Baby, que como um foguete, passou pelas adversárias para vencer com sobras. Além da prova, ficou com o título, pois foi a que somou maior número de pontos. Direção perfeita do excelente Dalto Duarte e apresentação, como sempre, de luxo de Roberto Solanés. A filha de Belo Colony e Massai Mara foi criada no Haras Santa Rita da Serra e pertence ao Stud Santa Rosa de Lima.

Taleban e Ohwhatalady, vitórias sem susto

Ainda na corrida de sábado, na Gávea, foram disputados o Clássico Justiça do Trabalho, em 2.000 metros, grama e Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, em 1.400 metros, areia macia, para éguas de 3 anos e mais idade. No primeiro, vitória autoritária de Taleban, bem dirigido por Marcelo Almeida. Criação e propriedade de Carlos dos Santos e apresentado por Cosme Morgado Neto. Na prova das éguas, Ohwhatalady obteve vitória tranquila, sem dar susto em seus apostadores. Estrelitza, em ótima exibição, ficou com a formação da dupla. A decepção ficou por conta da outra argentina, Kiss Me Dear, que foi apenas a penúltima colocada. A ganhadora, por Northern Afleet e Brave Lady, criada pela seção argentina do Stud TNT, defende as cores do Haras Nacional, de Armandinho Carneiro e foi apresentada por Leonardo José dos Reis.

Vasquinho e Guignoni roubam a cena no Sul

Com sucesso de público e apostas, foi realizado no último domingo, no Hipódromo do Cristal, a festa do GP Bento Gonçalves, maior prova do turfe gaúcho. E na prova principal, vitória espetacular de Stockholder, dirigido por Marcos Mazini e apresentado por Dulcino Guignoni. Mas a alegria do amigo Vasquinho e o toque mágico de Guignoni não pararam por aí. A Coudelaria Barcelona brilhou também na milha do GP Presidente da República, com a vitória de Aye Lad, montado por Dalto Duarte, que também levou o GP das éguas com Bola Cheia. Não preciso nem dizer o nome do treinador da corredora do Stud Rota 66 (rss). De parabéns a diretoria do Jockey Club do Rio Grande do Sul pela organização e pelo sucesso da festa do último domingo. A ressaltar a estréia do partidor cedido pelo Jockey Club Brasileiro e o trabalho, sempre perfeito de Marcos Carvalho. Malaio acompanhou de perto o alinhamento de todos os páreos.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O grande consolo das velhas piadas são os recém-nascidos..." (Mário Quintana)

Rapidinhas

No feriado da semana passada nem deu para comentar as vitórias clássicas. Isto pelo fato de atualizar a coluna pela manhã, antes da realização da corrida.

Mas no último dia 15 foram disputadas provas do Grupo III, as tradicionais carreiras de comparação de idade, ambas na distância de 1.600 metros, grama.

No GP Frederico Lundgren, para os machos, vitória espetacular do excelente Joe Diesel, marcando a primeira conquista de grupo do aprendiz Vagner Borges. Propriedade do Stud Globo e treinamento de Dulcino Guignoni.

Já no GP Mariano Procópio, para as éguas, levou a melhor Victoria Beach, muito bem dirigida por Dalto Duarte. A defensora do Stud Santa Rosa de Lima (em semana iluminada), foi apresentada por Venâncio Nahid.

A menina Marcelle Martins não montou na última semana e se recupera de um pequeno problema. A fase é boa e ela deve voltar logo a vencer corridas.

Algumas largadas em páreos de 1.000 metros estão se tornando preocupantes. As vezes, quando narro provas neste percurso, no lugar de mandar o "Atenção, largada para o páreo", tenho vontade de dizer: "Atenção, seguuuuuuuura peão".

Faltam duas rodadas para o fim do campeonato brasileiro e parece que a sorte continua com o Corinthians. No último domingo até um filhote de baleia fez gol. Viram como a camisa custou a sair? A barriga travava. Alguém viu o Ronaldinho Gaúcho por aí? Se encontrarem, deixa quieto...

O blog ultrapassou os 21.000 acessos. O que posso dizer é muito obrigado aos amigos que passam por aqui.

O MATUNGÃO VIBROU (I)

Quem gosta do cavalo de corrida e das corridas de cavalo, tem que vibrar quando acontece algo do porte do que ocorreu no último sábado, na Argentina. A expectativa era grande e todos torciam pelo bicampeonato de Mr.Nedawi no GP Dardo Rocha, o Pellegrini de La Plata. Mas, ter que enfrentar alguns dos melhores corredores argentinos e uma égua local invicta, ainda por cima com o monstro Jorge Ricardo no dorso, não seria tarefa das mais fáceis para um cavalo de 7 anos. Mas, em magistral direção de José Aparecido, que conhece o cavalo melhor que ninguém, o defensor da farda do Stud Hole In One foi lá e massacrou os adversários. De parabéns a criação do Haras Old Friends, o proprietário Ricardo Vidigal e o turfe brasileiro. Show de apresentação de João Gabriel Costa, treinador deste fenômeno chamado Mr.Nedawi.

O MATUNGÃO VIBROU (II)

Nestes quase 40 anos de turfe (comemoro ano que vem), fiz alguns bons amigos e sempre torci muito por eles. Quando a farda de alguns deles passa na frente, sinto uma satisfação muito grande, pois sei o quanto se dedicam, investem e amam as corridas. Um dos grandes amigos que tenho no turfe é Luiz Edmundo Cardoso Barbosa e acompanho, praticamente desde o início, o Stud Capitão. Isso desde os primeiros corredores (que nem ganharam) até Pico Central, Canzone, American Night, Re Thong, Capitão Bank (se esquecer este ele me mata) e outros ótimos ganhadores. Nesta última semana, duas vitórias: Delírio de Amor, no sábado e Expresso Love, na segunda. Apresentação perfeita de Cláudio Peixoto de Almeida, o Magrão, que há mais de 10 anos trabalha para o stud. Parabéns! Vibrei com isso.

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira, Planeta Turfe e colhidas na internet.

Nenhum comentário: