terça-feira, 18 de outubro de 2011

Kito Hope é bicampeão na

Milha do GP Salgado Filho

Corredor de extrema categoria, principalmente em pista de areia, Kito Hope deu mais uma demonstração de classe ao vencer, com autoridade e em tempo espetacular, o GP Salgado Filho, do Grupo II, em 1.600 metros, areia pesada, atração principal da corrida do último domingo, na Gávea. Contou com boa direção de Jean Pierre, que cuidou de perto do veloz Dutch Harbor, sem brigar com o adversário, guardando reservas para aparar a atropelada do favorito Jokenpo, que veio de Cidade Jardim com ótimo cartel. Apresentação de luxo de Ildefonso Felipe Souza no defensor do Stud Sergio Barcellos, que tornou-se bicampeão da prova. Esta foi a sétima conquista (segunda clássica) do filho de Shudanz e Kate Vanilla, criado pelo Haras San Francesco. Pareabéns aos vencedores. Com a vitória, Kito Hope alcançou 22 pontos e venceu a Copa de Areia - Milha, patrrocinada pelo Grupo Financeiro Lecca.

A primeira a gente nunca esquece

Ao chegar no Hipódromo da Gávea no último sábado, aguardando o elevedor para subir até a cabine, veio de encontro a mim o aprendiz Antônio Ferreira Matos, o Toinho. O cumprimentei e perguntei a razão de estar montando pouco, pois é leve e bom aprendiz. Sua resposta foi imediata: "Hoje vai ser diferente". Olhei no programa e vi que o pernambucano tinha duas montarias, uma delas a grande favorita Vai Nessa, na Prova Especial João e Jorge Jabour. Resumindo, com a primeira oportunidade Toinho venceu, através de Vertiginosa e pouco depois, a primeira conquista em prova importante. Vai Nessa, do Haras Anderson, confirmou o favoritismo e deu um vareio. Muita vibração no disco do filho do "seu" Antônio, que lá em Recife deve tar comemorado bastante. Apresentação show, como sempre, do excelente Adélcio Menegolo. Parabéns.

Energia Davos, do perdedor ao Grupo I

Repetindo o que fez o super craque Sandpit, o tordilho Energia Davos, do Haras Estrela Energia, deixou a turma de perdedores vencendo o GP Linneo de Paula Machado, prova de Grupo I, em 2.000 metros, grama. Muito bem conduzido por Carlos Lavor, o tordilho atropelou na hora certa e alcançou aqueles que realizavam uma disputa espetacular pela vitória. Corrida de luxo também fez Taleban, que veio no mesmo ritmo do ganhador e formou a dupla. Apresentação nota 10 de Givanildo Duarte, que sempre acreditou na categoria do filho de Torrential. De parabéns o casal Stefan e Dalva Friborg por mais esta conquista importante de sua farda. Vencer o Grande Criterium marca a campanha de qualquer corredor.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer" (Mário Quintana)

Rapidinhas

Parece que faltam três vitórias para o aprendiz Iago Muller continuar na Escola de Profissionais. O menino monta bem já obteve bonitas vitórias. Alô proprietários e treinadores, vamos dar uma forcinha para mantê-lo por aqui.

No próximo dia 30 acontecerá a primeira etapa do Torneio para Jóqueis Amadores. Com certeza teremos casa cheia, com parentes e amigos dos participantes. Em outras épocas, Carlos Evaristo, advogado, foi "o cara". Para quem não sabe, até o grande Roberto Marinho participou de provas do gênero.

O Stud Gargamel está reforçando o plantel e no último sábado adquiriu o cavalo Extra Champ em páreo de claiming. O matungo fica na torcida. Titulares merecem vencer muitas corridas.

Alguns "amigos" insistindo para que o matungo escreva um livro. Histórias para contar eu tenho, mas se acontecer (não acredito muito), vai acabar se tornando um livro de humor, pois tem muita coisa engraçada nesta longa estrada (rimou).

Agradeço publicamente ao amigo "Cebolinha" pela lembrança enviada através do André Cunha. Essa minha fama de pinguço é impressionante, só me mandam bebida de presente...

Começou o Horário de Verão e quando o tempo esquentar de verdade, o início das corridas deve mudar. Espero.

O campeonato brasileiro está parecendo uma Taça Guanabara com a liderança do Corinthians. Fora as gozações de praxe e os maldosos de plantão, é muito bom ver os quatro representantes cariocas brigando pelo título. Tenho certeza que os torcedores daqui, lá no fundo, estão empolgados com isso.

O MATUNGÃO VIBROU

Depois de um incômodo jejum, a farda do meu amigo José Lírio Aguiar voltou a brilhar em grande estilo. Na corrida noturna da última segunda-feira venceram Quero Alegria, com Marcelo Cardoso e Dá-lhe Austrália, dirigido por Henderson Fernandes, ambos treinados pelo mestre Alcides Morales. Com certeza, lá em Brasília, o comendador comemorou bastante as conquistas, assistindo pela televisão. Proprietário que investe muito a apoia vários profissionais, "Zé Lírio" merece ganhar muitas corridas. O matungo aqui vibrou com isso.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Essa seria uma para contar no livro, mas vai resumida por aqui mesmo. Pouco depois que entrei no Globo, na década de 70, existiam vários turfistas por lá. Um belo dia, decidiram comprar um cavalo e nasceu o Stud Redação. O primeiro defensor chamava-se Carpaccio e suas primeiras atuações foram terríveis e desanimadoras. Para encurtar (se o livro sair conto com mais detalhes), o cavalo saiu inscrito num dia de GP Brasil, montado por um jóquei de pouca expressão. Foi no último páreo do domingo maior, em prova com 14 competidores. Nenhum dos titulares estava presente e o Carpaccio ganhou com pule de 400, ou seja, 40 por 1. Pouco depois o Stud Redação deixou de existir, pois um dos sócios devia estar cheio de"inhaca"...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: