terça-feira, 6 de setembro de 2011

Olympic Berlin mostra classe

E fatura Grupo II na Gávea

O GP Carlos Telles e Carlos Gilberto da Rocha Faria, do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia, foi a principal atração do último domingo no Hipódromo da Gávea. Pudemos assistir a uma demonstração de categoria da potranca Olympic Berlin, uma vez que assumiu a liderança e livrou boa vantagem. Na reta final chegou a ser dominada, mas no rigor de Carlos Lavor, reassumiu a ponta e venceu com firmeza. A pule foi alta, principalmente pelo fato de o jóquei oficial ter pedido para ser liberado no sentido de montar Pró Memória (favorita), que decepcionou e não foi além do quinto lugar. Criação e propriedade do Haras Regina, de Sérgio Coutinho Nogueira, a vencedora foi apresentada em forma soberba por Roberto Solanés. Pelo visto, se trata de uma corredora de futuro. No pódio, taça para Júnior Fragoso Pires, uma vez que Olympic Berlin nasceu e foi criadas nas terras do Haras Santa Ana do Rio Grande. Vale ressaltar a boa corrida de Jet Queen, também treinada pelo Beto, que fez ponta e dupla na carreira.

No sábado também deu C.Lavooooooor

Na corrida de sábado foi disputado o GP José Carlos e João José de Figueiredo, do Grupo III, em 1.600 metros, grama macia. E, mostrando que a semana seria de conquistas, começou a festa do Haras Regina. E assim como o grande Ricardinho viveu momentos de escolha errada, o jovem Dalto Duarte optou pela montaria de Scottish Boy. O outro inscrito da farda rubro-negra era Conclusivo e sobrou pra quem? Carlos Geovani Lavor, que deu uma verdadeira aula no dorso do castanho. Vitória firme e "conclusiva" (essa foi braba) do pensionista de Roberto Solanés. Cá pra nós, o matungo aqui também gostava, pois indicou o cavalo para a ponta lá no Globo. Correu uma barbaridade o Dutch Harbor, que custou a entregar a rapadura. Tsonga é aquele tipo de cavalo que sempre chega atrasado. Uma hora acaba vencendo. Fim de semana de gala pro Regina e para este "jovem" piloto, que esbanja categoria e rigor.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O tempo é um ponto de vista. Velho é quem é um dia mais velho que a gente..." (Mário Quintana)

Rapidinhas

Escrevo a coluna antes da corrida do feriado de 7 de setembro. Muitas provas interessantes na Gávea e em Cidade Jardim. Comento na próxima semana.

O páreo das joquetas foi uma medida muito bem sacada pelo marketing do JCB. Ver as meninas no próximo domingo vai ser muito legal. Se o esquema "família" der certo a montaria da Halytheia Cordova deve ser barbada, uma vez que o marido toda hora vem ao Rio só para ganhar...

Ainda bem que o caso da égua Sereia foi bem explicado. Já estava dando nos nervos ver tanta especulação.

Aniversariou no início da semana o grande (literalmente) Rodrigo Schulze, que ao lado do pai Roni, comanda o Haras Truc. Toda a felicidade ao amigo.

Tem conseguido bons resultados o jovem treinador Lucas Eller, que na última semana mandou para o barbante Ranchuela e Princess Famous. Sei muito bem o que é ser jovem apaixonado pelo turfe. Passei por isso e não há melhor sacrifício no mundo. A gente abre mão de tudo, mas vale a pena.

Na corrida de segunda-feira um apostador acertou o Open Betting com 8 pratas e levou mais de R$ 30 mil. O cara é um visionário e deveria também apostar na mega-sena. Eta vista limpa...

O competente Malaio entrou de férias, mas sua equipe continua mandando bem no partidor. Fiquei impressionado na última segunda-feira. Malaio tem em seu laptop a relação de todos os cavalos com problemas de alinhamento. Já sabe o que fazer quando o bicho aparece inscrito. Isso é profissionalismo.

Semana maluca no Campeonato Brasileiro e quase todo mundo levou um tombo feio. E a seleção? Ronaldinho voltou pra ficar, mas este time do Mano Menezes não convence.

O MATUNGÃO VIBROU

Nas vitórias dos corredores sempre é enaltecido o trabalho do jóquei e do treinador. Mas para o sucesso dos profissinais, existe o empenho de toda uma equipe. Semana passada conversei com um personagem que faz parte de esquemas vitoriosos. Conhecido por todos dentro do turfe, Coelho está na atividade há muito tempo. Ficou décadas trabalhando com o Haras Santa Rita da Serra e auxiliou muitos treinadores, entre os quais João Limeira. Foi o braço direito de Fabrício Borges e agora está ao lado de Jairo Borges. O paranaense, figura simples e simpática, é o segundo colocado na estatística e, independente de sua capacidade profissional, conta com um indispensável e fiel escudeiro. Coelho, parabéns pelo seu trabalho.

O MATUNGÃO TRISTE

Ainda na adolescência, eu e o saudoso Zig estávamos sempre frequentando cocheiras e procurando aprender mais. E uma destas cocheiras era a do treinador Almiro Paim Filho. Zig sempre o chamou de "poeta" e eu, até há duas semanas, de "mestre". Um dos precursores nos centros de treinamento, foi um campeão. Na Escola de Profissionais fez um excelente trabalho. Aos 82 anos, mostrava disposição e alegria no trabalho. Deixa como herdeiro o bom Victor, que aprendeu com o pai o caminho do sucesso. O "Vale", no início do ano sofreu uma tragédia e agora o "Poeta" se foi. Fica a saudade, que será eterna...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: