terça-feira, 5 de julho de 2011

Mandjula e Inchatillon estão

Prontas para encarar as feras

O GP Adayr Eiras de Araújo, prova do Grupo II, em 2.000 metros, grama macia, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Carreira preparatória para o "GP Brasil das Éguas", a prova teve uma chegada espetacular entre Mandjula e Inchatillon, com vantagem mínima para a alazã, defensora do Stud Lecca, no disco de chegada. As duas mostraram que estão aptas a competir nos dois quilômetros clássicos mais importantes na semana máxima do turfe brasileiro. Muito bem apresentada por Cosme Morgado Neto, a filha de Roi Normand obteve a quinta vitória da campanha. Inchatillon corre de verdade e sempre será uma competidora de respeito em qualquer competição do calendário clássico. Sou fã desta defensora do Stud Alvarenga e nunca escondi isso. Hunka Hunka, mais nova, correu menos que o esperado, mas tem qualidade para participar de qualquer prova. É bom lembrar que secundou Cisne Branco no Derby.

Já virou "Quasi Moda" seu sucesso no quilômetro

Começaram as provas preparatórias para a semana máxima do turfe brasileiro. E a primeira delas foi o GP Cordeiro da Graça, do Grupo II, em 1.000 metros, grama macia. Teste para o Major Sujckow, a carreira mostrou a supremacia de Quasi Moda, extremamente regular no quilômetro e que, não fosse Desejado Thunder, poderia ser considerada a mehor velocista do turfe nacional. Se vier em agosto o potro Berlino Di Tiger (outra máquina de velocidade) a égua do Haras Campestre promete dar trabalho. E onde os favoritos bobearem, pode pregar uma gratíssima supresa em ambos. Corre de verdade a pensionista de Manuel Renato Lopes, que a mantém sempre em ótima forma.

E neste fim de semana tem mais

Boas atrações para as corridas deste fim de semana serão as preparatórias para a milha internacional e o GP Brasil. Os GPs Gervásio Seabra e Dezesseis de Julho, respectivamente, têm campos interessantes e algumas surpresas, como as presenças de Thunderdome Luiz e Tsonga na carreira em 1.600 metros. Outra supresa foi a inscrição de Ray Sunshine, em franca evolução, nos 2.400 metros. Quem sabe poderá até dar o bicampeonato ao Stud Correas, que brilhou ano passado com seu Moryba. Beto Solanés atravessa fase espetacular e o Valdinei Gil, que venceu com o corredor na última apresentação, anda fazendo "mudo falar". Enfim é aguardar pra ver.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"A inteligência é a insolência educada." (Aristóteles)

Rapidinhas

Ripapibaquígrafo (cavalo amado pelos locutores) deu um vareio na última sexta-feira, marcando vitória para o treinador paranaense Diego Vieira, radicado na Gávea.

Falando de preparatórias, mais uma vez mostrou categoria a égua Grand I Ask, que virá para o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra como grande trunfo do turfe paulista.

Ainda sobre o "Brasil das Éguas", estou torcendo para que os responsáveis pelo Haras Santa Maria de Araras decidam pela participação de Una Beleza nesta prova. Neste caso, acho que o amigo Beto Feltran vai para a foto da vitória.

Acho que o bom "Malaio" poderia ser convidado para passar uns dias no Tarumã. O que os cavalos de lá dão trabalho no alinhamento é coisa de louco. Aí a reunião atrasa sempre.

Ricardinho continua tinindo. Outro dia mandou seis para o barbante no mesmo dia em Palermo. Show de profissional.

Os leilões de animais em treinamento são fundamentais para reforçar os plantéis dos pequenos proprietários. Todos os meses deveriam acontecer.

Definitivamente o Messi se assusta com a camisa da seleção argentina. Pesa meu camarada, mas pesa muito.

O MATUNGÃO VIBROU

Nunca escondi que torço muito pelos corredores dos amigos e um dos melhores que tenho a honra de ter é Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, titular do Stud Capitão. E no último domingo vibrei muito com a vitória da potranca Felicce Bambina, que também foi criada pelo amigo. Rodrigo Salgado deu ótima direção e a filha de Capitão Bank entrou em pista no último furo, com o capricho habitual do "Magrão". Quem também vibrou muito com a conquista foi a Aparecida, esposa do Cláudio, principalmente por causa do rateio.

O MATUNGÃO RECORDA

Comecei a assistir de perto o GP Brasil no início da década de 70 e vou aproveitar este espaço, até a primeira semana de agosto, para lembrar de alguns que me marcaram ao longo do tempo. Pretendo começar com o primeiro que narrei e gerou uma tremenda polêmica. Foi em 1980, quando venceu Big Lark, dirigido por Antônio Bolino e defendia as mesmas cores de Dark Brown. Gabriel Menezes, que montou Baronius, reclamou ter sido prejudicado pelos dois competidores. Numa decisão que demorou quase meia hora, a comissão de corridas confirmou o resultado. Baronius ficou em segundo e Dark Brown em terceiro. Este foi montado por José Queiroz...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: