terça-feira, 19 de julho de 2011

Herói da Galáxia e Leste Oeste

Uma dupla explosiva na Gávea

O Clássico Much Better, justíssima homenagem a um craque inesquecível, em 2.100 metros, areia macia, foi a principal atração da corrida do último domingo na Gávea. Top Art era o grande favorito e o adversário imediato, Plaza-Toro, ambos, aparentemente, superiores aos quatro adversários. O veloz Stroke Around foi ao páreo na intenção de assustar (é ligeiro de 1.100 metros) e acabou pregando uma peça nos dois favoritos, cujos pilotos decidiram por não deixar o ligeirão fugir. Foram atrás dele e pagaram caro por isso. Corridos nas duas últimas colocações, Galactic Hero e Leste Oeste passaram de passagem na reta, com o primeiro levando a melhor. Boa a direção do menino Henderson Fernandes e apresentação de luxo do bom treinador Teófilo Oliveira, que merecia melhores oportunidades. Mandarino, um vascaíno de farda rubro-negra, titular do Stud Escorial, está rindo até agora. Parabéns ao vencedor.

Uma chegada empolgante entre os potros

Uma das atrações da corrida do último sábado foi a Prova Especial Radar, em 1.600 metros, grama macia, para potros de 3 anos. Numa chegada espetacular, Olympic Thunder, sempre pelo caminho mais curto, resisitiu à forte atropelada de Le Kinoplex, que veio muito por fora e descontava barbaridade nos metros finais. Os dois tiveram amplo destaque na competição e, com toda certeza, participarão de prova clássica na semana do GP Brasil. Rocco Man, Tavares Rico e Urso Polar completaram o marcador. O vencedor, do Haras Regina, foi muito bem dirigido por Dalto Duarte e apresentado em forma espetacular por Roberto Sola

É sempre bom ver esta farda passar na frente

A outra atração da corrida de sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Risota, também em 1.600 metros, grama macia, destinada à potrancas de 3 anos. Numa atropelada espetacular, muito bem dirigida por este bom jóquei que é Marcelo Soares, Jet Queen levou a melhor, marcando mais um ponto clássico para o Haras Santa Ana do Rio Grande, como criador e proprietário. O matungo aqui, que teve o privilégio de assistir ao vivo grandes campeões da família Fragoso Pires, sempre fica feliz ao ver a farda passar na frente em uma prova diferenciada. Assim como no páreo dos potros, brilhou a estrela de Beto Solanés, que apresentou a filha de Mensageiro Alado em ótima forma.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos." (Confúcio)

Rapidinhas

O tempo voa e a poupança....Não é isso não. O GP Brasil já está batendo à porta e todo mundo entrando naquele clima inevitável. É a época do ano que mexe com as emoções.

Semana com gripe que não dá para descrever. Definitavamente, carioca não se acostuma com o frio. Foi a famosa "gripe sedução". Ela chega e te leva logo pra cama...

Jair Balla continua comandando de forma brilhante a Mesa do Turfe, com análise da corridas paulistas. Convidados que acrescentam. Acho que já está na hora de convidar o catedrático Laercio Sabato, que sabe tudo de turfe.

Aniversariaram na última semana dois bons amigos. André Rodrigues e Juliana Dias. Aos dois, muitas felicidades.

Alguns leilões programados para a semana máxima do turfe brasileiro. Ótima oportunidade para os proprietários reforçarem seus plantéis.

Muitas delegações esperadas na primeira semana de agosto. Boa oportunidade para rever amigos de todos os cantos do país. A gente vai trabalhar mas sempre dá para arrumar um tempinho.

Que delícia ver a Argentina ser eliminada dentro de casa. Não tem preço. A "marra" portenha se dissolveu pela Calle Florida. Mas a alegria não durou nem 24 horas, uma vez que a seleção do "Hermano" Menezes deu vexame igual.

Alcançamos os 18.000 acessos e isso nos gratifica demais. Obrigado aos amigos e leitores que acompanham este espaço do matungo. Valeu!!!

O MATUNGÃO VIBROU

Vibrei muito com o recebimento de um e-mail do amigo Rogério Maia, informando que o Stud Nínives de Áquila está voltando ao turfe, com a compra de alguns potros. Apaixonado pelo turfe, o amigo passou um tempinho dedicado à família e às coisas boas que a Bahia tem. Mas não tem jeito, quem é turfista de verdade não consegue ficar muito tempo longe. Desejo toda sorte do mundo no retorno do amigo e que as vitórias venham sempre.

O MATUNGÃO RECORDA

Dando prosseguimento à série dos GP Brasil que me marcaram, quero me reportar à prova de 1989, quando tive uma dupla satisfação. E vou explicar a razão. O campo era reduzido, com 11 competidores. O tempo estava ruim e o páreo foi corrido sob a luz dos refletores. Esperava-se uma vitória tranquila do favorito, que "sobrava" na turma. Na oportunidade, minha torcida estava dividida. Wilson Pereira Lavor foi um dos grandes amigos que fiz no turfe e a vitória do seu Troyanos nem dependia da minha torcida. Por esta razão, também estava torcendo por Laurus, de outro grande amigo, Leopoldo Cury, mesmo achando que a tarefa seria árdua. E no fim, não sabia mais para quem torcer, pois numa chegada espetacular, Troyanos levou, mas com dificuldade sobre Laurus, numa "joqueada" monumental do Gringo Meneses, que fez Carlos Giovane Lavor se mexer de verdade para levar...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: