terça-feira, 26 de julho de 2011

Dupla que brilhou com Groove leva

Prova em homenagem ao craque

A Prova Especial Groove, em 1.400 metros, areia pesada, foi o destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Carreira em homenagem ao tríplice coroado de criação e propriedade de Gilberto Luis Koppe, a prova teve uma série de coincidências. O vencedor foi o cavalo Charlevoix, por pequena diferença sobre o favorito Jelousy e no dorso do ganhador esteve Jorge Leme, que dirigiu Groove nas três provas da Tríplice Coroa. E para completar, Cosme Morgado Neto também foi o responsável pelos dois vencedores. Com toda certeza, o saudoso Isaac deve ter se orgulhado muito ao ver brilhar, mais uma vez, a farda de seu Stud Rio Calçado. Parabéns aos ganhadores.

Esta semana saem os campos definitivos

Na última sexta-feira foi paga a primeira parcela do added, referente às principais provas da semana máxima do turfe brasileiro. Foram anotados, nesta primeira fase, 13 competidores nos 2.400 metros do GP Brasil. Já conhecidas as ausências de Cisne Branco e Timeo, o número de inscritos até surpreendeu o matungo aqui, uma vez que esperava, no máximo, um campo com 10 participantes. Em primeira análise, podem ser destacados os nomes de Too Friendly, Una Beleza, Sal Grosso, Anakin e Jéca. Mas existe equilíbrio e não será nada demais se um outro competidor surpreender os favoritos. Nas outras provas de Grupo I, campos interessantes. Nesta quinta-feira deverá ser paga a segunda e definitiva parcela do added e não creio em muitas desistências. Vamos aguardar e torcer para que as carreiras sejam empolgantes, como sempre acontece.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data." (Luís Fernando Veríssimo)

Rapidinhas

Assim como no futebol, alguns jóqueis que foram tentar a sorte em outros cantos do mundo, como redeadores, estão retornando. Um deles é o Valter Inácio, que já montou semana passada. E por falar em retorno, o popular "Ratinho" voltou vencendo uma bela carreira com Thignon Gold.

É muito bom o índice de eficiência do treinador Jairo Borges, vencedor do GP Brasil com Thignon Boy. Seus pensionistas estão sempre muito bem apresentandos e vencendo.

O turfe está de luto com o falecimento de Mário Cerqueira Teixeira de Souza, conhecido por todos como Mário CT. Respeitado e conhecedor das coisas do turfe, deixará saudades.

Uma gripe cretina não larga do meu pé há duas semanas. Tomara que não seja a "gripe aviária", que atacou Pato, Ganso e Frango lá na Argentina...

Estamos em paz, o matungo aqui, o grande Casella e Jair "show de bola" Balla. Flamengo e Palmeiras ficaram no 0 x 0. Mas o tal do gladiador hein? Deve achar que Fair Play é nome de revista com mulher pelada...

Meu amigo Luís Edmundo Cardoso Barbosa vibrando com mais uma vitória da potranca First at Last, filha do Holzmeister. Será que a Aparecida pegou essa também? Acerta sempre...

Na corrida de domingo, na Gávea, o cavalo Pinguço estava indócil e custou demais a alinhar. É uma verdade incontestável. Todo pinguço dá trabalho...

No último dia 20 foi comemorado o "Dia do Amigo". Nunca fui muito fã do negócio de dia disso ou dia daquilo (coisa de americano para aquecer o comércio depois de Segunda Gerra). De todo modo, um abração a todos os meus amigos.

O MATUNGÃO VIBROU

É evidente que, com o passar do tempo, a função de narrar corridas se torna mais profissional e a gente consegue controlar a emoção. Mas, as vezes, mesmo um páreo comum, muito disputado, mexe realmente e se torna empolgante. Na última sexta-feira aconteceu isso com o matungo aqui, nos metros finais entre Monday Blues e Bonjour, com atuações perfeitas de Ilson Correa e Vagner Borges. Chegada difícil, com troca de galão e vantagem mínima para o pilotado de Correa. Melhor ainda é anunciar o ganhador antes do photochart...

O MATUNGÃO RECORDA

Encerrando a série dos GPs Brasil que me marcaram muito, vou me reportar ao ano de 1999, quando venceu a "zebra" Aiortrophe, de criação e propriedade do Haras Malurica. E vou explicar a razão de destacar esta prova. Quando treinei em São Vicente, entre 1980 e 1982, conheci um menino, de tradicional família turfística. Fui amigo de seu tio, grande jóquei no Rio. Um outro tio brihava em Cidade Jardim e o sonho daquele garoto miúdo e esperto (acho que na época tinha 10 ou 12 anos) era seguir o caminho vitorioso da família, se tornando aprendiz e depois, jóquei. E, numa tarde chuvosa na Gávea, em pista de grama encharcada, aquele menino franzino, já aos 29 anos, alcançava o sonho maior de qualquer piloto. Venceu o GP Brasil e ao me reencontrar, disse que aquele era o dia mais feliz de sua vida. O menino era Zirbo Paulielo Júnior...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

2 comentários:

sjlessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Essa frase merece ser lida!
"De tanto apreciar o brilho nas pistas do potro do meu vizinho,esque ci por completo de treinar e lapidar o meu potro,que após ser lapidado pode-se tornar um diamante nas pistas de grande valôr!
.SJLESSA.