terça-feira, 17 de maio de 2011

Timeo mostra classe e

Fatura o GP São Paulo

A festa paulista teve um tom carioca na tarde chuvosa de Cidade Jardim. O predestinado Marcos Mazini, que neste primeiro semestre foi tríplice coroado (Último Furo na primeira e Cisne Branco nas outras duas provas), foi primoroso na direção de Timeo e levou a maior prova do turfe paulista no dorso do valoroso Timeo. Após a disparada de Nhoque, alguns favoritos ficaram meio que perdidos no percurso. Apenas o jóquei Antônio Queiroz posicinou Jéca (um dos mais visados) mais próximo. Na entrada da reta, o represenante paranaense se mostrava o dono do páreo. Dominou o ponteiro sem luta e quando parecia com a carreira no bolso, surgiu Timeo, com ação avassaladora e o dominou próximo do disco. Sal Grosso, candidato ao bicampeonato, atropelou tardiamente e foi apenas o terceiro colocado. Una Beleza e Aká-Riguê completaram o marcador. Apresentação mais uma vez espetacular do craque Dulcino Guignoni, que obteve o tricampeonato da prova. E, mais uma vez, brilhou a estrela do Stud Yatasto, coudelaria que tem o dom de escolher craques. A maioria deles oriunda do Haras São José da Serra.

O melhor velocista do Brasil

A festa paulista começou no sábado, com duas provas de Grupo I. Primeiro foi disputado o GP ABCPCC, o tradicional quilômetro e,mostrando sua incrível capacidade, Desejado Thunder, mesmo com um percurso complicado, levou a melhor, deixando claro que é o melhor velocista em atividade em nosso país. Dalto Duarte foi corajoso em determinado momento da fase decisiva, ao procurar uma passagem junto à cerca interna. Apresentação perfeita de Júlio Cezar Sampaio e a registrar, a primeira vitória de Grupo I do Stud Alvarenga em Cidade Jardim. Na outra carreira importante da tarde, o GP Osaf, vitória convincente de Grand I Ask, com ótima direção de Angelo Márcio Souza, derrotando a favorita Parapatibum. A entrevista do piloto, após a prova, mostrou toda sua empolgação com a conquista...

Velocidade e inteligência na vitória de Equitana

Égua de qualidade inquestionável, Equitana vinha correndo diferente nas últimas apresentações. Veloz por natureza, fez valer esta característica e simplesmente largou e acabou no GP Presidente da República, outra carreira importante de domingo em Cidade Jardim e aperitivo da carreira central. Ivaldo Santana foi perfeito na direção da corredora do Haras Europa. O favorito Salute atropelou forte junto à cerca interna, mas sem tempo de alcançar a filha de Romarin. Seu piloto chegou a comemorar após o disco, talvez o segundo lugar. Os cariocas melhores colocados foram Conclusivo e Scottish Boy, componentes da parelha do Haras Regina. O terceiro colocado foi Império de Birigui. A ganhadora foi apresentada pelo treinador Alexandre Garcia Saldanha Correa.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Sou definitivamente contra o definido, porque o definido é o bastante e o bastante não basta" (Fernando Pessoa)

Rapidinhas

Faz tempo que não pego um final tão empolgante quanto o do primeiro páreo da última sexta-feira. Até próximo do disco quatro competidoras "deram fila" de vitória. No disco, focinho de vantagem para Questão de Classe. Páreo assim é que é bom de narrar.

A mudança de raia deixou muita gente a pé no último fim de semana carioca. A chuva atrapalhou as chances de muitos competidores. Contra a natureza ninguém pode.

Brilhou o treinador Adriano Lobo na corrida de sábado, em Cidade Jardim, com duas vitórias importantes. Ximburé e Tenente Dodge ganharam com autoridade. Os dois defensores do Stud Palurape foram dirigidos por Henderson Fernandes.

A principal atração de domingo na Gávea foi a Prova Especial Antonym, em 3.000 metros na pista de grama. Uma coisa ficou bem clara. São poucos os pilotos que sabem montar em distâncias alentadas. Vitória firme de Decrire, muito bem dirigido por Valdinei Gil.

Vagner Borges continua fazendo a festa. Com montarias prejudicadas com a mudança de raia, ainda assim conseguiu vencer muitos páreos. Tá tinindo o popular Bart Simpson.

Na última semana o blog ultrapassou os 17.000 acessos e só tenho que agradecer os amigos e fiéis leitores do espaço. Valeu mesmo !!!

O MATUNGÃO VIBROU

Todos sabem de minha amizade de quase 35 anos com a família Pedersen. É praticamente uma continuação familiar. Sempre com poucos cavalos sob seus cuidados, nunca duvidei da capacidade profissional do Junior. Tanto que, desde que parei de treinar, entrego a ele os cavalos que tenho. Vibrei muito com a vitória de Rosenwald no último domingo. Não só por ele como também pelos titulares do Stud Dueto, Irene e Alexandre, amigos fiéis da família. Tomara que outras vitórias venham. Honestidade e capacidade profissional o "Mala" tem de sobra.

O MATUNGÃO PARABENIZA

O primeiro GP São Paulo da nova administração paulista merece aplausos. O patrocínio conseguido foi uma vitória e a festa pode ser considerada um sucesso. Provas empolgantes, grande público presente e um recorde de apostas. O locutor "croupier" Roberto Casella puxou esse recorde no páreo de encerramento de domingo. A cobertura da televisão, comandada pelo excelente Jair Balla deu todos os detalhes. Só me resta parabenizar à diretoria e torcer para um turfe paulista cada vez mais forte. Os tempos do bairrismo acabaram e Rio e São Paulo têm que alcançar o sucesso juntos para o engrandecimento do turfe...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Karol Loureiro, Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: