terça-feira, 19 de abril de 2011

Um alazão invicto, de corrida

E um jóquei tríplice coroado

O Derby é uma prova muito especial, em todo mundo. E aqui não seria diferente. O GP Cruzeiro do Sul do último domingo foi emocionante e teve uma chegada espetacular. Corrido com maestria, o alazão Cisne Branco derrotou, no último pulo, uma zebra com nome de herói da ficção. Como dizem os paranaenses, "a menina do páreo" deu um susto nos garotos. Hunka Hunka foi a terceira colocada, "agarrada" nos dois primeiros. Thunderdome Luiz é aquele que sempre chega atrasado e foi o quarto. Não tivemos um corredor tríplice coroado este ano, mas um jóquei conseguiu o feito. Marcos Mazini faturou as três etapas, ganhando de presente a primeira, quando substituiu Correa em Último Furo e, brilhantemente as duas seguintes com este valoroso Cisne Branco, que foi à raia com o carimbo de Bebetinho. À toda equipe do Haras Santa Maria de Araras, os parabéns pela vitória.

De uma opereta francesa para a consagração

Nascida e criada no Haras Trubuto À Ópera, de Eugenio Pacelli, a filha de Fahim e Voile D'Or foi batizada com o nome de Perichole, em homenagem à opereta francesa de Offenbach, datada de 1829, denominada La Périchole. Defendendo as cores do Stud Estrela Energia, a potranca mostrou grande potencial e teve participação ativa nas duas primeiras etapas da Tríplice Coroa,
finalizando no terceiro lugar em ambas. Muito bem adaptada ao percurso maior e contando com ótima direção de Bruno Reis, venceu o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, derrotando a craque Olympic Message nos metros finais. Apresentação nota 10 de Givanildo Duarte. É a estrela que volta a brilhar com muita energia. Parabéns aos vencedores.

Uma semana de muitas provas emocionantes

Além das duas importantes provas de Grupo I, o último fim de semana teve outras sete carreiras do calendário clássico, algumas marcando disputas emocionantes, Como não dá para comentar todas, vou destacar aqui a que achei mais espetacular e dar uma pincelada em "Rapidinhas" sobre outras. A carreira do último
sábado que mostrou final espetacular, em minha opinião, foi o GP Henrique de Toledo Lara, marcando a vitória de Time To Fly, por diferença mínima, numa chegada de arrepiar. Mazini foi perfeito na direção da defensora do Haras Santa Maria de Araras. Rubia Street correu demais, assim como La Villette. Apresentação, como de hábito, nota 10 de Bebetinho.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso" (Mário Quintana)

Rapidinhas

Me empolguei com a vitória do alazão Ta Luv, de criação e propriedade do Haras das Estrelas e preparo do excelente Ronaldo Marins Lima. Atropelou com vontade, bem dirigido por Bruno Reis e dominou Loulé e Kito Hope na marca incomum de 91s09 para os 1.500 metros, areia. Vai longe este filho de Gilded Time. A prova foi em homenagem à Associação Carioca de Proprietários de Cavalos PSI.

Outra vitória marcante, no último sábado, foi a de Desejado Damascus, na milha do GP Presidente Vargas. Derrotou a parelha do Haras Regina assinalando ótimo tempo. Ilson Correa foi muito bem no dorso do defensor do Stud Alvarenga, apresentado com a competência de sempre do Alemão.

Fabrício Borges deve trocar o turfe carioca pelo europeu. Será sua segunda passagem pelo Stud Estrela Energia fora do país. É um profissionalsério e merece a oportunidade.

Morcote voltou a correr bem e faturou a Prova Especial Coaraze, bem dirigido por Henderson Fernandes. Os jóqueis em sua maioria parecem não se adaptar muito bem aos percursos longos.

Na Prova Especial Jockey Club do Paraná, destaque absoluto para a direção de Carlos Lavor na pequenina Via Blue. Estava uma pintura no cânter. Bom trabalho de Bruno Ulloa.

Deu susto o excelente potro Not To Tell You, mas acabou prevalecendo na Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul. Nosso "Ice Boy" tem uma calma que causa arrepios, mas continua montando com categoria. Parabéns ao Adalberto e ao Neném.

João Carlos Faro apresenta todas às quartas-feiras, às 18h30 no canal 6 da NET o programa Rede Turfe, com análise das carreiras clássicas da semana e outras atrações. Conta com a participação de convidados, entre os quais o bom comentarista e amigo Fernando Lopes, o que tem mais sede na equipe...

O MATUNGÃO VIBROU

A notícia que mais me fez vibrar na última semana foi a do retorno do Jair Balla à TV Jockey de São Paulo. Profissional de extrema capacidade, ótimo caráter e bom amigo, Jair estava fazendo falta. E muita. Seu primeiro programa já mostrou a imagem do seu competente trabalho. Desejo ao amigo toda a sorte do mundo e tenho certeza de que o turfe paulista só terá a ganhar com seu retorno. E com o Jair voltou o Renatinho Barros, outro ótimo comentarista que analisa as provas com detalhes. Aos amigos, sucesso.

O MATUNGÃO E O CRAQUE 10

Guardei este espaço final para comentar a décima vitória desta máquina de corrida que se chama Desejado Thunder. Obter 10 vitórias aos 3 anos de idade é coisa para craque. Manter-se invicto no quilômetro, na Gávea, em todas as vezes que competiu é coisa para fenômeno. Só perdeu uma vez no Rio, em 1.400 metros e outra em Cidade Jardim, para Armas e Flores. De parabéns ao Stud Alvarenga e ao treinador Júlio Cezar Sampaio pelo maravilhoso corredor. Dá gosto ver correr um animal de tamanha qualidade. Nao dá para esquecer a veterinária Cristina Vieira, que acompanha o corredor desde o início. Como diz meu amigo Fernando Lopes: "Máquina máxima, último grau. Vamos esperar a próxima em São Paulo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: