terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tragédia!

Não dava para esperar a próxima semana. A tragédia causada pelas fortes chuvas na serra fluminense ceifaram vidas humanas. Mudam as vítimas, mas o cenário é o mesmo. Desta vez o turfe foi duramente atingido e dois centros de treinamentos praticamente foram destruidos. Pessoas morreram e animais sofreram. É hora de ajudar, da forma que for. Donativos estão sendo recolhidos. Vamos ser solidários, pelo amor de Deus!

Mr Nedawi manda na América do Sul

Como é bom ver um cavalo brasileiro roubar a cena na festa de nossos vizinhos que falam castelhano. Depois de mostrar superioridade em La Plata, derrotando os locais no GP Dardo Rocha. o excelente Mr.Nedawi faturou o GP Ramirez, na maior festa do turfe uruguaio, no Hipódromo de Maroñas. Muita comemoração dos brasileiros presentes e total alegria de Ricardo Vidigal, a quem tive o prazer de conhecer no dia do GP Brasil, em agosto do ano passado. Direção mais que perfeita de José Aparecido e apresentação nota mil de João Gabriel Costa. Corredor que venceu as principais provas em pista de areia no Brasil, o alazão parece um potro e creio que ainda tem muito a conquistar pela frente. Parabéns aos vencedores e à criação nacional, que mostra sua força em todos os cantos do mundo.

Como é bom ver "seu" Morales no pódio.

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Talvez, em 1.200 metros, areia macia. Recebendo ótima direção de Marcos Mazini, o cavalo Hurry You atropelou com vontade e levou a melhor, marcando mais um ponto clássico para o Stud Alvarenga. O ganhador foi apresentado em forma esplêndida por Alcides Morales, um campeão. Gosto sempre de lembrar que "seu" Morales é o maior vencedor em atividade e o segundo em toda a história do turfe carioca, atrás apenas do saudoso Ernani de Freitas. O turfe tem memória curta e não reverencia grandes profissionais. Por esta razão, sempre que posso, lembro a todos da importância de um profissional como Alcides Morales, também carinhosamente conhecido como "Parrudo".

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O som aniquila toda a beleza do silêncio" (Charles Chaplin)

Rapidinhas

Bom, após três semanas de merecidas férias, nesta sexta-feira volto ao batente, ou melhor, ao microfone. Para a alegria de meu amigo Luiz Carlos. Para falar francamente, com toda a sinceridade, eu estava mesmo com saudade.

Este verão promete e o calor senegalesco toma conta da cidade. Vários corredores com exaustão após as provas. Alguns passam mal. Os daqui vão se acostumando, mas os que chegam da serra devem tomar um baque.

Já foram divulgados os campos das provas preparatórias para as etapas iniciais das Tríplice Coroas. Provas interessantes reunindo corredores de qualidade.

Aproveito a oportunidade para agradecer em nome de toda a equipe da TV Turfe, a gentileza do proprietário paranaense Rubens Grahl. Toda vez que vejo sua farda na raia lembro do craque Indaial. A jaqueta é a mesma do Haras Tamandaré, do qual o proprietário fazia parte.

Meu amigo Cosminho Morgado faturou ponta e dupla na Prova Especial Old Master. All Hopes deu um vareio e Loulé veio formar a dupla. Parabéns ao amigo e que a boa fase continue pois ele merece.

A novela está terminando. Mas não estou me referindo a Passione, que acaba na sexta-feira. Falo sobre a novela do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. O autor desta "soap opera" como diriam os americanos, é um cara que deixaria Silvio de Abreu no chinelo. O nome dele: A$$I$.

E por falar nisso, a contratação deixou muito chateado o meu amigo José Lírio Aguiar (rubro-negro de fé). Para o comendador, o Flamengo fez um péssimo negócio e vai se arrepender.

O MATUNGÃO VIBROU

Ao longo de quase quatro décadas vivendo o dia-a-dia do turfe a gente conhece muitas pessoas. Profissionais, proprietários, criadores e turfistas em geral. Nessa verdadeira multidão fazemos amigos e sempre torcemos por eles. É a lei da vida e sei que alguns deles torcem por mim. Vibrei muito ao ver na foto da vitória o meu amigo Osmar Silva de Oliveira, curtindo a vitória do seu Selo Bolero, que venceu no olho mecânico uma bela carreira. Osmar era só alegria. De casa, pela televisão, me emocionei ao vê-lo recebendo seu ganhador. Que outras vitórias venham é o que desejo.

O MATUNGÃO E O CALOR

Há quem goste muito, principalmente aqueles que podem ficar o dia inteiro na praia, tomando água de coco, mergulhando e admirando a paisagem. Não chego a dizer que abomino o calor, tanto que se gostasse de frio me mudava pro Alaska. Mas, vejam bem, o calor que tem feito no Rio de Janeiro é coisa de maluco. Outro dia vi um passarinho voando com uma asa e se abanando com a outra. Não há banho que chegue, ar condicionado que dê conta (por falar em conta a de luz vai ser um terror). Alguns amigos cretinos dizem que estou entrando na andropausa, mas isso é uma inverdade. Tá quente mesmo...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gus Duprat, Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: