terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Em determinados momentos

As palavras desaparecem

Há aproximadamente 38 anos na profissão, dos quais 32 (em fevereiro) trabalhando em O Globo, aprendi que a função de um jornalista é apurar os fatos, ser fiel à verdade e saber escrever um texto que seja simples, claro e objetivo. Enfim, resumindo, fiz matérias ao longo de todo este tempo e convivi com situações diversas. Criei esta coluna para homenagear um dos professores que tive, Haroldo Barbosa. Procuro dar um pouco de humor às notícias, com responsabilidade. Bom, escrevo tudo isso para tentar explicar que a última semana foi marcada por uma grande tragédia, causada pelas chuvas na região serrana do Rio. O turfe foi atingido duramente, além das centenas de famílias. Vi de perto muita destruição e muita gente morta. Do fundo do coração, gostaria de estar escrevendo um texto de conteúdo emocional, tentando amenizar tanta dor. Mas confesso, depois de tantos anos de jornalismo, não tenho palavras. Por mais que eu tente, não conseguirei descrever o que vi.

Flynn, filha de Holzmeister, deixa boa impressão.

Com o adiamento do GP José Buarque de Macedo, a prova mais interessante da corrida do último domingo, na Gávea, foi uma eliminatória para potrancas de 2 anos, em 1.100 metros, areia macia. As favoritas do público saíram se pegando e na variante a vantagem era de Energia Premium, que livrou pequena diferença para Víbora. Na reta, a pilotado de Toinho parecia a vencedora, quando surgiu com ótima ação, muito bem conduzida por Marcos Mazini, a castanha Flynn, que passou sem luta para a ponta e ainda livrou boa vantagem. Promissora a estréia desta filha de Holzmeister, criação e propriedade do Haras Nacional, de Armandinho Carneiro, muito bem apresentada pelo treinador Leonardo José dos Reis.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Existe um milagre em cada recomeço" (Herman Hisse)

Rapidinhas

A solidariedade do brasileiro é impressionante. Todo mundo fazendo doações para ajudar as vítimas da tragédia na serra fluminense. Isso é fantástico.

Em Teresópolis, uma garotada de férias, colhendo donativos e fazendo campanha em sites de relacionamento. Como é bom ver que ainda existem jovens que não pensam só em baladas e farras.

Provas preparatórias para as Tríplices Coroas adiadas para esta semana. Medida mais do que lógica, uma vez que a maioria dos inscritos é preparada nos centros de treinamento.

De parabéns a equipe de veterinários que atendeu os animais no Vale da Boa Esperança e continuam fazendo um trabalho importantíssimo no Hospital Octavio Dupont.

Muito amigos passaram por grandes dificuldades na última semana. Desejo força e peço a Deus que lhes ampare na dificil missão de recomeçar. A vida é o bem mais precioso.

A coluna será menor esta semana. Falta inspiração. Não consigo pensar em outra coisa, portanto peço desculpas.

O MATUNGÃO VIBROU

Para falar francamente, não tive motivo para vibrar esta semana que passou. Apenas fiquei contente com a corrida do Inocêncio, que obteve um ótimo segundo lugar. Foi uma aposta que fiz e está dando certo. Comprar um cavalo de 8 anos, por mais que seja são, é um risco. Mas até agora os resultados são satisfatórios. Parabéns ao Junior Pedersen, que vem mantendo o cavalo em ótima forma. De todo modo, fiquei bem impressionado com o novo photochart, de incrível precisão e com cores que realçam fardas e animais.

O MATUNGÃO E O TEMPO

Na última semana, neste tópico de encerramento, reclamei demais do calor que finha fazendo no Rio de Janeiro. Parece que essa belíssima cidade é a terra do exagero. Quando faz calor, é abrasador. Quando chove, acontece o que se viu. Evidente que se a cidade estivesse preparada, os efeitos seriam bem menores. Falta vontade política para resolver. Falta conscientizar as pessoas do fato de que se construírem nas encostas, correm o risco de estar sempre em perigo. Falta educar o povo para não entupir os bueiros. Tem gente que mira para jogar lixo neles. Guimba de cigarro então...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: