terça-feira, 23 de novembro de 2010

Loulé pode ocupar o cargo de

Suplente do craque Sanduka

Não tenho a menor dúvida em afirmar que o cavalo Sanduka é um craque em pista de areia. Além, é claro, de ter mostrado que também "se vira" muito bem no gramado. Pois para a felicidade dos titulares do Stud Dona Lúcia, outro de seus defensores vem mostrando evolução impressionante e já merece ocupar o cargo de "suplente" do filho de Wild Event. Na Prova Especial Heitor de Lima e Silva, em 1.500 metros, areia macia, principal atração da corrida do último sábado, na Gávea, o cavalo Loulé demonstrou categoria e venceu com firmeza. Direção magistral de Ilson Correa, que anda voando. Apresentação, como sempre perfeita de Cosminho Morgado, que vem colecionando troféus clássicos. Portanto, para a alegria da família Ramos, os titulares do Stud Dona Lúcia agora têm uma parelha de colocar respeito nos adversários. Ainda vale ressaltar que Leão Coroado e Ultraseven também mostraram ótima forma e correram bem.

Bilheteira ficou com os ingressos da maratona

O destaque da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o Clássico Derby Club, em 3.500 mretros, grama macia. Última etapa da Taça Quati, vencida antecipadamente pelo tordilho Morcote, a prova reuniu apenas quatro competidores, uma vez que Illusionist foi retirado. A prova foi extremamente sem graça e cansativa para quem viu. Harry e Chuchu Beleza "brigaram" na primeira parte da maratona, enquanto Bilheteira os vigiava de perto e Morcote já vinha meio sem gás. Na reta, quando Chuchu Beleza se livrou da "perseguição" chata de Harry, a faixa deste, Bilheteira, sacou dos ingressos e passou sem luta, para vencer com facilidade. Mestre Guignoni apresentou a defensora do Stud Acqua Azul e Marcelo Cardoso teve calma e paciência para garantir a vitória.

Ninguém escapa do apelido

Seja aonde for, onde um grupo de pesssoas passa a conviver, não tem jeito. O apelido vem com a maior naturalidade. Na escola, no ambiente de trabalho, na roda de amigos, na praia, enfim, em qualquer lugar, tem sempre algum engraçadinho que coloca apelido em todo mundo. Um dia a casa cai e ele acaba recebendo o dele também. Existem apelidos que, realmente, são perfeitos e ficam marcados pro resto da vida. O saudoso Washington Luiz de Oliveira era um "mestre" dos apelidos. Lembro que, há muitos anos, um jovem amigo da gente, que frequentavas as corridas e os matinais, ganhou um apelido colocado pelo Washington que entrou pra história. O nosso chapa, cujo nome não vou revelar, era branco e louro demais daí virou "Omelete". Mas existem outras "alcunhas" que, pra mim, não tem nada a ver. Esta semana soube que o talentoso aprendiz Vagner Borges já foi "batizado" mas discordo totalmente da semelhança. Olhem as fotos e confiram se não estou certo.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Os costumes são a hipocrisia de uma nação" (Honoré de Balzac)

Rapidinhas

Vitória maiúscula do turfe brasileiro (mais uma) na Argentina, desta vez através do incansável Mr.Nedawi, máquina na pista de areia. Venceu o GP Dardo Rocha, maior prova do turfe em La Plata e importante etapa do calendário clássico portenho. Parabéns à toda equipe e a Ricardo Vidigal a quem tive o prazer de conhecer no dia do GP Brasil deste ano.

Aniversaria neste dia 26 o nosso amigo Rogerinho Gadelha. Tem uma memória privilegiada e sempre lembra a todos de muitos detalhes. É um arquivo vivo. Rogério, que agora mora no interior de Minas, está organizando uma grande festa para comemorar meio século de vida. Parabéns ao amigo.

Ninguém questiona a capacidade profissional do treinador Venâncio Nahid, tricampeão do GP Brasil e vencedor das provas mais importantes do calendário nacional. E nem é preciso ficar lembrando isso, mas é sempre bom ressaltar mais uma fase fantástica do Neném. Tem vencido com frequência e vai dar muito trabalho na estatística desta temporada. Seus animais estão sempre muito bem apresentados.

Costumamos sempre ressaltar grandes direções, apresentações perfeitas de treinadores mas muitas vezes esquecemos do trabalho incansável dos veterinários. E o "time" do turfe carioca é de primeira linha. Cada conversa com qualquer um deles é sempre construtiva e serve de aprendizado.

Neste fim de semana a maior festa do turfe pernambucano com a realização do GP Bento Magalhães. Desejo sucesso aos apaixonados turfistas nordestinos e em especial a meu amigo Serginho Paiva.

A equipe do Stud Estrela Energia já começa a colher frutos no Oriente Médio. Bruno Reis venceu a primeira e neste meeting que vai até março, a coudelaria vai brilhar, podem anotar.

Jean Pierre se recupera de cirurgia no ombro. Ao amigo, pronto restabelecimento e um retorno breve.

Para a tristeza geral das outras três torcidas, o Flamengo passou (meio no sufoco) pelo Guarani e praticamente garantiu a permanência na primeira divisão. É pouco, eu sei, mas pelo menos não vamos alegrar o Natal dos que odeiam a nação rubro-negra. Ano passado tiveram que aturar o título.

O MATUNGÃO VIBROU

Semana passada, como sempre faço, escrevi a coluna na segunda-feira pela manhã, antes da corrida do feriado. Portanto, sem assistir a realização do GP Proclamação da República, em Cidade Jardim. Por esta razão, não comentei a vitória de Armas e Flores sobre Desejado Thunder. São dois corredores excepcionais e voltarão a se encontrar. A Gávea já foi o "Recreio de Bandeirantes" por um tempo e os cavalos do Rio já fizeram a festa em Cidade Jardim várias vezes. De parabéns os vencedores. Ao amigo Nilson Lima, um abraço especial pela conquista. Ivaldo Santana, que conheço desde os tempos em que ia trabalhar cavalos no Brejal e tinha medo do barranco, correu Desejado Thunder como tinha que fazer. É um ótimo jóquei. Aos titulares do Stud Farda Vencedora, os méritos pela belíssima vitória.

O MATUNGÃO ONLINE

Sempre fui avesso a esta coisa de passar horas na frente do computador. Já basta o tempo que fico trabalhando no jornal (as vezes sinto falta da máquina de escrever). Minha sobrinha que, há tempos dorme abraçada com o notebook, vivia me incentivando a entrar nestas tais de redes sociais. Sempre relutei. Mas é difícil resistir. Foi minha perdição. Antigamente, em casa, pela manhã, apenas lia os e-mails e as notícias. Fim de papo. Agora, após estes dois procedimentos, é Orkut, Facebook, Msn, Tweeter e sei lá mais o que. E à noite, aí é que a coisa piora. Fico jogando buraco online com um monte de gente doida até de madrugada. Vou procurar um VCA (Viciados em Computadores Anônimos)...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: