terça-feira, 2 de novembro de 2010

Já estava mais que na hora de

Hostellerie vencer prova clássica

O GP Marciano de Aguiar Moreira, do Grupo II, em 2.400 metros, grama pesada, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. Com justiça, a vitória pertenceu a Hostellerie, de Fazenda Mondesir, muito bem dirigida por Marcos Mazini. A ganhadora foi apresentada pelo craque Dulcino Guignoni, que em razão de uma crise renal, asisstiu à vitória pela televisão e não pôde comparecer ao pódio para receber seu justo troféu. Numa chegada eletrizante, Time To Fly e Inchatillon empataram na segunda colocação. A ganhadora, por Know Heights e Eighth Green (Green Dancer)obteve a segunda vitória (primeira clássica) em 15 apresentações. Obteve, ainda, inúmeras colocações em provas de Grupo. O tempo da prova foi 2m32s12. A carreira somou pontos para a Taça de Prata.

Sem qualquer vergonha, potro do Alvarenga vence firme

O Clássico Ernani de Freitas, em 1.600 metros, grama, foi o destaque da programação de sábado no Hipódromo da Gávea. Prova destinada a potros de 3 anos, tinha no campo bons corredores, embora nenhum dos expoentes da geração. No alinhamento, Sassaricando aprontou, derrubou o jóquei e acabou disparando, sendo retirado da competição. Na carreira, uma vitória firme de Unshamed (sem vergonha, em português), muito bem dirigido por Dalto Duarte, em tarde de glória. Mais uma apresentação nota 10 do Alemão no potro do Stud Alvarenga, que continua colocando mais e mais prateleiras em casa para guardar os troféus das vitórias clássicas. Vincent, que parece render mais na pista de areia, fez ótima apresentação. O ganhador, filho de Signal Tap, foi criado pelo campeoníssimo Haras Santa Maria de Araras.

Mil vezes Dalto Duarte

O último sábado, sem dúvida, vai ficar marcado na vida do jovem Dalto Duarte, que nos últimos tempos vem coroando de êxito sua curta e brilhante carreira. Após vencer a estatística de jóqueis da temporada 2009/2010, ganhou este ano o GP Brasil (sonho maior de todo piloto), conduzindo o cavalo Moryba. Na programação do último dia 30, conduzindo a égua Aricanduva, o profissional alcançou a milésima conquista, demonstrando sua inquestionável capacidade. Tímido, comemorou com tranquilidade, mas recebeu o reconhecimento do público e de colegas de profissão. Na reunião ainda venceu mais cinco páreos. Sucesso merecido para um profissional dedicado, que vem superando com garra os problemas de peso e, na raia, consegue aliar técnica e vigor físico, de forma equilibrada. Não se deve esquecer do trabalho de Paulo Mileno, seu agente de montarias, sempre alerta e escolhendo as boas oportunidades. Parabéns!

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"O falso é às vezes a verdade de cabeça para baixo." (Sigmund Freud)

Rapidinhas

Muita comemoração no Sul pela vitória firme de Escorpião Rei no último páreo de sábado. Meu amigo Xandy e família vibraram muito. Apresentação perfeita do craque Darci Mineto e direção correta do bom jóquei Marcelo Soares. Xandy ficou tão empolgado que vai comprar um video game novo pro Mateus.

Fotos em sites de relacionamento mostram que Bruno Reis e Dayverson Barros estão descobrindo as maravilhas de Dubai. Eita vida difícil essa...

Domigo será realizada a maior festa do turfe gaúcho e na Gávea não teremos corridas, assim como aconteceu no dia do GP Paraná. Corredores do Rio estão inscritos nas provas clássicas e muitos profissionais estarão presentes. Como grandes atrações, o campeão Jorge Ricardo e o novo ídolo da Gávea, Henderson Fernandes. Imperdível!

Na sexta-feira uma coincidência que alegrou meu amigo Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, titular do Stud Capitão. Dois filhos da reprodutora Nativity, criados por ele, venceram. Dearest Nativity e Ejector Talk. E a égua vai a leilão no dia 10, cheia do garanhão Shirocco. Grande atração.

Na última semana o blog do matungo ultrapassou os 14.000 acessos e isso é motivo de muita alegria. A todos os amigos que nos aturam, prestigiando semanalmente este espaço, meu mais sincero e carinhoso muito obrigado.

O Fluminense, a exemplo do que ocorreu com o Flamengo, ano passado, está com sorte de campeão. Se perde, os adversários diretos também perdem. Se empata, a mesma coisa. Apesar de alguns chatos de galocha, tenho inúmeros amigos tricolores e não vou ficar "tão" chateado se eles levarem o título.

E para complicar ainda mais a história, morreu mais um na novela. Quer saber, vou é parar de ver essa baboseira. Enjoei. Mas continuo querendo saber quem matou o Saulo...

O MATUNGÃO VIBROU

Fase é fase e ninguém escapa disso. Em qualquer profissão, o trabalho árduo, a dedicação e o envolvimento são prerrogativas indispensáveis para o sucesso. As oportunidades também são fundamentais. Mas voltando ao início do tópico, repito que fase é fase. Quando ela é boa dá tudo certo, mas quando o momento é difícil, precisa-se de muita força de vontade para dar a volta por cima. Escrevo tudo isso para afirmar que vibrei muito com a vitória de Marcos Mazini no GP Marciano de Aguiar Moreira, domingo passado. O piloto já foi badalado, já foi criticado, passou por momentos difíceis e recentemente perdeu um contrato importante. Mas, apesar de tudo, continua sendo um jóquei diferenciado, com qualidades inquestionáveis. Parabéns pela vitória e que outras mais venham.

O MATUNGÃO APOLÍTICO

Me desculpem, mas este tópico não tem nada a ver com turfe. Sempre me considerei um homem apolítico. Tinha 9 anos de idade quando estourou a revolução de 31 de março de 1964. Vivi minha adolescência numa época de ditadura militar, convivendo com notícias sobre censura, prisões, DOE-COD, DOPS e outras barbaridades do gênero. Acompanhei a campanha pelas Diretas Já e sofri (sem drama) com a morte prematura de Tancredo. Vivi a terrível era Collor e a inflação galopante (tem turfe sim...viu). O Brasil mudou, mas nada foi tão importante para essa mudança que o Plano Real. Enfim, nos dias 3 e 31 de outubro exerci meu direito democrático e votei nos dois turnos, mas no domingo à noite me lembrei de uma frase, que alguém disse certa vez: "Cada povo tem o governo que merece"...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: