terça-feira, 30 de novembro de 2010

Gororoba do Ipê foi o

Prato do dia no domingo

O destaque da corrida do último domingo, no Hipódromo da Gávea foi o GP Oswaldo Aranha, do Grupo II, em 2.400 metros, grama macia. Numa reta final empolgante e em chegada de pura emoção, Gororoba do Ipê levou a melhor. Ilson Correa, para variar, esteve perfeito no dorso da tordilha, que veio por fora e dominou perto do disco. Numa embolação entre quatro competidoras, Time To Fly ficou com a formação da dupla. Hostellerie, que ficou mais de meia reta sem ter por onde passar, foi a terceira colocada. Inchatillon e Noiva Graciosa (que ponteou até os 200 finais) completaram o marcador. Apresentada em forma perfeita por Dulcino Guignoni, a tordilha alcançou a oitava vitória numa campanha de 13 apresentações.

Morena Matte só precisou galopar largo para vencer.

Outra atração na corrida de domingo, na Gávea, a Prova Especial Ricardo Xavier da Silveira, em 1.400 metros, areia macia, não teve a menor graça para oito das nove competidoras inscritas. Apresentada em magnífcas condições (estava linda no cânter), a égua Morena Matte venceu de ponta a ponta, sem dar o menor trabalho ao jóquei Luiz Duarte, que fez posição em todo percurso. Tauane, num final difícil (para a dupla) ficou com a segunda colocação. La Villette, Lady Beauty e Super Hina completaram o placar. Sem dúvida alguma, a defensora do Stud Lecca é uma das melhores corredoras de sua geração em pista de areia e do jeito que venceu, vai dar muito trabalho ano que vem.

Urcath, o mais novo alvo de um "olho clínico".

Quando acontecem os leilões de potros, cada vez mais cedo, os proprietários não criadores começam seus estudos, pedem a treinadores e veterinários que examinem e, por fim, chegam ao tattersall dispostos a "disputar" lance a lance os seus preferidos. Nem sempre se consegue adquirir o potro ou potranca alvo do desejo. Além de todos os detalhes, que envolvem filiação, conformação física entre outros, precisa-se de sorte. Um dos mais tradicionais proprietários cariocas parece ter um verdadeiro "olho clínico" em suas escolhas. A farda que já brilhou nas pistas com Time For Fun, parece fadada ao sucesso. Sábado, na Prova Especial Quiproquó, em 2.400 metros, grama pesada, Urcath deixou claro que a jaqueta ouro e preto do Stud Yatasto ainda tem muito para brilhar. Mestre Guignoni dispensa comentários e Marcelinho Almeida, na dele, vai vencendo clássicos toda semana. Parabéns aos vencedores.

Família Kranzfeld merece um corredor clássico.

Como diria Celson Afonso, o menino prodígio da equipe da TV Turfe, o matungo aqui adora entrar no "Túnel do Tempo". Mas não tem jeito, relembrar o passado é um dos meus melhores hobbies. Lembro que em 1983, quando treinava na Gávea, muito bem instalado na cocheira 2 da Vila Hípica, o amigo Daniel Kranzfeld me procurou e disse que seus jovens sobrinhos, filhos do Simon, estavam empolgados com o turfe e queriam comprar cavalos. Daniel me indicou a Alexandre e Herman. Nasceu ali o Stud Standard, com os cavalos Duduto e Del Nero, comprados num leilão paulista. O primeiro venceu uma e o outro chegou doente e morreu dias depois (ainda bem que o seguro pagou). Enfim, isso aconteceu há 27 anos. Eu parei de cuidar e eles seguiram e hoje, além do Stud Standard, formaram o Stud Força K. No sábado, Astro Di Arumba deu um show na Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, em 1.900 metros, areia macia, para a grande alegria de toda a família. Marcelinho Almeida faturou o segundo clássico do dia. Parabéns, fico muito feliz com o sucesso dos amigos.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Antes tarde do que nunca. O Rio merece ter paz" (Matungão)

Rapidinhas

Vai se casar no próximo sábado o meu amigo Vitor Lahass. A cerimônia acontecerá na Basílica Santa Terezinha do Menino Jesus, na Tijuca. A ele e Caroline toda a felicidade do mundo. Vitinho é filho do Cai Cai e como seu pai, será ótimo treinador.

Parece que tenho procuração para elogiar a Escola de Aprendizes do JCB, mas não é o caso. Trata-se apenas de uma constatação. O "time" carioca melhora toda semana. Além dos dois que têm mais montarias e conseguem melhores resultados, os demais têm vencido, demonstrando grande maturidade. Me impressionaram favoravelmente na última semana, direções dadas por Igor Gaier e Carlos Henrique. Muito bom isso.

Neste verão que começou com tudo, uma das decisões sábias da direção do JCB foi liberar o uso das bermudas. Como nas próximas semanas cobrirei as férias do amigo Luiz Carlos e narrarei nos fins de semana, já separei umas três bermudas para usar. Hehehe!

Aviso aos navegantes que não vai ter "boca livre" na próxima sexta-feira. Depois de narrar as corridas vou tomar meu chopinho no lugar de sempre e só. Apesar de muito bem vividos, não cabe fazer festa ao chegar nos 56.

Semana passada ressaltei aqui o trabalho dos veterinários, fundamentais em qualquer equipe. Aproveito agora para lembrar também do excelente trabalho realizado pela equipe do Departamento de Veterinária do JCB. Atenção, cuidado e dedicação total aos animais. Uma garantia.

Nesta mesma época, ano passado, a torcida do Flamengo sonhava com o título. Agora, após a penúltima rodada, em razão de uma combinação de resultados, o rubro-negro escapou de ir para a segunda divisão. Os erros foram muitos, a começar pela demissão do Andrade. Mas, como diz o Fábio Juppa, colega de redação, no Globo, "time grande não cai"...

A partir desta semana o blog passa a contar com o apoio de mais um importante proprietário do turfe brasileiro. Juntando-se aos Studs West Point e Amigos da Barra, nos orgulha a parceria com o Stud J.Lírio Aguiar, do comendador Zé Lírio. Obrigado!

O MATUNGÃO VIBROU

Existem emoções que só o turfe pode proporcionar. Não canso de repetir a frase do genial Chico Anysio, quando disse que "passar na frente é como dor no rim, uma coisa única". Tanto faz se for num páreo de claiming, a emoção transborda quando vence um cavalo da gente. Já passei por isso inúmeras vezes desde que comecei a ter cavalos, há muito tempo. Mas também vibro muito quando vejo o corredor de um amigo levar a melhor. Por esta razão fiquei muito feliz com a vitória da potranca Bárbara do Truc, domingo. Pertence a Sérgio Livramento, que acompanha esta alazã desde o nascimento. É um apaixonado por cavalos e merece toda esta alegria. Foi a segunda conquista da filha de Red Runner, em oito apresentações.

O MATUNGÃO "Ó XENTE"

Onde tem cavalo de corrida a emoção corre solta. Existem empregos e profissionais do turfe buscam sempre o melhor. Este fim de semana a festa foi pernambucana, com a realizão do GP Bento Magalhães, no tradicional Hipódromo da Madalena. Tenho muitos amigos por lá, entre os quais Serginho Paiva, seu pai, Gilson Alain e seu filho, Leo. Sou bom carioca, nascido em Botafogo, mas em minhas veias corre o sangue gaúcho de meu pai e nordestino, de minha mãe. O nordeste é belíssimo e é muito bom saber que o turfe está mais vivo do que nunca por lá. Istambul foi o grande vencedor do "Bentão" e, segundo fui informado, a festa foi maravilhosa no fim de semana, com corridas sábado e domingo. Qualquer hora dessas a saudade vai bater forte e passo uns dias por lá...Chega!

As fotos que contam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: