terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ela vence uma, vence duas, vence

Três mas ninguém acredita. É mole?

O que faz do turfe um esporte emocionante e intrigante são coisas assim como as que envolvem a égua Suck Out Queen, vencedora de forma espetacular do GP Mariano Procópio, do Grupo III, em 1.600 metros, grama pesada, atração do último sábado no Hipódromo da Gávea. Apresentada em ótima forma pelo craque Neném Nahid e recebendo ótima direção do "Ice Boy" Edson Ferreira Filho, a alazã ganhou bem. O que acho interessante a respeito desta filha de Red Runner, de Adalberto Ribeiro, é que ela segue vencendo e ninguém acredita. No dia 7 de setembro faturou uma prova especial com rateio de 28,70 por 1. No dia 12 de outubro, outra prova especial, agora com pule de 13,00 por 1. No sábado, a primeira vitória em Grupo III e mais uma vez com rateio elevado. Acho que ela está precisando bater um recorde para que os apostadores cofiem mais...Parabéns aos vencedores e que aumentem as prateleiras para colocar as taças.

Quem foi que disse que ele não corre na grama?

Ainda na chuvosa tarde de sábado foi disputado o Clássico Justiça do Trabalho - 1ª Região, em 2.000 metros, grama pesada. Campo interessante e, para a surpresa de muitos, a participação de Sanduka, do Stud Dona Lúcia. Máquina na pista de areia, muitos turfistas se perguntaram há algumas semanas, qual a razão do filho de Wild Event não ter sido inscrito no GP Bento Gonçalves, onde seria uma barbada de meia légua. A resposta foi publicada em alguns sites: o proprietário decidiu mantê-lo no Rio. Craque na pista de areia, o veloz corredor não havia corrido bem na minha e meia gramada. Daí virou lenda o fato de que na grama não era o mesmo. No sábado, com seu piloto habitual, Marcelinho Almeida, o pensionista de Cosminho Morgado "triturou" os adversários para a alegria de seu proprietário e da família Ramos. Um show na raia. Pois é, lendas se desfazem...

Tavenna quando engrenou, passou de viagem

Como o domingo ficou reservado para a festa do turfe gaúcho, todas as atrações clássicas ficaram mesmo para a programação do último sábado, na Gávea. Além das carreiras vencidas por Suck Out Queen e Sanduka, foi disputada a Prova Especial Bucarest, em 1.000 metros, grama pesada. No momento da largada, São Pedro acabara de abrir totalmente as torneiras e caía um dilúvio. O locutor adorou, pois só enxergava uma cortina de água. O boné amarelo de Indian Tiger, faixa do Haras Anderson, ajudou muito na primeira parte do percurso, pois a pensionista de Adélcio Menegolo liderou boa parte. Mas na altura dos 300 metros finais, deu bem para perceber a farda do Stud Palurape vindo como um tufão por fora e passando de viagem para a ponta. Era Tavenna, que venceu com autoridade, dirigida por Henderson Fernandes. Apresentação nota 10 de Manoel Renato Lopes. Vale registrar a ótima atuação de Fleurs Day.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Um dia sem rir é um dia desperdiçado" (Chaplin)

Rapidinhas

Na corrida de sexta-feira foi disputada a Prova Especial Nelson Pereira, em 1.400 metros, areia. A prova teve uma chegada espetacular e perto do disco, três competidores brigavam cabeça à cabeça. O ganhador foi Olympic Hawk, em direção espetacular de Dalto Duarte. Field of Honour formou a dupla, com Scrittore na terceira colocação.

Apesar das fortes chuvas que caíram no sábado, a Comissão de Corridas foi bastante criteriosa e só mudou a raia após a realização das três provas da programação clássica.

Os aprendizes da Gávea continuam conquistando muitas carreiras para a alegria do Mileno e do Machadinho. Além do Henderson Fernandes, que lidera a estatística, venceram provas Vagner Borges (cinco na segunda-feira), Carlos Henrique, Antônio Ferreira Matos, Igor Gaier e Leandro Costa. Pois é, são os "Meninos do Jockey" brilhando cada vez mais.

A grama pesada não estragou a bonita festa do Derby paulista. Vitória convincente do potro Xin Xu Lin, montando pelo Antônio Correa da Silva, nosso velho conhecido. Gostei demais da atuação de Energia Cósmica que deu ótima impressão e cansou nos metros finais. Vai longe esse potro do Givanildo Duarte. É muito corredor.

Mais um novo blog na área, comandado por gente jovem. Trata-se de "Doutores do Turfe". Tem muitas informações, indicações e artigos interessantes. O corintiano Kelvin é um dos doutores. É a renovação que se faz necessária. Vale a pena conferir. O endereço está aqui no blog, em links.

O Vanderlei Luxemburgo é um tremendo Professor Pardal e a cada jogo inventa um ataque novo para o Flamengo. Vai acabar é provocando um "ataque de nervos" nos torcedores.

Já estão querendo de novo trazer a CPMF. Por que é que na campanha eleitoral ninguém falou nisso? Pois é, agora segurem a barra. E vem mais chumbo grosso por aí.

O MATUNGÃO VIBROU

Esta semana eu e meu amigo Luiz Urubatan Carlos fizemos uma pequena inversão na escala de trabalho e folguei nas corridas de quinta e sexta para transmitir sábado e segunda. Mesmo de folga estive no hipódromo. Na corrida de sexta assisti a bonita vitória de Paint of Joy, em forte atropelada, muito bem dirigida por Valdinei Gil. A ganhadora é de propriedade de José Lírio Aguiar, que veio ao Rio esta semana e me convidou para a foto da vitória. Além de prestigiar o comendador, amigo de longa data, ir ao winner's circle e ficar ao lado de uma farda rubro-negra é sempre motivo de festa. O mestre Alcides Morales apresentou Paint of Joy em forma espetacular.

O MATUNGÃO E O BENTO

Muito bonita a festa do GP Bento Gonçalves, com casa cheia e movimento de apostas além da expectativa. Na carreira principal levou a melhor o cavalo Quanto Mais, muito bem dirigido por Francisco Leandro e apresentado em forma soberba por Marcos Vinicius Lanza. Se não me engano ele foi vendido no leilão do Léo Friedberg, no dia 13 de outubro. Antes, pertencia ao Stud Champions Spirit. Foi mantido no Paraná para correr o Bento Gonçalves e talvez và a outro Bento, o Magalhães. Mas isso é apenas um "achismo" do matungo. Mas voltando à festa gaúcha, foi emocionante a entrevista dada por Jorge Ricardo à TV Turfe. Craque nas pistas e na vida. Valeu Jorginho...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: