terça-feira, 5 de outubro de 2010

No tira-teima em Grupo II

Another Xhow foi melhor

O GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Junior, do Grupo II, em 2.400 metros, grama encharcada, atração do último domingo, na Gávea, marcou mais um confronto entre dois corredores de categoria, que protagonizaram disputas interessantes desde o GP Brasil. Na maior prova do turfe nacional, Another Xhow foi segundo colocado para Moryba, chegando à frente de Tônemaí por pequena diferença. Depois disso, no GP Doutor Frontin, também na milha e meia, veio o troco, também por pequena diferença. Portanto, o terceiro encontro de ambos seria um tira-teima. E, mais uma vez, por pouco mais de cabeça de vantagem, Another Xhow bateu Tônemaí. Apresentação de luxo do craque Dulcino Guignoni e direção correta de Marcos Mazini. Decepção, pra mim, foi Flymetothemoon. Ponteou até a entrada da reta mas entregou cedo a rapadura. Definitivamente, a viagem frustrada para a Argentina (teve contratempo por lá) não fez nada bem ao excelente corredor do Haras Doce Vale. Parabéns ao Stud Alvarenga e aos amigos Roni e Rodrigo Schulze, tituares do Haras Truc, criador de Another Xhow.

Prato do dia: Gororoba do Ipê

Ainda lembro com muita saudade, dos tempos de infância, quando minha querida avó dizia: "Menino, vem almoçar que a gororoba está pronta". E ao contrário do que diz o famoso dicionário Michaelis, que define o termo como "comida mal feita", a gororoba da vovó era deliciosa. Após este saudoso intróito (hoje estou abusando), destaco a principal carreira do último sábado no Hipódromo da Gávea, a Prova Especial Platina, em 2.000 metros, grama pesada. Vitória firme e convincente da tordilha Gororoba do Ipê, muito bem dirigida por Ilson Correa, que não canso de repetir, atravessa a melhor fase de sua carreira. Apresentação de Dulcino Guignoni dispensa comentários. Parabéns aos vencedores.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Sonhar é acordar-se para dentro" (Mário Quintana)

Rapidinhas

Recebi muitas manifestações pelos meus três anos de TV Turfe, comemorados na última segunda-feira e gostaria de agradecer a todos os amigos que mandaram mensagens, via Orkut, Facebook e emails. Valeu pela força gente, de coração mesmo.

A coluna de hoje está parencedo uma auto biografia, mas deixa quieto. A verdade é que não consigo passar muito tempo sem ver a farda rubro-negra na pista. Depois das grandes alegrias que tive com Japyhara e Cascoxa, estou providenciando o retorno. Só espero não passar novamente o sufuco de ter que narrar páreo de cavalo meu, como aconteceu na última vitória da Japyhara. Não poder torcer dá nos nervos...

Ta vendo, mais um assunto ligado "a minha pessoa" (rss). Queria agradecer ao titular do Stud Marisa Star pela referência que fez à minha narração do páreo, na Revista Turf Brasil, na foto homenagem da vitória do cavalo Navajo Hurricane.

Na última sexta-feira, na cocheira do treinador Túlio Penelas, churrasco em comemoração pela vitória da craque Sweet Roar no GP Costa Ferraz. Dudu, como sempre, uma simpatia como anfitrião, ao lado de seu pai, seu tio (Marquinho, chapa de muitos anos) e amigos. Responsável que sou, pois tinha que narrar, tomei apenas Coca Zero.

Meu amigo Tiago Josué Pereira está partindo para mais uma aventura fora do país. O nosso "Indiana Jones" tem tudo pra brilhar em Macau. Toda sorte do mundo pra você TJ.

Zico foi meu idolo como jogador e continuará sendo. Mas essa largada do barco na hora da tempestade me decepcionou. E o Silas hein? É do time do "Eu venço, nós empatamos, eles perdem". Triste.

O MATUNGÃO VIBROU

Fiquei feliz com a vitória do cavalo Marcos Rei na corrida da última sexta-feira. No meio da programação, como sempre faço, desci à repesangem para comer meus dois pastéis com mate, na cantina comandada pelo Gelson. Na oportunidade estava o treinador Luis Marcelo Quintas que pediu que eu caprichasse na narração, pois no dia seguinte seria seu aniversário e o cavalo tinha muita chance de vitória. Deu tudo certo, o cavalo venceu com ótima direção do Correa e o Marcelo comemorou bastante. São coisas assim que fazem a gente vibrar no turfe.

O MATUNGÃO RELEMBRA

Graças a Deus, fiz muitos amigos em minha trajetória no turfe e lá se vão quase 39 anos participando do dia-a-dia deste esporte emocionante. Agora, gostaria de relembrar de um amigo especial. Um cara de um talento nato para tratar cavalos de corrida e um homem simples, honesto e trabalhador. Ganhou tudo que tinha direito e me ensinou muito. Estou me referindo a Wilson Pereira Lavor, parceiro de papo e de copo e um dos maiores incentivadores que tive quando tentei a carreira de treinador. Conheci Geovani (C.Lavor) ainda bem menino, iniciando na profissão. Essa lembrança me veio ao ler a notícia de que o filho do Wilson volta ao Haras Santa Maria de Araras, com cuja farda obteve grandes conquistas...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: