quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nos GPs de velocidade acontecerão

Disputas acirradas...pela dupla

Cavalo bom é cavalo bom, "punto e basta" como diria o Totó da novela (que fique claro que não sou noveleiro). O que corre esse potro Desejado Thunder é um negócio que não dá pra definir com palavras. Já gastei colunas e mais colunas tentando encontrar uma forma de dizer que trata-se de um corredor de exceção. Um craque na verdadeira acepção da palavra. Mais uma vez, com a tranquilidade e a frieza desse menino, que apelidei de Ice Boy, o defensor do Stud Alvarenga não tomou conhecimento dos adversários. Largou, tomou a ponta e venceu com firmeza, marcando tempo espetacular. Derrotou Sol de Angra, que é um excelente velocista e outros bons corredores. Mais uma vez parabéns ao "Alemão" pelo preparo e ao Alvaro Novis, que nos brinda com os shows de sua máquina, sem pensar em levá-lo para o exterior. Mas um pulinho lá nas terras dos "hermanos", em dezembro, não faria mal algum.

Final eletrizante e vitória surpreendente

Se na prova clássica de sábado não houve emoção, com a vitória fácil de Desejado Thunder, sobrou na tarde de domingo, na disputa do GP Duque de Caxias. Uma chegada emocionante, após uma reta final disputada, onde pelo menos quatro competidoras deixaram impressão de que poderiam vencer. No disco, vantagem pequena para Mee, dirigida com maestria por Ilson Correa, que voltou à melhor forma. Time To Fly e Inchatillon terminaram agarradas à ganhadora. Dolly Max fez o train da carreira e esmoreceu um pouco na fase decisiva. Inyati completou o marcador. Mais uma vitória de Grupo II para o Stud Lecca, do presidente do JCB, Luis Eduardo da Costa Carvalho. Apresentação nota 10 de Cosminho Morgado. Fase de glória para o Haras São José e Expedictus. Depois de Moryba no GP Brasil, agora Mee. E na semana ainda teve a vitória do promissor Muktuk, que pode ir longe na campanha.

Estrelas brasileiras pelo mundo

Alguns de nossos grandes jóqueis, assim como acontece no futebol, saíram pelo mundo para buscar novos horizontes. E como o solo verde e amarelo é fértil em tudo, o brilho acontece pelos quatro cantos na Terra. Já virou ídolo na Argentina o nosso Ricardinho, que agora tem a seu lado Altair Domingos conquistando seu espaço. João Moreira está dando shows em Cingapura e Manoel Nunes já é dono de metade de Macau. Mas, ainda bem, outros que estavam fora estão sendo repatriados, caso recente de Luiz Duarte, que reforçou em grande estilo o time carioca.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir". (Sêneca)

Rapidinhas

Já escrevi sobre isso, mas a cada acidente gosto de relembrar. Marcelo Cardoso, quando menino, frequentou a Escola de Circo e isso lhe deu uma impressionante habilidade de se livrar de problemas em casos de queda. Sábado, ao cair de Urubu Malandro, mostrou a agilidade de sempre. Show de bola!

Duas grandes festas no sul do país se aproximam. Esta semana, no Hipódromo do Cristal, o GP Protetora do Turfe. Mais pra frente, ainda em setembro, as festividades do GP Paraná. Desejo sucesso nas duas provas.

Ao ser publicada esta coluna já deve ter ido ao ar a matéria feita pelo Sportv sobre a trajetória meteórica do aprendiz Henderson Fernandes no turfe carioca. Fiz uma pequena participação e opinei sobre o menino, que bem orientado tem tudo para se tornar num dos melhores pilotos do país.

Ainda este mês, no Chile, mais um GP Latinoamericano. Em minha opinião a prova não tem mais a identidade de principal competição do turfe em nosso continente. Faz tempo que os maiores craques de Argentina, Brasil e do próprio Chile já estão fora. Ainda assim a gente tem mais é que torcer.

Com ótimos programas, os movimentos de apostas na Gávea vem subindo substancialmente. Com provas interessantes o povo aposta. E ainda pode melhorar.

Como sempre, muito boa a participação do treinador Luis Henrique Vieira no programa Turfe Espetacular. Faz análises conscientes e sempre dá detalhes da razão de suas indicações.

O jovem treinador Lucas Eller obteve a primeira vitória da carreira através de Go Golden, na corrida do último domingo. Há muito lidando com os cavalos, mandou para o barbante uma bomba atômica da bela jaqueta de seu pai, Jorge Olimpio. Parabéns e que outras vitórias aconteçam.

Pra não dizer que não falei de futebol. Pelo que vem apresentando e pela irregularidade dos adversários, vai ser muito difícil tirar o título do Brasileirão do Fluminense. Pelo menos uma legião de amigos vai ficar feliz...

O MATUNGÃO VIBROU

Não resta a menor dúvida que o "time" de aprendizes da Gávea é de alto nível, num trabalho mais que eficiente do Paulo Mileno e do Machadinho. O Henderson Fernandes é uma realidade e outros vem briilhando e mostrando grande potencial. Mas uma coisa que me fez vibrar, sinceramente, foi a primeira vitória do menino Henrique Eduardo Merenciano da Silva, ou "Vassourinha" como é chamado. Ganhou com o cavalo Direito, de ponta a ponta e fez uma festa espetacular. Na foto, quase todos da escola estiveram presentes. Há espaço pra todo mundo e incentivar quem está começando é fundamental. Parabéns ao garoto e que venham outras vitórias.

O MATUNGÃO SE DIVERTE

Confesso que não tenho lá muito tempo para assistir televisão. Gosto de programas esportivos e telejornais. Filmes, raramente. Nos dias de folga, assisto às corridas e a futebol. Ah, também gosto de humorísticos, tipo CQC, Pânico e Casseta & Planeta. Pois é, pra quem não gosta muito de televisão até que assisto muito. Mas, uma das coisas mais divertidas, que não perco, sempre que posso, são os programas do Horário Eleitoral Obrigatório. Passamos tantos anos brigando pelo direito de votar, mas acho mesmo que, na verdade, queríamos é ter estes programas de volta...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: