quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mazini escolheu a diagonal

E teve a visão da vitória

A principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea foi o GP Antônio Carlos Amorim do Grupo III, em 1.400 metros na pista de areia pesada. Além de ser, reconhecidamente, um dos melhores jóqueis do turfe carioca, Marcos Mazini tem se tornado um especialista em descobrir a hora certa de procurar a diagonal. E não foi diferente no dorso da veloz Vision of Victory. Após a partida, levou sua conduzida direto para a cerca externa e ao entrar na curva, veio para dentro e tomou a ponta, livrando ótima vantagem. Na reta final entrou ainda com boa folga e a corredora, em grande forma, resistiu ao forte arremate de Sky Princess, que teve que se contentar com a segunda colocação. Égua tinindo e um jóquei inteligente, combinação perfeita para uma conquista clássica. De parabéns o proprietário Carlos Alberto Almeida D'Oliveira, que investe muito e merece ter uma vitória em prova de grupo. Nice Black, de quem sou fã incondicional, foi apenas a terceira colocada, mas ainda vai chegar mais longe, tenho certeza.

Percurso de fundo e Guignoni, combinação mágica.

Já o destaque da corrida de sábado no Hipódromoo da Gávea foi o Clássico Escorial, em 2.400 metros, grama, carreira teste definitivo para o excelente Sanduka na pista de grama. Inscrição ousada e definitiva. Máquina na areia, definitivamente o defensor do Stud Dona Lúcia é averso ao gramado. Por outro lado, vitória categórica de Peça Única, que vem alcando forma perfeita no preparo do vitorioso Dulcino Guignoni. Exímio preparador de campeões, o profissional apresentou o cavalo de maneira soberba. E em se tratando de Guignoni não se assustem se numa dessas o defensor do Stud Acqua Azul acabe inscrito no GP Brasil e com possibilidades. Parabéns aos ganhadores.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Fiado só para maiores de 99 anos e acompanhados da mãe". (Cartaz em botequim)

Rapidinhas

Aniversariantes da última semana: Valtemir Severo Pedersen, popular Junior Mala e Celson Afonso Neto. Festa ou boca livre? Nem nos seus melhores sonhos. São dois mãos-de-porco...Ainda assim, são meus amigos e desejo tudo de bom.

Vai começar a Copa do Mundo e 200 milhões de brasileiros rezando por Kaká. Se o jogador do Real Madrid se machucar acabou a criação no meio de campo e o sofrimento será total.

Ainda na semana passada foi corrido o GP Proessor Nova Monteiro, uma justíssima homenagem a um homem que muito fez pelo turfe e pelos profissionais. Surpreendente vitória de Public State, muito bem conduzido por Bruno Reis.

Ótima estréia do potro Emoufee de meu amigo Luiz Edmundo Cardoso Barbosa. Mostrou velocidade e valentia. Na volta vai ser difícil perder. Parabéns ao Magrão, que apresentou o defensor do Stud Capitão em ótima forma.

Outro dia, numa transmissão, disse que o menino Leandro Costa estava precisando de um banho de descarrego ou de alguma mandinga para afastar a falta de sorte. Em momento algum critiquei o aprendiz, só chamei a atenção para o fato de que tudo acontecia com ele. Mas tem gente que não entende ou então quer arrumar assunto para criticar. Se tomou o banho de descarrego eu não sei, mas já ganhou duas e passou à terceira categoria...

Meu amigo Delano continua pintando telas com detalhes das fardas de proprietários. São fantásticas. Quem estiver interessado pode procurar o "homem da letra D" na Codere.

Nesta quarta-feira completam dois anos que meu amigo Zig se foi, prematuramente, aos 52 anos. A tristeza virou saudade e restam as lembranças de 35 anos de amizade, desde a adolescência. Dono do melhor texto que conheci, era um apaixonado pelo turfe e pelas boas coisas da vida. Viveu pouco, mas intensamente. Curtiu cada momento e deixou sua marca por onde passou. No meu aniversário, em 2007, já lutava contra a doença, mas jamais perdeu a alegria e o entusiasmo. Até hoje sinto falta do telefonema, à noite, para sacanear o Flamengo...

O MATUNGÃO VIBROU

Não resta dúvida de que o Betting 5 estava no CTI. Todo mundo sabe que são os pequenos apostadores que mantém o movimento de apostas. É o pinga-pinga que sustenta o turfe. Se uma minoria aposta forte, são os milhares de jogos pequenos que levam adiante o esporte. Com a vinda do Pick 7, o movimento do Betting 5 desabou. E agora foi decretada sua extinção. Vem aí o Pick 5 de Placê, com inversão a 25 centavos. Vai bombar, não tenho dúvida. O apostador do dia-a-dia vai abraçar a modalidade.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Com a globalização do turfe e a realidade de nossos simulcastings há de ser harmoniosa a convivência entre todos os promotores de corrida. Hoje a Gávea trabalha junto com Cidade Jardim, Tarumã, Cristal e, eventualmente, com São Vicente. Já escrevi isso. É bom pra todo mundo. Não pode de forma alguma existir qualquer tipo de rivalidade ou explosão de egos. Estamos todos juntos no mesmo barco e se ao contrário de existir cooperação e boa vizinhança, este barco vira um Titanic. Temos que trabalhar em paz e afastar o possível iceberg...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martns, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: