quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sal Grosso e Duarte, tempero

Carioca na maior festa paulista

O GP São Paulo foi a grande atração do último fim de semana e a prova não poderia ter sido mais emocionante. Não pude assistir ao vivo devido aos compromissos profissionais aqui no Rio, mas deu pra ver cada detalhe pela televisão e com a transmissão sempre fantástica e emocionante do Casella. Os metros finais foram espetaculares e prevaleceu a categoria de um cavalo de exceção, que contou com um jóquei, também, de exceção. Luiz Duarte, que já comprovou ser um dos maiores jóqueis do turfe brasileiro, foi perfeito. Dizem ser difícil se chegar à perfeição, mas nos 2.400 metros da maior prova do turfe bandeirante ele foi. Direção principesca. Neném Nahid apresentou o defensor do Stud TNT no último furo, como aliás é um hábito seu há muitos anos. É um treinador consagrado e que se registre, conquistou o tricampeonato da prova (nos anos anteriores venceu com Jeune-Turc e Flymetothemoon). Portanto, tempero carioca na festa em Cidade Jardim. Justiça seja feita, foi um evento muito bem organizado. E como eu havia pedido semana passada, São Pedro foi prá lá de camarada e garantiu um fim de semana nota 10 na terra da garoa.

E para completar o show, Duarte também levou a milha.

Como sempre acontece nas festas máximas de Rio e São Paulo, o GP Presidente da República é um aperitivo de luxo para a carreira principal. Mesmo largando pela baliza 16, por fora de todos, Too Friendly, do Haras Santa Maria de Araras foi eleito favorito da competição. Corredor de categoria, perdeu duas etapas da Tríplice Coroa carioca por atropelar sem tempo de levar a melhor, tendo sido derrotado por Sal Grosso e Tônemaí. Ontem, com Luiz Duarte (o dono da tarde), largou feito um bólido e 100 metros após a partida estava na frente, junto à cerca interna, sem causar prejuízo a nenhum competidor. E mandou no páreo até o disco de chegada. Show de luxo. Bebetinho apresentou o filho de Signal Tap em grande forma. Parabéns aos vencedores.

No sábado, duas vitórias emocionantes.

A festa paulista começou no sábado com mais duas tradicionais provas de Grupo I. No quilômetro do GP ABCPCC, pela grande de fora, Jeton de Luxo (barbada de Fernando Lopes) venceu com direção perfeita de Altair Domingos.Grande apresentação de Jaguarão, que liderou até os últimos 100 metros e finalizou na terceira colocação. Já no GP Osaf, conquista de Que Milionária, conduzido de forma espetacular por Ivaldo Santana. Como muito bem diz o Casella: "O disco gosta do Santana". Ótima atuação de Hostellerie, que atropelou para ficar com a formação da dupla. Na semana paulita, outros GPs e Prova Especiais espetaculares. Registro especial para a menina Jeane Alves, que continua brilhando em sua carreira.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Se acupuntura adiantasse, porco-espinho viveria para sempre". (Popular)

Rapidinhas

O festival de leilões começou este mês. O resultado foi considerado bom, mas deu para perceber que o ímpeto dos compradores já não é lá mais o mesmo. Ainda assim, as médias de preços ficaram dentro do esperado, creio eu. Acho que é oferta demais numa mesma época. Sei lá, posso estar errado, mas antigamente os leilões de potros só começavam no segundo semestre.

De volta à Gávea o engenheiro Paulo Nania, responsável pela reforma da pista de grama e que agora vai trabalhar para mehorar as condições da pista de areia. Sem dúvida, uma boa decisão do Jockey Club Brasileiro.

Ninguém, em qualquer profissão, está livre de cometer enganos. Na útima sexta-feira chamei de Meu Campeão o cavalo Rei César, do mesmo dono, mesma farda etc...Errei e assumo. São tantas fardas que uma hora a gente confunde. Apenas lembrar que qualquer pessoa pode cometer erros. Só que locutor de corridas parece não ter esse direito.

Sábado passado, no Vivo Rio, Jorge Vercillo fez show de lançamento de seu novo CD, chamado DNA, o primeiro pela Sony Music. Os críticos de plantão, que sempre gostam de agulhar o cantor e compositor, já se manifestaram. No entanto, o público fiel de Jorge, esteve presente e aplaudiu novos sucessos como Me Transformo em Luar, Há de Ser, Arco-Íris e Um Edifício no Meio de Mundo, que antes foi gravado por Ana Carolina. Se eu estive lá, claro. Aliás, Vivo Rio...

A bruxa parece estar solta contra os aprendizes. Desta vez foi o C.Henrique que fraturou o pulso no alinhamento de um páreo no último domingo. Foi operado e fica algum tempo no estaleiro. A gurizada precisa mandar benzer a escolinha...

O Flamengo tomou uma piaba em casa contra o Universidad do Chile para a alegria daqueles que não têm para quem torcer e aproveitam para vibrar quando o Mengo perde. Difícil reverter. Pra piorar, jogo contra o Vitória com aquele uniforme horroroso, que descaracteriza a tradição rubro-negra. Que troço feio...

O MATUNGÃO VIBROU

Quem tem amigos não morre pagão...já dizia o antigo ditado. Pois eu me orgulho de ter alguns e torço muito pra eles. E um destes é o Xandy, lá de Porto Alegre, que também é amigo do TJ. Pois ele é o feliz proprietário do Loagan, que no último domingo levou a terceira seguida na Gávea. O bicho tem ganho tão fácil que na próxima deverá ser montado pelo Matheus, de 5 anos, filho de senhor De Camillis..Sigo torcendo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

E o festival de reclamações descabidas não acontece apenas no turfe carioca. Após a disputa do GP São Paulo o jóquei Nelito Cunha, que dirigu o segundo colocado Hong Kong, reclamou contra Luiz Duarte, que conduziu Sal Grosso. Como gravei o páreo e a retra frontal, exibida pela TV Turfe, não vi absolutamente nada na fase decisiva da carreira. Com acerto, a CC paulista confirmou o resultado de pista. Saber perder também é uma arte e faz parte da vida...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Karol Loureiro, Gerson Martns, Davi Oliveira e colhidas a internet.

Nenhum comentário: