quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ainda não "pintou" aquela que

Vai desbancar I Love Carol

A Prova Especial Alberto Paiva Garcia, em 1.200 metros, areia pesada, era um teste definitivo para a americana I Love Carol, do Haras Anderson. Digo isso pelo fato de que até agora, salvo a corrida na pista de grama, onde teve que ser exigida, não havia "corrido" na areia. Nas três vitórias anteriores apenas treinou forte, ganhando sempre a puro galope. Na prova deste domingo, pela primeira vez, ia enfrentar éguas de categoria, já provadas e que têm bom padrão. Mas o que se viu foi uma belíssima demonstração da alazã treinada por Adélcio Menegolo. Mesmo com algumas ligeiras no páreo, assumiu a liderança e aparou, com sobras, o arremate final da excelente Aracelia, que voltava linda, de L1 e dada como força. Invicta em cinco apresentações até o momento, na Gávea, I Love Carol promete mais emoções para seus responsáveis e para os turfistas em geral. Parabéns aos vencedores.

Seria força na areia, mas mesmo na grama, rebocou.

Ainda pela manhã havia indefinição sobre a raia onde seria disputada a Prova Especial Profissionais do Turfe. Com a possível passagem para a pista de areia, a cátedra passou a eleger o cavalo Stop Shop como força, uma vez que os rivais decaíam de produção fora do gramado. Mantida a corrida no tapete verde, os prognósticos mudaram. Mas, o público turfista que de bobo não tem nada, elegeu o defensor da Coudelaria Alvarenga Desejada como o favorito da competição. E ele não decepcionou, vencendo uma linda prova e tomando um susto tremendo, no final, como a vigorosa atropelada de Scottish Boy, que reapareceu numa forma exuberante.

Quem pode, quer sempre ter o melhor.

O consagrado Stud TNT tem uma marca registrada. Prima pela qualidade. Assim conquistou tudo em corrida, seus leilões, na Argentina e no Rio (esta semana) tiveram resultados fantásticos. A farda, que já foi da Calumet Farm, teve Ricardinho por muitos anos e depois Tiago Pereira. Com a volta do craque Luiz Duarte, que só precisou de duas semanas para lembrar ao público que é um dos maiores jóqueis brasileiros, o TNT não perdeu tempo. Vindo por aí os GPs São Paulo e Brasil, a coudelaria tratou logo de contratar o bridão. Duarte agora é TNT. Mais garantia de sucesso no caminho da marca de Gonçalo Torrealba.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Nunca teste a profundidade da água com os dois pés". (Popular)

Rapidinhas

Os leilões de potros começaram em grande estilo. Os proprietários que são apaixonados mantém vivo o sonho de ter um craque defendendo suas fardas. Não tem jeito. Muitos dizem que vão parar, que a situação está complicada, mas chega hora, vê um bicho bonito e toque a levantar o dedo. Isso é o turfe.

E cresce na Gávea o números dos agentes de montaria. Função que pela primeira vez foi exercida na Gávea pelo jornalista e amigo Paulo Gama, ao trabalhar com Luiz Duarte, hoje é uma grande realidade na Gávea. Jóquei sem agente só monta cavalo sem chance, essa é a grande verdade.

Joguei a toalha com o tal do Scotch. Super barbada nas duas vezes que correu, cantado em prosa e verso e em ambas quase não completa o percurso. Desse eu desisti de vez. Scotch, agora, só com gelo...

Nunca fui lá muito favorável a esses sites de relacionamento, mas acabei dando o braço a torcer, pois nestes veículos a gente acaba achando pessoas que estão fora do país ou em outros estados. O pior é que esse negócio de Orkut e Msn vicia.

José Machado, que foi um dos grandes jóqueis que vi montar, além do ótimo trabalho que faz na Escola de Aprendizes, também ajuda muito nas partidas da Gávea. Machadinho é um grande amigo e um profissional exemplar.

Sou torcedor e nunca fui fanático. Gostei do Flamengo contra o Corinthians na primeira partida da Libertadores. O 1 a 0 foi magro e o Timão pode reverter esta semana. Mas gostei da raça do time. Deu pena foi o Ronaldo Fenômeno. Um grande ídolo que está queimando a própria imagem. Não seria melhor parar?

O MATUNGÃO VIBROU

Algumas direções me encheram os olhos esta semana mas, uma em particular me agradou sobremaneira (isso é antigo, mas bonito). Foi a do meu amigo TJ na égua Sobrinha do Craque, em páreo fraquinho mesmo. Tiago fez o percurso todo colado à cerca interna, esperou o mais que conseguiu e veio na hora certa para vencer com sobras. TJ sempre foi um ótimo piloto, mas acho que a experiência internacional o tornou mais calmo, mais tranquilo. Tá querendo ir para fora e se for, certamente continuará tendo uma carreira de sucesso.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Alguns produtos da nova geração, principalmente aqueles preparados em centro de treinamento, quando estréiam na pista de grama, mostram-se meio perdidos no percurso. Não sei, sinceramente, (deveria ter procurado saber antes de escrever) se a pista ainda é aberta às segundas para galopes, mas os mais novos, antes de estrear, deveriam fazer um reconhecimento. Já vi muitos potros fazendo zig-zag na raia. Em alguns casos acabam prejudicando adversários e perdendo páreos incríveis...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: