quarta-feira, 21 de abril de 2010

Na grande festa do Derby

Quem brilhou foi a "zebra"

O Jockey Club brasileiro preparou uma festa e tanto para o "Derby Day". Almoço para os criadores, brinquedos para as crianças, quiosque de alimentação e chope à vontade. Tudo 0 800...E uma programação de luxo com duas provas do Grupo I, exatamente as etapas finais das Tríplices Coroas. Mas foi uma intrusa sem convite que fez a festa na bonita e ensolarada tarde de domingo. Refiro-me à "zebra" que marcou presença nas duas carreiras principais. Claro que não pretendo tirar o mérito dos ganhadores, mas que surpeenderam, isto fizeram. Primeiro no GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, para potrancas, onde a vitória de Inchatillon era esperada por turfistas em geral, além da crônica. Mas a favorita foi batida por uma valente e brilhante Dear Nati, muito bem dirigida por Ilson Correa e apresentada em forma exuberante por Leozinho Reis. De parabéns o criador e proprietário Armando Carneiro Júnior do Haras Nacional. A pule da vencedora foi de 49,20 por 1.

Não era o Jerry, mas Lewis fez sorrir a troupe LLC.

Já no GP Cruzeiro do Sul, o nosso Derby, não existia um favorito destacado, tanto que o mais apostado, Timeo, era um rateio de 3,30. E como dizem meus amigos paulistas, o defensor do Stud Yatasto deu "fila" de vitória, mas encontrou pela frente um valoroso e valente Lewis, que resisitu ao vigoroso arremate do adversário e cruzou o disco na frente, com sua pomposa pule de 31,60 por 1 apostado. Muita alegria para o criador e proprietário Claudio Ramos, que ao lado da família foi para a foto da vitória com todo o orgulho de um ganhador de Derby. Apresentação no 10 de Cosminho Morgado e ótima direção de Antônio Carlos Silva, que saiu do Rio como apenas um piloto mediano, para brilhar no turfe paulista, retornando ao hipódromo de origem para levantar prova tão importante.

Time For Fun e Special Class, duas máquinas.

Outras carreiras importantes do último final de semana merecem registro, No sábado brilhou mais uma vez este fantástico Time For Fun, que conquistou a 12ª vitória da campanha e a décima clássica, ao vencer e se tornar bicampeão do GP João Borges Filho, do Grupo II. Fica difícil encontrar adjetivos para qualificar este cavalo. No domingo, nos 1.000 metros do GP ACPCCRJ, mais uma vez a incrível Special Class prevaleceu, sempre contando com Jean Pierre, que a conhece como ninguém. Sem dúvida é, hoje, uma das melhores velocistas do turfe nacional. Uma verdadeira máquina de correr.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Vencer a si próprio é a maior das vitórias" (Platão)

Rapidinhas

De volta ao Brasil, o excelente Luiz Duarte mostrou mais uma vez o grande piloto que é. Brilhou sábado, em Cidade Jardim, com um show de direção e deixou sua marca registrada, na Gávea, na corrida de domingo. Tomara que fique por aqui para reforçar a seleção de pilotos do turfe carioca.

Gororoba do Ipê mostrou que está mais para um prato fino, daqueles da cozinha francesa. Venceu de forma brilhante o GP Henrique de Toledo Lara. A tordilha do Haras Ipê corre muito e fica difícil saber até aonde vai chegar.

Duas provas especiais também foram disputadas no fim de semana e brilharam Kito Hope (máquina em pista de areia) e Morcote. Vitórias significativas.

E o nosso internacional Tiago Josué Pereira, não viajou para passear. Faturou uma prova em Macau. Dá-lhe TJ.

Dá gosto de ver a paixão turfística de Dona Margarida Polak Lara, que vence o tempo com a dignidade de uma rainha. É um exemplo para todos nós. É a grande dama do turfe brasileiro.

E como eu já esperava (não é choro de perdedor) o Botafogo sagrou-se campeão carioca ao vencer os dois turnos. Disse a meu primo (botafoguense roxo) que fosse ao Maracanã para comemorar. O Flamengo continua descendo a ladeira.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Existem alguns jóqueis que superam a maioria por terem técnica apurada mas, principalmente, pelo temperamento. Ter inteligência é importante mas, se conseguir aliá-la à calma, o sucesso é provável. Claro e evidente que, sem um corredor com chance, nada disso adianta. Vibrei este final de semana com duas direções perfeitas de Jean Pierre. O JP, como o chamo, mostrou técnica, inteligência e calma necessária nos páreos em que conduziu Kito Hope e Special Class. Parabéns.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Os simulcastings são importantes para todos os envolvidos. Gávea faz com Cidade Jardim, Cristal, Tarumã e vez por outra com São Vicente. É interessante pela parte financeira e também para um processo importante de integração do turfe nacional. É feito para aproximar ainda mais os dois maiores centros do país, sem dúvida alguma, Gávea e Cidade Jardim, dos demais. Portanto, acho que todos deveriam caminhar num rumo só, sem reclamações que não fazem muito sentido...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: