quarta-feira, 14 de abril de 2010

Gugu Dada, um bebê que

Corre como gente grande

O GP Presidente Vargas, do Grupo III, na milha, foi a principal atração da corrida do último domingo no Hipódromo da Gávea. O campo, muito equilibrado e a pista de grama pesada deixavam a prova completamente aberta. Potros de 3 anos, cavalos mais velhos e a presença feminina também contribuíam para uma difícil análise técnica da carreira. Os velozes pareciam ter pequeno destaque, mas o que se viu foram atropeladas decisivas. A principal delas, numa direção principesca de Ilson Correa, que vive um ótimo momento na carreira, foi a de Gugu Dada, do Haras Doce Vale, magnificamente apresentado por Venâncio Nahid. Melloni, por dentro e Record Holder, bem aberto, numa boa tentativa de Marcelinho Almeida, decidiram a dupla no photochart. Estaria nascendo aí um novo Fluke? Ou um novo Flymetothemoon? Vamos aguardar e conferir.

Potros e potrancas mostram categoria no sábado.

Duas provas para a nova geração, ambas em 1.400 metros, areia, para potros e potrancas adquiridos em leilão foram as atrações das corridas de sábado no turfe carioca. Entre as fêmeas brilhou, mais uma vez, a estrela do Stud Alvarenga com a facílima vitória de Super Pipa (Gilded Time e Pipa Voada), criação do Haras das Estrelas. Apresentação nota 10 de André Mion. Sempre tida em alta conta, desta vez deu um show na raia. Na copa dos potros, o argentino Jelousy (Grand Slam e Velocity Queen), criado por Fazenda Mondesir, mostrou categoria e ganhou com autoridade. De propriedade do Stud Michelle e Priscila, manteve a invencibilidade em duas corridas. Foi apresentado por A.Gregório. É o terceiro produto criado pelo Mondesir na Argentina a vencer em duas semanas.

Um fim de semana de atrações.

O próximo fim de semana no turfe carioca será repleto de atrações e o turfista tem que comparecer. Além das duas etapas finais da Tríplice Coroa, ambas do Grupo I, mais uma prova do Grupo II e duas carreiras de Grupo III. Um meeting imperdível para quem gosta de ver bons corredores em ação. Mesmo o fato de não termos tríplices coroados, tira o brilho destas provas importantes. São programações deste nível que mantém viva a chama do turfe. Portanto, vamos torcer para pista leve e tarde de sol no Hipódromo da Gávea.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Se um dia a vida lhe der as costas...passe a mão na bunda dela" (Nelson Rodrigues)

Rapidinhas

Foi muito bom ver o amigo Sérgio Livramento na foto da vitória, ao lado da família e amigos, de sua Bárbara do Truc. No domingo, a filha de Red Runner venceu empatada. Como diria o Jair Balla..."São emoções que só o turfe pode proporcionar".

Voltou a vencer na Gávea o bom aprendiz Dayverson Barros, que voltou das férias com poucas montarias mas está recuperando o tempo. É mais um para o bom time do Mileno e do Machadinho. Esta safra é das melhores dos últimos tempos.

Está de volta à Gávea o excelente Luiz Duarte. Dizem que fica alguns meses e depois volta para Macau. Mas, ainda assim, é muito bom ver em ação um jóquei da categoria dele. Desejo boa estada ao tio do Dalto...

E o nosso internacional Tiago Josué Pereira, o bom TJ, já está arrumando as malas para mais uma experiência fora do país. Tiago embarca esta semana para Macau onde vai montar. Boa sorte ao moço de Sapucaia do Sul.

E pelo quarto ano consecutivo Flamengo e Botafogo vão decidir o campeonato estadual. Isto é, se o time do Joel não vencer no domingo e ficar com o título, repetindo o que fez o Vasco em 1998, quando levou os dois turnos.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Já comentei, por diversas vezes, que sem bairrismo algum posso afirmar que o time de jóqueis do turfe carioca está num patamar acima entre todos os hipódromos brasileiros. E afirmo isso pelo fato de que, se tirarmos o primeiro time, vamos dizer, os 10 mais destacados, ainda encontramos pilotos de grande categoria. Esta semana vibrei com a direção do Valdinei Gil no cavalo Herói Fritz. Uma direção primorosa, sempre por dentro, vencendo nos metros finais. O cavalo mancou seriamente depois do páreo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

As chuvas que castigaram a cidade na últims semana, deixando vítimas no Rio e em Niterói, desabrigando inúmeras famílias, foi um momento de muita tristeza. Tragédias assim sempre nos deixam consternados. E os temporais tambpem não pouparam o Hipódromo da Gávea, alagando cocheiras e casas. Alguns amigos foram seriamente atingidos e perderam muita coisa. Realmente, um momento de muita tristeza. A natureza as vezes pode ser muito cruel com os seres humanos...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: