quarta-feira, 24 de março de 2010

Potro do Stud Lecca não

"Tevenemaí" pros adversários

Uma tarde de luxo no Hipódromo da Gávea com a realização de duas provas de Grupo I, em 2.000 metros, grama pesada, dando prosseguimento às Triplices Coroas. Primeiro foi a vez dos potros, com a disputa do GP Francisco Eduardo de Paula Machado, reunindo 16 concorrentes. Com uma atropelada fulminante e recebendo direção primorosa de Jean Pierre, o valente Tônemaí venceu por pequena diferença, batendo o provável "vice" tríplice coroado Too Friendly. Sal Grosso, vencedor da primeira etapa, na milha, foi apenas o quarto colocado, ficando fora da luta pelo título. O defensor do Stud Lecca, do presidente Luís Eduardo da Costa Carvalho foi apresentado em forma soberba por Cosminho Morgado e é mais um campeão nascido e criado pelo Haras Santa Maria de Araras. Surpreendente a corrida de Grapete Repette, que obteve um promissor terceiro lugar, mostrando perfeita adaptção ao percurso maior.

Livre dos prejuízos na milha, Inchatillon deu show.

Após a prova dos potros foi disputado o tradicional GP Diana, com justíssimo favoritismo de Dolly Max, candidata ao título, mas largando por fora do todas. Detesto fazer autopomoção, até pelo fato de nunca ter me identificado como "marcador" de corridas, mas preciso indicar na página do Globo, da qual sou responsável. Fiquei impressionado com os prejuízos sofridos por Inchatillon no GP Henrique Possoli e depois de rever a prova algumas vezes, não tive dúvida em marcá-la para a ponta. E desta vez, vindo por fora, a defensora do Stud Alvarenga deu um show, vencendo com rara facilidade, numa bela joqueada de Mazini. Surpreendente a corrida de Mee, que formou a dupla, mostrando grande evolução. Dolly Max não foi a mesma e finalizou apenas na quinta colocação. Portanto, este ano, mais uma vez, não teremos tríplices coroados. Uma pena, mas a corrida de domingo fez valer a pena sermos turfistas.

Está ficando difícil parar Iso Inconteste.

Um dos destaques da corrida de sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Barão e Baronesa Von Leithner, em 1.600 metros, grama. E a vitória pertenceu a Iso Inconteste, que atravessa forma soberba e atropelou em grande estilo para mais uma conquista importante. O defensor do Stud Palura não está respeitando turma e no percurso, está difícil derrotá-lo. Ainda no sábado foi corrida a Prova Especial Formastérus, em 2.800 metros, também no gramado, marcando o êxito de Harry, muito bem conduzido por Dalto Duarte, que trouxe seu conduzido na hora certa. Uma distância que há muito tempo não era percorrida e cujo recorde ainda é da década de 40.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

" Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça" (Popular)

Rapidinhas

Aniversariou no último dia 18 o "Dieguito", filho do parceiro André Cunha. Agora já são 4 aninhos de pura adrenalina, 220 volts. A festança ainda vai acontecer. Ao Diego toda a felicidade do mundo para orgulhar o pai "coruja".

Esta semana reencontrei no hipódromo o treinador Luiz Esteves e a veterinária Adriana Lyoi, bons amigos radicados em São Paulo há algum tempo. Esteves, animado, diz que tem uma tropa de 65 potros para este ano. Adriana, pra variar, me mandou parar de fumar. Grande abraço e sucesso aos amigos.

E o garoto "Toinho" continua mandando muito bem para a alegria de meus amigos de Recife. Já passou à terceira categoria e, com certeza, vai começar a montar mais. Vê se capricha Rodrigo. Para agente de montarias o trabalho fica fácil quando tem coisa boa para vender.

Outro que anda "voando baixo" é Ilson Correa. Tem dado ótimas direções, mesclando inteligência e rigor. Se não fosse aquela fratura no pé, sei não...poderia estar firme na briga.

Tarde de glória para meu amigo Cosminho Morgado. Venceu um Grupo I, fez segundo em outro e ainda fez ponta e dupla num páreo comum. Mais que merecido. Bonito foi ver o Pedro na raia, passeando na pista com Tônemaí..."cheio de marra".

Todos sabem da verdadeira "adoração" que tenho pelos Quero-Quero. Mas não precisam me mandar fotos deles (tá Marcelão?). Os vejo, em grande quantidade, por todo lugar. Até sonho com os simpáticos e barulhentos bichinhos (arrrghhh).

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Existem bons jóqueis pelo Brasil, mas sem bairrismo algum, ouso afirmar que o contingente mais categorizado está aqui, no turfe carioca. Tirando o primeiro time, de uns 10 pilotos, pelo menos, temos outros bons profissionais, que só precisam de oportunidade. O Luciano Abreu é um exemplo e sempre falo sobre ele. Mas esta semana vibrei ao ver um jóquei que monta pouco vencer uma linda carreira, depois de um "pega" sensacional nos metros finais, contra o poderoso Mazini. Refiro-me a Walber Alencar no dorso de Bilheteira.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Tenho muitos amigos no Sul e no Nordeste e hoje em dia, com a facilidade da tecnologia, podemos conversar quase que diariamente. A paixão pelo turfe é sempre a tônica de nossas conversas e, também, o abandono e a falta de apoio para com os hipódromos pequenos. São verdadeiros heróis que ainda mantém viva a paixão pelo esporte. São inúmeros hipódromos que se mantém através do sacrifício de poucos apaixonados. Deveria existir alguma forma de tentar reerguer os prados do interior deste país. O turfe não pode viver apenas dos grandes centros...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: