quarta-feira, 31 de março de 2010

A maior glória já alcançada por

Um time verdadeiramente campeão

O sucesso da criação brasileira no exterior já não é de hoje e é só lembrarmos de Sandpit, Siphon, Riboletta e Pico Central, entre outros, mas o que aconteceu no último sábado, foi o ápice da consagração. A vitória de Glória de Campeão na Dubai World Cup, no majestoso Meydan Race Course, consagra de forma inconstestável a grandiosidade do cavalo brasileiro. Brilhante a direção de nosso Tiago Josué Pereira, que cetamente carimbou o passaporte para o turfe internacional, seja Europa ou América do Sul. Com uma vitória desta magnitude, não dá para imaginar mais o TJ disputando páreos comuns. Parabéns aos titulares do Stud Estrela Energia, pela ousadia de investir forte no turfe, colhendo resultados até mesmo inimagináveis há alguns anos. Ao Haras Santarám, a glória de ter criado um grande campeão deste naipe. E, para não falar apenas das cores verde e amerela, cumprimentos ao treinador Pascal Bary.

Desejada Duda ratifica a condição de líder invicta.

O destaque da corrida do último sábado, na Gávea, foi o Clássico Luiz Fernando Cirne Lima, em 1.400 metros, grama, para potrancas de 2 anos. Ratificando a condição de líder absoluta da nova geração, Desejada Duda mostrou mais uma vez sua grande categoria, vencendo com autoridade. Mazini não teve trabalho e esperou a hora certa de investir sobre as ponteiras para ganhar com sobras. De parabéns o Stud Alvarenga por mais esta importante conquista. A registrar a presença do homenageado, ex Ministro da Agricultura e um homem que muito fez pelo turfe brasileiro. No Salão das Rosas, ao lado do presidente do Jockey Club Brasileiro, Luís Eduardo da Costa Carvalho, Cirne Lima ainda aproveitou para prestar homenagem aos responsáveis por Glória de Campeão, que acabara de vencer nos Emirados Árabes.

No Alvarenga é assim. Se um falha, o outro resolve.

O GP Mário de Azevedo Ribeiro, em 1.400 metros, grama, foi a principal atração de domingo, na Gávea. Invicto em três corridas, assim como a companheira de cocheira que venceu no sábado, Desejado Thunder entrou em pista como pule de devolução. No campo, Desejado Sun, também do Stud Alvarenga, que secundara o favorito na última apresentação de ambos. Depois de uma luta impressionante com Último Furo, do Haras Anderson, que vencera na estréia em ótimo tempo, o "Thunder" esmoreceu. Mas as cores do stud de Álvaro Novis pareciam batidas, o "Sun" surgiu em forte arremetida e dominou a prova sem luta. Em time que tem "banco" é assim. O substituto entra e dá conta do recado direitinho. Parabéns.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

"Passarinho que anda com morcego acaba dormindo de cabeça pra baixo..." (Popular)

Rapidinhas

Este mês completei 31 anos traalhando no jornal O Globo. Tenho muito orgulho disso.

No calendário podemos já ter entrado no outono, mas o calor que tem feito no Rio continua de torrar passarinho. Pelo menos tivemos grama leve na última semana e excelentes tempos registrados.

Estive esta semana com alguns humoristas da Rede Globo e alguns demonstraram vontade de levar filhos e netos ao hipódromo. Mas souberam que não haviam mais os brinquedos que todo fim de semana eram colocados na Tribuna Social. Daí, desisiram. Fica aí o pedido para que voltem.

Consegui esta semana um espaço para duas matérias sobre a vitória de Glória de Campeão e para um perfil do Tiago Josué Pereira, no Globo. Tenho saudade do tempo em que não era preciso um feito desta magnitude para mostrar o turfe. Enfim...

Com este calor a cabine onde a gente trabalha sofre ataques constantes de mariposas suicidas e baratas voadoras. Desde semana passada me equipei de uma lata de Baygon pra resolver o problema...

Vai ser muito difícil tirar a estatística de Dalto Duarte, que segue firme na liderança. Creio que haverá uma bonita disputa pela formação da dupla entre Mazini, Rodrigo e o menino Henderson Fernandes. Vamos acompanhar.

Está chegado a Copa do Mundo e quando a gente menos esperar, tudo pára. Ainda resta a esperança de que o Dunga tenha uma crise de bom senso e deixe o Josué curtindo férias no clube onde joga. Tem muita gente melhor que ele por aí.

O blog ultrassou os 11 mil acessos. Huhuhuhu! Obrigado a todos!

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Como qualquer brasileiro e apaixonado pelo turfe, o que me fez vibrar no último fim de semana foi a vitória de Glória de Campeão na Dubai World Cup. Assisti o páreo ao vivo e torci muito. Não me assustei nem um pouco com a comemoração do sul-africano, pois me orgulho de ser bom em photochart. Tô cansado de acertar durante as transmissões, mesmo antes do "slow". E por falar em transmissão, fiquei impressionado com a narração do locutor árabe. Um espetáculo. Se eu pudesse entender a língua então, teria sido fantástico...

O MATUNGÃO NA BRONCA

Não se trata de bronca e não tem muito a ver com o turfe e sim com o jornalismo de alta qualidade. Morreu na última segunda-feira, aos 83 anos, um dos maiores profissionais de imprensa que tive a honra de conhecer. Dono de inteligência incomum e de um texto irretocável, Armando Nogueira foi um marco na história do jornalismo. Criador do Jornal Nacional, com passagem por inúmeros veículos de comunicação, deixou um legado para todos nós, que abraçamos o jornalismo esportivo. O mundo perde um gênio e o Botafogo, um ilustre torcedor...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martns, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: