segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Uma vitória de categoria

Com uma excelente direção

A principal atração do último sábado, na Gávea, foi a Prova Especial Talvez. De um lado, corredores mais velhos, mas de grande categoria e alguns mais novos bem promissores. E o que se viu em pista foi a alta performance de um corredor de 3 anos, classudo e em grande forma, contra a categoria de um veterano dono de campanha invejável. E o resultado disso foi uma decisão no olho mecânico entre o veloz Selo Guri, mais novo, e Ptvalentine, que reapareceu tinindo e contou com uma direção principesca de Bruno Reis. Um final eletrizante que empolgou os turfistas. Outra atuação soberba do time dos "mais velhos" foi a de Pueblo Bonito, que em dado momento da reta final chegou a dar impressão que brigaria pela vitória. Terminou em ótimo terceiro lugar, mostrando a boa forma que ostenta. Páreo muito bonito de se ver e com final empolgante.

Por falar em categoria, Poty Indy deu um show.

Já na corrida de domingo o destaque ficou por conta da Prova Especial Fernando Ramos Lemgruber, homenagem justíssima a um gentleman, figura que tive a honra de conhecer. E quando todos apostavam na pujança da mais novas, a "velhinha" Poty Indy deu um show na pista, vencendo com rara facilidade e contando com a calma e tranquilidade do líder da estatísca, Dalto Duarte. Apresentação nota 10 de Julio César Sampaio, o líder entre os treinadores. Chama Trina, que não pára de evoluir, ficou com a formação da dupla. Decepção total a Rainha Romana, que na entrada da reta enganou jóquei, locutor e todo mundo, pois vinha de galope e, quando exigida, não saiu do lugar. Na entrega dos troféus, presença de Beatriz Lemgruber, uma dama do turfe e filha do homenageado.

Mil vezes Rodrigo Dias Lepre dos Santos.

Mesmo com as imagens do Papai Noel e da festa em Emocionante a vitória da égua Veludo Azul no último páreo da corrida de sábado, na Gávea, marcando a milésima conquista do jóquei Rodrigo Dias Lepre dos Santos. Quando a ganhadora cruzou o disco de chegada passou um pequeno filme na minha cabeça, lembrando do Rodrigo ainda na Escola de Aprendizes. Nas corridas, ficava na sala de imprensa e lá, dormia tranquilamente. Sua trajetória teve alguns altos e baixos, mas sem dúvida alguma este é o momento mais marcante de sua carreira. Torço por ele e cheguei a criar a "Rodrigolândia" que muitos gostaram. Que este momento prossiga e suas direções continem empolgando. Como disse o Paulo Gama, o "Zé Ligeiro" não quer saber de história, larga lá e manda ver. Parabéns!

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“A humildade é a única base sólida de todas as virtudes" (Confúcio)

Rapidinhas

Depois de narrar todas as corridas nas duas últimas semanas, tiro outras duas de férias. Vou viajar, coisa que não faço há muito tempo. Mas de domingo à quarta fico no Rio por causa do jornal e por esta razão continuarei escrevendo a coluna.

O calor no Rio está insuportável e os cavalos alojados na Gávea sofrem muito com isso. Tomara que alguns não parem de suar, pois é terrível para os bichos e altera sensivelvente as performances.

Tenho muitos amigos no turfe, graças a Deus e entre proprietários. Um deles para o qual torço muito é o rubro-negro Márcio Kléber Pereira Torreão da Costa. Que em 2010 as fotos de vitória se multipliquem.

Mais um bom aprendiz vai se juntar à excelente safra atual do turfe carioca. Trata-se de Antônio Ferreira Matos (A.F.Matos), de 16 anos, revelação do turfe pernambucano. Toinho, como é conhecido, cursa o terceiro ano do ensino médio e se apresentará ao administrador Paulo Mileno no próximo dia 25. Mais um reforço para o bom "time" de aprendizes já existente.

Acometidos da misteriosa "síndrome da rouquidão", graças a Deus eu e Roberto Casella nos recuperamos rapidamente. Sai fora "inhaca braba"...

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Quando as primeiras provas destinadas à nova geração começam a ser disputadas a emoção é grande. Expectativa por parte de proprietários, criadores, profissionais e do público turfista. No domingo tivemos um páreo espetacular, com a vitória de Under World, do Stud Quintella, numa bela joqueada de Marcelo Cardoso. Vitória por diferença mínima sobre o favorito Desejado Sun. Tambpem gostei muito das performances de Selo Chefe, Super Hampshite e Tora Tora Tora. Ganham logo.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Este é um assunto que já está batido e nem gosto muito de repetir por aqui. Mas não dá para entender algumas reclamações que acontecem na Gávea. Já elogiei neste espaço, por diversas vezes, o aprendiz Henderson Fernandes, que considero mesmo um fenômeno, pois ocupa o quarto lugar na estatística com ótimas direções. Mas, no primeiro páreo de sábado não foi feliz (acontece com qualquer jóquei) no dorso de Dale Dale Boca. Até aí, tudo bem. Agora, reclamar de prejuízos causados pelo vencedor foi puro delírio...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: