quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ano começa com um show

De Snack Bar na milha

Passadas as festas de Natal e Reveillón, todo mundo com algumas calorias a mais e tudo volta ao normal. Ano Novo, vida nova, muitas promessas e resoluções que, invariavelmente, ninguém cumpre. O matungo aqui nem promete mais nada, pede apenas muita saúde para a família, amigos queridos e para si mesmo. Mas, falando em turfe, na primeira prova importante do ano, o Clássico Itajara, homenagem a um fenômeno das pistas, uma exibição de gala do cavalo Snack Bar, do Haras Regina. Apresentado em forma excepcional por Roberto Solanes, o castanho assumiu a liderança após a partida e não tomou conhecimento dos adversários, com Dalto Duarte muito tranquilo em seu dorso. No disco, folga sobre O Melhor na excepcional marca de 97s67. Por falar no defensor do Stud Grenoble, merece registro a melhora deste bom corredor. Vindo de centro de treinamento para o calor infernal da Gávea, foi mandado à raia em forma soberba, num ótimo trabalho do Álvaro Castilho. Blue Elf, um cavalo espetacular, parece não ser mais o mesmo. Ptzinho sempre atropela e se coloca. Ausone vendeu um mundo de jogo e perdeu as pernas atrás do vencedor.

Provas da nova geração e acidente na largada.

No último sábado foram disputadas duas carreiras para produtos da nova geração, inéditos, ambas em 1.100 metros. No páreo das potrancas, a Prova Especial Cidade de Teresópolis, um passeio na raia de Vitória Desejada, muito bem apresentada pelo "Alemão". Ganhou com rara facilidade, marcando mais um ponto para o Stud Alvarenga. Já no páreo dos potros, a Prova Especial Odyr do Coutto, uma partida complicada, prejudicou a competição. Após o larga, rodou Energia Colonial e em seguida, Used To Be. No lance, livre da queda, Energia Cruel se atrasou e ficou fora do páreo. Portanto, a carreira se resumiu a três competidores. No disco, vitória do grandalhão Ulan Bator, do Haras Anderson, em boa marca. Ótima estréia de Com Sabor, que mostrou velocidade e resistência. Ganha na volta. Já Imperador Voltou parecia mais o Denis Marques...

Chegamos aos 10.000 acessos. Alguns de raiva...

Mesmo com as imagens do Papai Noel e da festa em Copacabana nas últimas duas semanas, quando entramos em pequeno recesso de fim de ano, o blog ultrapassou os 10.000 acessos, o que nos deixa felizes pra caramba. Quando decidi fazer o blog, na época incentivado pelo jornalista e amigo Fred Raposo (um mala sem alça), não pensei que em tão pouco tempo conseguisse chegar a tanto. É praticamente a mesma coluna que mando para o Jornal do Turfe, apenas com fotos e pequenas atualizações. Quero agradecer demais aos amigos que proporcionaram alcançar esta marca e até aqueles que entram com raiva (poucos, Graças a Deus). E também, de coração, ao titular do Stud West Point, meu amigo particular Luiz Edmundo Cardoso Barbosa, que me apoia desde o início da idéia. Agora, se Deus quiser, vamos partir para os 20.000.

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Cantar...a beleza de ser um eterno aprendiz"... (Gonzaguinha)

Rapidinhas

Comecei o ano com um presente de grego. Não bebi, fiquei em casa, vi os fogos pela televisão, dormi cedo e tal, por incrível que pareça. Acordei em 2010 e a voz ficou em 2009. Isso justo nas férias do Luiz Carlos. Mas foram tantas as receitas dos amigos que a voz voltou rapidinho.

Esta semana o GP Ramirez, maior prova do turfe uruguaio com muitos brasileiros atuando. Adivinhem quem está viajando pra lá? Claro, Karol TAM Loureiro. E meus amigos do Sul montaram uma caravana comandada pelo Cebolinha.

Outro dia o aprendiz de quarta categoria Carlos Henrique venceu três páreos numa mesma reunião, coisa rara de se ver. Aliás, a atual safra do JCB está muito boa. O Henderson Fernandes, de quem já falei muito aqui, ocupa a quarta colocação na estatística e ainda tem o Dayverson Barros (viajando) e o Vagner Borges, que também está ganhando muito.

Continuo esperando uma disputa sensacional pela estatística de jóqueis na Gávea. Dalto Duarte, o atual líder, atravessa forma soberba. Rodrigo Dias Lepre dos Santos está voltando de suspensão esta semana e Marcos Mazini continua em grande fase. Isso tudo e mais o garoto que anda voando baixo. Este primeiro semestre de 2010 vai pegar fogo.

Aniversariou em dezembro, na época do recesso da coluna, minha amiga Bárbara Lima, mãe da Bia e esposa do Jean Pierre. Tudo de bom para a "Barbie", como carinhosamente a chamo.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Há muito tempo os proprietários gastavam, gastavam e corriam por prêmios baixos e a única razão de continuar tendo cavalos de corrida era a paixão mesmo. Depois de quatro anos, o Jockey Club Brasileiro decidiu dar um pequeno aumento nas dotações, o que já dá um ânimo maior à combalida classe. O aumento foi pequeno, mas foi um aumento e é melhor que nada. Continuo batendo na tecla de que precisam ser criadas chamadas alternativas para dar mais opções aos proprietários.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Começar o ano bronqueando não é uma boa. Quero apenas que o turfe retome o lugar de onde nunca deveria ter saído. Acredito que a união e a troca de idéias serão sempre o melhor caminho para se buscar soluções. Ficar apenas criticando ou fazendo ataques pessoais não resolve problema algum. Apresentar soluções, idéias sobre o que pode ser feito é bem mais produtivo. Enfim, não gosto e nem me meto com política, mas sou apaixonado pelo turfe e torço para que em 2010 as coisas melhorem para todo mundo na atividade...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: