quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Tem nome de goleiro argentino

E toda a pinta de craque

Domingo, no Hipódromo do Cristal, foi realizada a maior festa do turfe gaúcho. Foram quatro provas clássicas, incluídas na programação da Gávea, com destaque para o GP Bento Gonçalves, do Grupo I, em 2.400 metros, areia pesada. O inesgotável Starman tentava o tricampeonato da prova, conquistando a preferência do público apostador. Sem Ricardinho, mas contando com Dalto Duarte, pensionista da dupla Ronaldo Lima - Guignoni fez um corridão e parecia mesmo com o tri garantido. Mas não contava com a valentia de um potro atrevido e muito promissor, chamado Goecochea, que o “encarou” como gente grande durante toda a reta final e cruzou o disco com vantagem suficiente para garantir a vitória. Um espetáculo. De parabéns o Beverly Hill Stud de Alessandro Arcangeli, que tem em mãos um belíssimo projeto de craque. Vamos aguardar agora os compromissos em Cidade Jardim e Gávea, mas pelo que mostrou, o filho de Ibero vai dar muito o que falar.

Quando a gente pensa que acabou, lá vem Colorado Sam.

O destaque do fim de semana no Hipódromo da Gávea foi o GP Frederico Lundgren, do Grupo III, em 1.600 metros, grama, disputado na corrida de sábado. Num verdadeiro duelo de idades, levou a melhor o “vovô” Colorado Sam, do Stud Alvarenga. Corredor de extrema categoria, vinha de corridas regulares e até se poderia imaginar que o fim de campanha estivesse por vir. Mas qual o que. Com Mazini “up”, o filho de Notation obteve a 13ª vitória, mostrando que ainda tem lenha para queimar. Mais uma vez, a dupla dinâmica Ronaldo Lima - Guignoni brilhou em prova clássica. Um espetáculo. Os potros correram muito e mostraram grande evolução.

A vitória mais importante, sem dúvida alguma.

Acredito eu, pertinho de completar 5.5, que a capacidade de ainda se emocionar, nos lembra que somos humanos, neste mundo tão globalizado e materialista. Mas, cada vez que encontro Jorge Ricardo e vejo sua recuperação, isso ocorre. Campeão nas pistas, ganhador de todas as provas possíveis e imagináveis, profissional na verdadeira acepção da palavra, Ricardinho levou um susto há alguns meses. Estava doente, mas como sempre fez na vida, não admitia a derrota de forma alguma. Lutou, fez tratamento e está recuperado. Sem dúvida, para mim que o vi ainda menino, dando os primeiros passos na carreira, este Grande Prêmio Vida, foi o mais importante de todo seu cartel. Parabéns amigo, Deus olha por aqueles que merecem e você é um deles.

A arte de um turfista apaixonado

Há algum tempo conheci o turfista Delano D’Ávila, de uma forma curiosa. Apaixonado pelo simulcasting internacional, o inusitado apostador tinha uma regra para fazer sua fezinha. Só apostava em animais cujos nomes começassem com a letra D. E olha, acertou muito. Mas, o talento especial de Delano quase ninguém conhecia e meio que por um acaso, começou a pintar telas realçando imagens turfísticas e fardas de proprietários famosos. Um espetáculo e vou mostrar aqui no blog dois dos trabalhos do Delano, desejando que em breve faça uma exposição da qualidade do seu trabalho. Se Salvador Dalí tinha esquisitices e era gênio, por que o parceiro não pode ter as suas...?

Frases que merecem ser lidas

Neste espaço matungo-cultural, mais uma frase que merece destaque:

“Control de mete bai equipe praying the left, the write in the midiu” (Joel Santana)

Rapidinhas

Outra vitória impressionante na festa gaúcha de domingo foi a da égua First Julia. Deu um passeio na raia, humilhando as adversárias. Tem que vir logo para o sudeste.

Agora vem por aí a festa paranaense, com muitas novidades. O turfe do Paraná deu uma alavancada enorme e o simulcasting com o JCB trouxe outra vida ao Tarumã. Mas os atrasos na programação...

Iso Inconteste ganhou com firmeza a Prova Especial Mossoró, realizada no sábado. Mais uma do Carlos Lavor, que segue colecionando vitórias importantes.

Já em Cidade Jardim a velocista Special Class correu bem mas não entusiasmou. Perdeu porá Indômito e Heath Row. Mesmo chegando perto, pra mim correu abaixo de suas possibilidades.

Bom, fim de ano chegando e o campeonato brasileiro segue cada dia mais empolgante, nas duas pontas da tabela. No próximo fim de semana sou Botafogo desde criancinha contra o São Paulo. E o Flumininente, hein? O que dizer da arrancada do tricolor e a fase do Fred? Já o Flamengo só dá alegrias e está praticamente garantido na Libertadores. O hexa pode até vir, está mais perto, mas ainda acho complicado.

Rosa, que é uma das responsáveis pela pesagem dos animais no Departamento de Veterinária do JCB está sempre solícita para ajudar no trabalho da gente, lá nas cabines.

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Existem pessoas em nosso ambiente de trabalho que nos deixam extremamente gratificados por participarem de nosso dia-a-dia. São imprescindíveis e estão sempre dispostas a ajudar no que for preciso. Queria destacar neste espaço, além da capacidade profissional, inquestionável, da constante alegria e boa vontade do Dr.Perrota, que atende a todos em seu expediente, com explicações e conselhos sobre saúde. Doutor, um grande abraço.

O MATUNGÃO NA BRONCA

É inquestionável o fato de que a aparição do Hipódromo da Gávea no horário nobre da televisão dá muito mais visibilidade ao nosso turfe. Os páreos mostrados na novela Viver a Vida e a beleza das corridas levam ao público leigo, uma bela imagem. Acho apenas absolutamente dispensáveis alguns comentários como o da protagonista: “Adoro o Jockey, não para apostar” ou da mulher de um personagem, afirmando: “Ele perde todo o salário nas corridas”. Se querem mostrar o lado bonito do turfe, ótimo, mas não precisam arranhar a imagem. Jogo, tem em qualquer lugar. Hoje se aposta até em partida de futebol...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Karol Loureiro, Gerson Martins, Davi Oliveira e colhidas na internet.

Nenhum comentário: