quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Uma vitória fácil

E muito merecida

O destaque do último domingo, na Gávea, foi o GP José Carlos e João José de Figuueiredo, prova do Grupo III, na grama leve. O grande favorito era Colorado Sam e gavia grande expectativa na apresentação de Scottish Boy. Mas, o que se viu foi um show de Lieve, que largou e acabou, ganhando de ponta a ponta, sem nunca ser ameaçado. Nenhum trabalho para o líder da estatística, que apenas cuidou, de longe, dos adversários. Vitória mais que merecida para a tradicionalíssima farda do Haras Nacional, que Armandinho Carneiro vem mantendo para total orgulho de seu saudoso pai, um grande criador e acima de tudo um grande homem, a quem tive a honra de conhecer bem. Parabéns aos vencedores e ao Leozinho, que tão bem apresentou o filho de Golden Voyager.

Mostrou grande superioridade

Não foi a toa que o público o fez favorito da Prova Especial Sandpit, grande atração de sábado, no turfe carioca. O potro Moryba, muito bem apresentado por Roberto Solanes, atropelou forte e dominou a prova com grande autoridade, pelo meio da pista, muito bem trazidop pelo Dalto Duarte. O defensor do Stud Correas já tinha mostrado seu potencial em outras oportunidades, mas desta vez deixou claro que pode brigar com os melhores da geração de igual para igual. Outra atuação que chamou muito a atenção foi a de Hong Kong, do Haras São Quirino. Mostrou perfeita adaptação ao percurso longo e só tem a melhorar.

A volta de uma “máquina da areia”

A maior atração do próximo fim de semana é o GP Presidente Vargas, prova do Grupo II, em 1.900 metros, na pista de areia. A carreira marca o reaparecimento do alazão Jujuy, do Stud São José dos Bastiões, de meu amigo Serginho Paiva. Após um final de 2008 brilhante, com uma série de vitórias consecutivas, o corredor foi levado para o Uruguai. Depois de uma desgastante viagem, acabou fracassando no GP José Pedro Ramirez. Sua campanha parecia indefinida, até que seu proprietário decidiu trazê-lo de volta para o habitat e treinamento que o consagraram. Todo reaparecimento é complicado, mas Jujuy vai dar muito trabalho aos adversários.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Afinal de contas, quem se importa com as opiniões de idiotas" (Matungão)

Rapidinhas

Um verdadeiro massacre o que fez a potranca Morena Matte com os adversários no último sábado. Acho até que o menino não acreditou no que estava acontecendo e no meio da reta, quando sua pilotada já tinha uns 20 corpos, ainda alertou-a com o chicote. Essa não fica muito tempo por aqui.

Como ficam melhores as corridas sem a cerca móvel. E a pista de grama está realmente tinindo. Os tempos do último fim de semana foram excepcionais.

O trabalho desenvolvido pelo Marcos Carvalho, Malaio, no partidor já vem mostrando resultados significativos. Os alinhamentos têm sido rápidos e sem qualquer problema.

Além de comentarista, apresentador e especialista no “Cartola”, o parceiro André Cunha mostrou mais uma faceta de sua interminável capacidade. É o mais novo crítico cultural da cidade. Como diz o Fernando Lopes (outro parceirão) ”é fenômeno”...

Não é o espaço da frase cultural, mas “Os cães ladram e a caravana passa”...

A coluna do matungo agora também pode ser acompanhada pelo site dos profissionais. Todos devem dar uma olhada na página, que está muito bem elaborada. O endereço é http://www.profissionaisdoturfe.com.br/.

O MATUNGÃO VIBROU

Já tenho algum tempo neste fantástico mundo do turfe e presenciei as fases mais marcantes de grandes criadores e proprietários. Com o tempo, foram dando espaço a novos, numa renovação que se faz necessária em todos os setores da vida. Mas, é muito bom ver um dos mais tradicionais campos de criação da história, brilhar intensamente. E neste fim de semana o brilho ficou por conta do Haras São José Expeditctus, com as conquistas de Moryba, Lieve e Morena Matte, todos nascidos e criados nos campos da família Paula Machado. Vibrei muito com os resultados.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Entender a cabeça de um ser humano é mais difícil que acertar na mega-sena. Há pouco tempo o aprendiz Julien Fernando decidiu deixar a Escola de Aprendizes e voltou para sua terra natal. Estava num bom momento e tal. Enfim, passou um tempo e decidiu voltar. No retorno, começou a vencer corridas com freqüência e estava se firmando, com apoio de treinadores e proprietários. De repente, do nada, pediu desligamento novamente e foi embora. Vá entender uma coisa dessas. Na vida não basta ter talento. É preciso ter oportunidades e elas não aparecem toda hora. Existem pessoas que tem talento, oportunidade e jogam tudo fora...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: