quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Muita calma, a marca


Registrada de Marcello Cardoso

As provas de percurso longo não são muito comuns em nosso calendário e até por esta razão, muitos jóqueis ficam até meio perdidos ao participar deste tipo de páreo. Alguns esperam demais para "fazer correr" e acabam matando seus conduzidos na boca. Outros aceleram demais de início e os bichos acabam perdendo as pernas na fase decisiva. Colecionador de vitórias na esfera clássica, o jóquei Marcello Cardoso herdou, com toda a certeza, a calma de verdadeiro monge tibetano de seu pai, o grande Oracy Cardoso, um dos profissionais mais brilhantes que vi atuar. Aliada à excepcional forma física e inteligência, Marcello deu um show no dorso de Sobreaviso, domingo último, vencendo a Prova Especial Gualicho por menos de meio corpo. Procurem olhar no replay e fixem o olhar apenas no defensor do tradicionalíssimo Haras São José da Serra. Percebam que direção de Marcello foi, sem dúvida, uma verdadeira aula.

Um verdadeiro passeio na raia

Ninguém tem dúvida de que a americana Salle de Bain foi inscrita no "Brasil das Éguas" para atuar como faixa de Really Winner. Foi para a vanguarda naquela oportunidade com a intenção de mover um train veloz à carreira. Fez seu papel, a companheira não venceu, mas tudo bem. Alguns temeram por uma inscrição feita, 14 dias depois, em uma prova especial, mas por trás da corredora, Bebeto e Bebetinho, que comprovadamente são profissionais de exceção, que sabem tudo sobre cavalos e corridas. E o que se viu na Prova Especial Mário Jorge de Carvalho, foi um verdadeiro passeio na pista, com Jean Pierre mostrando a tranquilidade de sempre, numa direção correta.

Dobradinha do Stud Quintella

Como não atualizei a coluna semana passada (trocando de computador e HD e um rolo danado), faço questão de registrar a dobradinha do Stud Quintella na Prova Especial Paulo e Nelson Monte. Não gosto muito de fazer indicações, até pelo fato de não ser minha área específica, mas responsável que sou pelo turfe em O Globo, lá indico sim. E marquei, sem qualquer dúvida a Tapera Cigana, mesmo perdedora. Sua estréia havia me enchido os olhos e não via como poderia perder nesta oportunidade. Ponta e dupla em prova da esfera clássica é sempre uma grande festa. Parabéns ao Toni e toda a família Quintella.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Gato escaldado tem medo de água fria” (Popular)

Rapidinhas

Nenhuma desclassificação por medicação faz bem ao turfe, mas sempre há um lado bom. Com o ocorrido no GP Seabra a vitória passou a ser de Tanta Honra e deu ao jóquei Bruno Reis o tricampeonato seguido na carreira. Nos anos anteriores venceu com Re Thong e Really Winner. E, não esqueçamos, mas uma conquista na semana máxima do turfe para o Roberto Solanes.

Importante o retorno de Gilvan Guimarães às pistas. Embora não tenha conseguido vencer, sua volta foi comemorada por amigos e fãs.
A fase atual do jóquei Marcelo Almeida é motivo de grande satisfação por parte do matungo aqui. Há algumas semanas, abri a coluna cobrando melhores oportunidades para este profissional que tem todos os requesitos para estar entre os primeiros na estatística. Coincidência ou não, o Bochecha de lá pra cá tem vencido barbaridade.
Na semana do GP Brasil o Sportv, o canal campeão, fez boa cobertura e houve a promessa de que, dali por diante, o turfe mereceria mais atenção da emissora. Então, vamos lembrá-los da promessa, vez por outra.

Domingo passado tive uma grande surpresa. Ao chegar na redação de O Globo consegui ouvir os três páreos finais pela Rádio Livre. Meu pequeno radinho de pilha ficou molhado...acho que chorava de emoção.

O MATUNGÃO VIBROU

O que torna o turfe tão emocionante, são aqueles finais empolgantes, direções arrojadas onde o jóquei é fundamental para a decisão de uma carreira. Esta semana, narrando, testemunhei duas "joqueadas" que realmente me causaram tremenda impressão. E por coincidência as duas foram com animais do Stud Amigos da Barra. A primeira direção que me encantou foi a do aprendiz Julien Fernando em Mega Luz. Corajosa e perfeita. A outra foi de Romar Barros em Ursa Ridge, demonstrando inteligência e muita precisão.
O MATUNGÃO NA BRONCA

Bom, embora nada tenha acontecido, Graças a Deus, um fato assustador aconteceu na corrida do último domingo, quando crianças invadiram a pista de grana durante a disputa de uma prova. Foram até um determinado ponto e voltaram. É preciso que a segurança fique de olho e, também, que os responsáveis por estas crianças fiquem de olho e digam a elas do perigo que pode acontercer. Muitos pais se empolgam, ficam olhando apenas os cavalos… Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins e colhidas na internet.

Nenhum comentário: