quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A emoção maior...

De um jovem talento

O sol voltou a brilhar no domingo, como que num gesto de benevolência da natureza para com o turfe. O hipódromo recebeu um público regular, mas perto da realidade que vivemos, motivo de comemoração. O GP Brasil 2009 tinha três estrelas, badaladas o tempo todo pela crônica especializada, inclusive por este confesso matungo aqui. Só se falava de Flymetothemoon, Hot Six e Smile Jenny. E não saía disso. Mas, apesar do sol e do claro de verão, numa tarde de inverno, a grama ainda estava muito pesada. E, também, havia outra estrela na prova. Reluzente e cada vez mais brilhante. Parece que todos nós esquecemos disso. E estrela, jovem, atravessando o melhor momento de sua vida, seja profissional ou pessoal, carrega o nome de batismo de Marcos Mazini. E pilotando como um príncipe, levou Jeune-Turc à vitória, conquistando seu primeiro GP Brasil. A emoção, nítida, logo após a carreira, demonstrada pelas lágrimas que saíam além dos olhos, comoveu a todos. E vibrou intensamente com as duas vitórias. No páreo e com sua linda filha, Maria Vitória, que traz em seu nome o sinônimo do pai campeão. Parabéns Mazini! E, sem dúvida alguma, parabéns ao tricampeão Neném Nahid, um profissional de capacidade incontestável, que obtém ponta e dupla, ratitificando a dedicação e o trabalho perfeito.

Na milha, a força e a garra de dois campeões

O GP Presidente da República foi, sem dúida, um aperitivo de luxo para a carreira maior de domingo. Apresentado de forma espetacular pelo jovem e reconhecido talento que é Roberto Solanes, o alazão Olympic Election venceu de forma sensacional, recebendo direção irretocável deste outro valor que é Dalto Duarte, dono de uma maturidade impressionante no dorso de um corredor. Com o êxito, o Haras Regina alcança o bicampeonato da prova, uma vez que venceu ano passado com Snack Bar. Resultado da aposta de um proprietário originário de São Paulo, que mantém a maior parte de seu plantel no C.T. Verde e Preto e já se tornou um dos mais cariocas dos paulistas.

Tinindo e com um jóquei inteligente

O GP Major Suckow, tradicional quilômetro, poderia marcar o bicampeonato da grande favorita Requebra, uma corredora de inquestionável qualidade. Mas os donos do show foram Sol de Angra e o jóquei Tiago Josué Pereira. E, claro, o treinador Marcos Ferreira, que sempre acretitou no filho de Put It Back, que ficou quase um ano sem correr e contou com a dedicação e o trabalho sério do profissional. Mas a direção de Tiago, que aplicou um “caixote” na principal adversária, foi o ponto crucial da prova, valendo o título de campeão da velocidade. Outra corrida que deixou magnífica impressão foi a do representante paranaense Heath Row, que corria longe e descontou uma barbaridade.

O super campeão não poderia passar em branco

Festa do GP Brasil ou qualquer prova do calendário clássico, jamais passará sem a assinatura do campeão Dulcino Guignoni. E, repito, como isso jamais acontece, a marca registrada do craque do treinamento veio através da alazão La Vendetta, de 6 anos, que não tomou conhecimento das adversárias no GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, a Taça OSAF. Conduzida por Marcello Cardoso, que alcançou a marca de 30 provas de Grupo na carreira, a defensora do Haras Tributo À Ópera acelerou como um foguete na fase decisiva e ganhou com muita autoridade. A registrar, também, a ótima corrida de Tanta Honra, que voltou a mostrar sua categoria, desta vez, largando em baliza melhor.

Frases que merecem ser lidas

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade.” (Popular)

Rapidinhas

Outras importantes provas foram realizadas no último fim de semana. Nas carreiras de Grupo 3, para a nova geração, na milha, brilharam Ópera Cômica, do Stud Estrela Energia, entre as potrancas, e Taxi Aéreo, do Stud Araré, entre os potros. Vitórias firmes e significativas.

Nas carreiras de consolação tivemos Biólogo, na Taça Cidade Maravilhosa (única dos paulistas), Gran Tintoretto, Equitação e Stop Shop. Já no Clássico Breno Caldas, disputado na sexta-feira, conquista de Ptgualicho, em ótima direção de Bruno Reis. Provas emocionantes.

A destacar a ótima cobertura da TV Turfe durante toda a programação festiva. No Turfe Espetacular especial da quarta-feira e nas entrevistas, mais uma vez brilhou o talento e a irreverência do comentarista André Cunha, que parece ter nascido para realizar este tipo de trabalho. Valeu parceiro. “Tamo junto”.

Quero aproveitar para parabenizar meu amigo, irmão e colega Luiz Urubatan Carlos pela belíssima, perfeita e emocionante transmissão do GP Brasil 2009. Valeu Lu! Quem sabe, sabe e manda ver.

E o Flamengo continua realizando performances espantosas. Depois de duas vitórias que efetiveram o eterno Andrade, um empate dentro de casa com o último da tabela. Vá entender...

O MATUNGÃO VIBROU

Dentro da realidade do turfe brasileiro a festa do GP Brasil pode ser considerada um sucesso. Mesmo concorrendo com outros eventos esportivos de grande porte, o turfe conseguiu um espaço considerável. E, talvez, o ponto alto de toda cobertura tenha sido a participação do canal de TV a cabo SporTV. O turfe realmente encanta aqueles que não o conhecem e isso aconteceu com o repórter Vitorino Chermont, que não escondeu a emoção ao ser apresentado a este novo e mocionante esporte.

O MATUNGÃO NA BRONCA

Esta semana vou abrir mão da bronca, pois tudo parece ter corrido bem e o turfe conseguiu mostrar sua cara para o mundo. Costumo usar este espaço para criticar o que vejo de errado em nosso universo. Jamais criticar por criticar, apenas para ser do contra, mas sempre procurando encontrar caminhos para que as coisas melhorem. Quem vive e participa do turfe, sempre o quer em ótimas condições. Criticar por criticar não nos levará a lugar nenhum… Chega!

As fotos que constam no blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e Ari Gomes.

Nenhum comentário: