quarta-feira, 15 de julho de 2009

O desafio mais difícil de Ricardo

Mas a certeza da vitória

Quando mandei a coluna para o JT (faço isso às segundas-feiras, pela manhã) a “bomba” ainda não havia estourado. A notícia da enfermidade de Jorge Ricardo só veio à noite. Portanto, esta nota de abertura constará apenas aqui, no blog. Campeão nas pistas, ganhador das provas mais importantes do turfe sulamericano, o piloto enfrenta agora o páreo mais difícil, mas como sempre foi um obstinado, certamente vencerá esta batalha. Ele venceu o preconceito argentino e virou ídolo no país vizinho (coisa quase inimaginável), superou todas as barreiras e não será desta vez que irá desistir. Contará com a torcida de milhões de turfistas pelos quatro cantos do país e com certeza, fora dele. Quero me juntar a todos aqueles que rezam e anseiam por sua total recuperação e volta às pistas, para seguir brilhando como sempre fez. Força campeão!

Olho clínico na escolha e a esperança no limite

No último fim de semana tivemos a realização de duas provas preparatórias para a semana máxima do turfe brasileiro. No domingo foi corrido o GP Dezesseis de Julho e o que se viu foi uma chegada espetacular que empolgou a todo mundo. Rutini, com o “iluminado” Marcelinho Almeida, que atravessa fase fantástica, resistiu a Jeune-Turc, vencedor do GP São Paulo, que reapareceu tinindo. Os dois carimbaram o passaporte para a grande carreira do dia 2 de agosto. O olho clínico do proprietário Carlos Alberto Moura da Silva é o detalhe a ser ressaltado. Evidentemente contando com a opinião do treinador Jonas Guerra, adquiriu Rutini no leilão do Stud TNT e nas duas apresentações sob sua farda, ganhou duas carreiras clássicas de expressão. Agora, com certeza, alinhará no GP Brasil e cavalo veloz, com Marcelo Almeida, é sempre um nome a ser respeitado. O “Bochecha”, tinindo, vai correr atrás do tricampeonato e o Jonas, do bi. É só vocês lembrarem do Lord Marcos.

Não teve duelo e sim um show na raia.

No sábado foi disputado o GP Cordeiro da Graça, teste para o quilômetro do Major Suckow. Cheguei a escrever, semana passada, que poderia ocorrer um duelo sensacional entre Requebra e Jaguarão. Mas, mesmo sem correr desde dezembro, a égua do Haras Santa Maria de Araras, preparada pelo Bebeto, deu um show de categoria, vencendo com autoridade, sem tomar conhecimento dos adversários. Jaguarão não foi o mesmo e a surpresa da competição ficou por conta de Miss Rossi, que mostrou evolução fantástica. Pelo que se viu, Requebra tem tudo para conquistar o bicampeonato no quilômetro internacional. É uma verdadeira craque.

De Faria...!

A saudação era habitual quando nos encontrávamos: “M.A.Ribeiro” dizia ele e minha resposta era imediata: “Fala...De Faria”. Mas isso não acontecerá mais. Conheci o Mauro no JB, em 1986, quando trabalhamos juntos. Chamado por todos como “Tocha”, em razão do cabelo ruivo, Maurão sempre foi amigo e camarada. De ótima formação e dono de uma cultura que talvez poucos tenham conhecimento, trabalhava também como revisor na Fundação Getúlio Vargas além de comentar as corridas de Cidade Jardim. Únicos fumantes da equipe estávamos sempre baforando fora de nossas cabines e brincando com jogos de palavras. O tempo passa e vamos perdendo familiares e amigos. A cada perda, vai um pedaço da gente. Descanse em paz Mauro, que Deus siga te iluminando.

Frases que merecem ser lidas.

Continuando em nosso espaço matungo-cultural, vamos a mais uma frase que merece destaque:

“A vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem pára em qualquer topada” (Bob Marley)

Rapidinhas

É um espetáculo a potranca Lovely Carolina que passou com louvor em seu primeiro teste no gramado. Criada pelo Haras LLC, a defensora do Stud Dona Lúcia foi, mais uma vez, apresentada de forma soberba por Cosminho Morgado e dirigida com tranqüilidade por Marcelo Almeida. Vai longe essa castanha.

Notícias que vem de Curitiba garantem que a delegação paranaense na festa do GP Brasil será em torno de 40 competidores. Beto Feltran, como de hábito, trará uma tropa de primeiro nível e, certamente, como sempre acontece, obterá ótimos resultados.

Muitas atrações estão sendo preparadas para a semana máxima do turfe brasileiro. Algumas novidades interessantes para o público que terá um leque de opções para divertimento, além das carreiras espetaculares. É aguardar e conferir.

Teve uma excelente semana o treinador Álvaro Castilho, com muitas vitórias e animais bem apresentados. Aliás, não é de hoje que o bom amigo “Caselle” obtém bons resultados.

Dois novos pungas da raça Quarto-de-Milha foram doados ao Jockey Club Brasileiro. Uma ótima notícia, uma vez que os atuais, em atividade, já mereciam aposentaria. Não pegavam nem resfriado...

Aniversariou no último sábado o meu amigo Fred Raposo, que trabalhou quase um ano no site JCB e hoje atua como repórter do Jornal de Bairros do Globo. Jacarepaguá parou para a festa do moço, mas a idade...prefiro não comentar.

A Rádio Livre agora também pode ser ouvida na Internet. O endereço é www.radiolivre1440.com.br

O MATUNGÃO VIBROU

Uma das direções que mais me impressionaram no último fim de semana foi a de Jean Pierre no cavalo Barão de Piatã. Prova de velocidade, JP manteve toda a calma do mundo (aliás é uma de suas características) e veio na hora certa para vencer por diferença mínima. Já em outra prova, no dobro da distância, também teve paciência para levar Sobrevoando ao vencedor. Com certeza a Bárbara vibrou muito nas arquibancadas.

MATUNGÃO NA BRONCA

Os responsáveis pela reforma da pista de grama (que ficou realmente fantástica) jamais deram palpite no que escrevo e não sou eu que vou me meter no assunto deles. Mas continuo “bolado” com esta cerca móvel de 11 metros. Mesmo com a limitação de apenas 12 competidores o páreo fica feio, embolado, com riscos constantes. Tem jóquei “levantando” o tempo todo e acidentes não ocorreram uma vez que “Papai do Céu” tem vigiado. Ainda bem que só faltam duas semanas para isso acabar...Chega!

As fotos que constam do blog são de autoria de Gerson Martins, Karol Loureiro e colhidas na internet.

Nenhum comentário: